"Din din não é capim!"

Há muito tempo uma colega de trabalho que tive quando ainda trabalhava no mundo corporativo costumava dizer que "Din din não é campim!", ou seja, ao contrário de capim que nasce em qualquer terreno, não precisa de adubo ou muita água para crescer abundante, dinheiro é escasso e demanda muito suor (com e sem aspas) para ser ganho.

Pois bem, é incrível como muitos concurseiros, principalmente os novatos, parecem esquecer que "Din din não é capim!" e gastam "aos tubos" comprando material de estudo e apoio que se não totalmente inúteis, serão muito pouco usado ou acrescentarão muito pouco às suas rotinas de estudos para concursos públicos.

Claro que quem começa a estudar quer fazer isso da forma correta ... e acaba errando. Para todo concurseiro vale a máxima de que "Menos é mais", ou seja, tenha pouco material, mas que esse material seja o melhor e mais indicado para seus estudos. Isso vale tanto para livros como para material de apoio. De que adianta comprar um kit com vinte canetas coloridas quando duas ou três cores apenas resolveriam o problema? Cinco tamanhos diferentes de bloco de papel quando um cadernão seria mais prático? Três livros fracos de Direito Constitucional quando um bom livro seria o mais indicado?

O problema é que brasileiros em geral não gostam muito de pesquisar antes de comprar. O cara quer uma televisão de LCD, primeiro compra para depois pesquisar e descobrir que aquela marca e modelo não são os melhores para ele. A menina quer comprar uma bota, primeiro compra para depois pesquisar e descobrir que aquele modelo não é o melhor para algum da sua estatura. O concurseiro precisa de algum material de estudo, primeiro compra para depois descobrir que despediçou seu dinheiro.

Então, concurseiros, antes de adquirirem algum livro ou material de apoio, pesquisem se aquilo será útil para você e se for, qual o modelo mais adequado. Tem gente que se organiza muito bem com os famosos fichários de folhas soltas, outros se não utilizarem um cadernão de espiral ficarão totalmente perdidos na bagunça da papelada. Alguns autores são mais adequados para certos concursos que outros. Motivos para pesquisar antes de comprar não faltam.

RESUMO DA ÓPERA - Se você tivesse uma situação financeira tão boa que gastos com material de estudo não fosse problema, você não estaria estudando para concursos públicos. Se está estudando, grana é, sim, um limitador para você, portanto aprenda a gastar com sabedoria, porque concurseiro com a cabeça quente por conta das dívidas não estuda direito mesmo.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




0 Response to ""Din din não é capim!""

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards