Exames médicos para concursos

Olá, concurseiros! Hoje daremos início a uma série de artigos que dizem respeito aos eventos complementares de alguns concursos. São eles os exames médicos, o teste psicológico e o teste físico. Não, pessoal, a vida não é só estudar, como podem ver.

Muitas vezes já se disse no blog que não adianta dedicar-se aos estudos como se não existisse amanhã. Não adianta descuidar da saúde e não conseguir, por isso, tomar posse no cargo pretendido. É preciso se cuidar minimamente!

Alguns leitores se surpreenderão com isso, mas não somente os concursos da área militar e os da área policial exigirão boa saúde dos candidatos. Quem pensa que é só fazer prova e estar aprovado(a), está enganado(a).

Recentemente, fiz exames médicos para um concurso no qual fui aprovada fora do número de vagas e vi uma quantidade enorme de candidatos inaptos nesse quesito. Sei que alguns critérios desses exames são bastante complicados e não permitem que saibamos, por meio da leitura leiga do edital, como estaremos aptos. No entanto, se for possível, faça um check up de vez em quando, pois os médicos poderão dar boas orientações.

Vi também um amigo que faz musculação há 10 anos e que, portanto, não é gordo ser reprovado por conta do cálculo do seu índice de massa corporal (IMC) ficar mais alto que o expresso em edital. É algo para ficar impressionado(a).

A questão de saúde também não fica restrita ao âmbito físico. Não podemos perder de vista a saúde mental. Isso também é muito levado em consideração nos exames admissionais dos órgãos públicos. Por isso, se você achar que algo está anormal em sua mente, procure um médico para tratá-lo(a) e procure não deixar para fazer isso no momento dos exames admissionais.

Há quem questione a validade das reprovações em razão dos exames médicos. O debate só nos enriquece, é verdade. De modo geral, deve-se ter em vista que, se os fundamentos estiverem respaldados em lei, não haverá motivo para invalidade. Por outro lado, se somente estiver normatizado por edital ou outra espécie de ato administrativo, os nossos tribunais brasileiros têm demonstrado ser possível a discussão em juízo.

RESUMO DA ÓPERA – Gozar de boa saúde é requisito para estar apto(a) a exercer um cargo/ função pública. Dessa forma, recomendo que você não se descuide. Procure estudar, sim, mas com boa postura, boa alimentação. Estude feliz (é possível) e seja aprovado(a).

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Exames médicos para concursos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards