Concursos e relacionamentos: um delicado equilíbrio

Estudar para concursos pode ser uma experiência reveladora. Estava conversando pelo Skype há uns meses com um amigo concurseiro e a gente chegou a essa conclusão. Ele, quando começou a estudar, precisou se ausentar das confraternizações com amigos. Aliás, “amigos”, pois muitos não entenderam essa ausência dele. Levaram para o lado pessoal. Ou então, o criticaram muito a atitude de enveredar pela aventura pública (como dizia a Flavia Crespo). Poucas pessoas restaram para apoiá-lo.

Se, por um lado, é ruim receber tantas críticas e ver nossas vidas sociais esvaziadas, por outro, é bom ter a revelação de quem realmente se importa conosco. Afinal, as pessoas que não gostam tanto da gente saem de nossas vidas. Só fica quem gosta mesmo da gente.

De nada adianta ser empossado(a) e ter a vida social inflada novamente se não sabemos quem são nossos verdadeiros amigos. Por isso, os concursos e todas as dificuldades que surgem durante esse processo mostram com que podemos contar. É nesse momento em que vemos quem é amigo de verdade e quem se importa verdadeiramente conosco.

Nessa fase da vida, vale muito reconhecer o apoio que seu(sua) namorado(a) pode dar. Tem grande importância a compreensão nas ausências, nos momentos de grana curta e nos dias em que o assunto reinante é concurso público. Aquele dia em que você foi mal em uma prova e recebeu amparo e incentivo para continuar a lutar nunca pode ser esquecido.

De extrema relevância é identificar aqueles familiares que estão te ajudando. Se estão facilitando as coisas pra você. Ou se estão sempre te incentivando a tentar de novo. Se estão pagando curso, livros, alimentação, passagens, inscrições, tudo com dificuldade, nada disso pode ser tirado da memória.

RESUMO DA ÓPERA - É nos momentos de dificuldades que sabemos quem está ao nosso lado. Os amigos de verdade, os namorados(as) e esposos(as) e familiares realmente comprometidos conosco aparecem nessas horas. Saiba observar e valorizar esse apoio. Não fique triste pelos “amigos” que desapareceram da sua vida.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Concursos e relacionamentos: um delicado equilíbrio"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards