Se preocupar pra quê?!

Não faz muito tempo, declarações por parte do Governo Federal quanto à diminuição drástica de concursos públicos no âmbito do executivo federal causou comoção na comunidade concurseiras. Não faltaram "profetas do apocalipse" que anunciavam que não haveria mais concursos públicos em 2011 (quanta bobagem, diga-se de passagem), gente que desanimou, muitos inclusive desistiram de estudar para concursos públicos.

Mas como disse o poeta, "nada melhor que o tempo para curar as feridas". Ontem fiquei sabendo de algo que somente comprova o que disse, que tudo isso não passava de um represamento temporário dos concursos públicos, exatamente como aconteceu no ano passado, no ano retrazado e assim se repete ano após ano.

Um amigo que em dezembro terminou um curso de formação de um concurso do executivo federal estava arrasado com as notícias. Sua nomeação não saiu no início do ano como esperava e ele já estava conformado com a possibilidade dessa nomeação sair somente lá pelo segundo semestre. E então ontem ele foi nomeado, juntamente com todos que concluíram com sucesso o mesmo curso de formação que frequentou, uma meia centena de novos servidores ... para o executivo federal.

Por coincidência, semana passada rolaram notícias de que a Polícia Federal conseguiu articular a anuência do Ministério do Planejamento para realizar um novo concurso público, com edital a ser publicado ainda no primeiro semestre.

O que tudo isso significa? Simples, o mesmo que significou ano passado e ano retrazado, que aos poucos começaram a pipocar novos concursos públicos do executivo federal, até que tudo "esteja como dantes no quartel de abrantes". Sorte para quem não desesperou e continuou estudando sério, azar de quem desanimou ou, pior, desistiu.

Resumo da ópera - Uma das mais perigosas armadilhas em que podem cair os concurseiros é de acreditar em tudo o que dizem por aí, sejam boatos ou mesmo notícias oficiais, porque, afinal, estamos no Brasil ... sil ... sil ... sil .... sil.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


PROMOÇÃO TWITTER - "Informática - CESPE" do Prof. Rodrigo Coutinho (Editora Método)

E O GANHADOR DESSA PROMO É ...

Clarissa de Carvalho Resende (@claresende2)
Belo Horizonte – MG

Qual o principal motivo que levou você a participar dessa promoção do Twitter do Blog? Independentemente do prêmio, você sempre participa dos nossos sorteios?

Achei que o livro facilitaria muito o estudo de informática para concursos. Eu sigo o Concurseiro Solitário no Twitter (@concurseirosoli) e participo dos sorteios cujos prêmios tenham a ver com a minha área.

Qual a sua opinião sobre a iniciativa do Blog Concurseiro Solitário em sortear semanalmente livros e materiais específicos para concursos públicos no Twitter? Isso motiva quem está se preparando para concursos públicos?

É muito interessante porque divulga estes materiais entre os concurseiros. E, claro, é motivante porque gastamos muito na preparação, logo, um bom livro de presente é sempre bem-vindo!

Este livro “Informática - CESPE - Série Questões Comentadas" do prof. Rodrigo Coutinho publicado pela Editora Método, tem basicamente o objetivo de preparar o candidato para as provas de informática elaboradas pelo Cespe/UnB. Como você acha que esse livro vai lhe ajudar na sua preparação para essas provas?

Muitos acreditam que não precisam estudar informática por ter conhecimentos suficientes do dia-a-dia. Eu penso que, realmente, é uma prova mais tranquila, mas não dispensa totalmente o estudo. Justamente por ser menos complexa do que as outras devemos procurar gabaritar a prova. Não podemos nos dar ao luxo de perder pontos preciosos.

Sobre a disciplina de informática, qual a maior dificuldade que você encontra na hora de estudar essa matéria?

Não tenho tido problemas, eu gosto do assunto e tenho um conhecimento prévio bastante razoável. O mais importante é aprender a forma como a matéria é cobrada nas diversas provas, por isso o livro será muito útil.

Como estudante, qual a maior vantagem de estudar usando livros específicos e de ótima qualidade para concursos públicos?

Certamente isso permite um aprendizado mais consistente e agiliza a nossa “escalada”, ganhando posições mais rapidamente na tão falada “fila” até a aprovação.

Para qual concurso você está se preparando atualmente e há quanto tempo?

Eu iniciei minha preparação há dois meses, estou estudando para a área fiscal e farei alguns para analista administrativo também. Fiz o TRF 1a região e o próximo concurso em vista é o ISS-BH.

Em relação a sua preparação, você utiliza métodos e técnicas de memorização como resumos, mapas mentais? Estuda em grupo ou prefere estudar sozinha?

Estudo sozinha. Comprei alguns livros, algumas aulas do Ponto e iniciei um curso regular de área fiscal online (video-aulas). Para ajudar a memorizar tenho usado o método das fichas sugerido pelo Alex Viegas.

A maioria dos candidatos reclama da falta de motivação e, também, da falta de vontade de estudar. Como você faz para superar esses terríveis obstáculos?

Bem, talvez por ter começado há pouco tempo, ainda não tive esse problema! Estou bastante empolgada porque gosto de estudar e estou achando as matérias muito interessantes. É tudo novidade, pois sempre estudei na área de Biológicas. O meu principal obstáculo, por enquanto, é o sono no período da tarde. Tento fazer pequenos intervalos quando vejo que o estudo não está rendendo e tomo um café, tomo um banho ou leio o jornal.

Você teria algumas dicas de motivação para quem está estudando e ainda não foi aprovado nos concursos públicos?

Sempre lembrar dos motivos que o levaram a querer prestar um concurso. Provavelmente, a situação atual é insatisfatória e essa foi a sua escolha para conseguir mudar e melhorar de vida. E ninguém disse que seria fácil é rápido... Você já está no meio do caminho e se desistir, só restarão duas opções: resignar-se e continuar insatisfeito com a vida que leva ou tentar outra alternativa e aí vai começar do zero de novo!

Para comemorar a marca dos 3.000 seguidores do Twitter do blog, a próxima promoção será ESPECIAL. Sortearmos não apenas um livro, mas QUATRO ótimos livros da Editora Campus-Elsevier:

- Guia de preparação do Concurseiro Solitário;
- Gramática da Língua Portuguesa do Rosenthal;
- Livro Raciocínio Lógico Passo-a-passo;
- Redação Essencial para Concursos;

Ou seja, serão QUATRO ganhadores em um único sorteio!

Para participar é simples:

1) Seja seguidor do twitter do blog, @concurseirosoli;

2) Fique de olho para quando twitarmos a frase "#CONCURSEIROS Promo Quero ganhar Pacote 3.000 seguidores http://kingo.to/y8d P/ participar Dê RT siga @CampusConcursos e @concurseirosoli";

3) Então basta você dar retweet (RT) nessa frase para se inscrever.

"Mas o que é retweet?"

É encaminhar (retransmitir) para seus próprios seguidores alguma mensagem (tweet) postada por algum outro usuário do Twitter. Ou seja, é nos ajudar a promover essa promoção. Você participa dessa promoção avisando seus próprios seguidores de como eles também podem participar dela.

O ganhador será sorteado automaticamente, visto que utilizamos o sistema moderno Sorteie.me que garante sorteios honestos no Twitter.

Você está esperando o quê, siga o Concurseiro Solitário no Twitter (@concurseirosoli), retweet (RT) a frase da promoção e concorra a esses ótimos livros e olha que são apenas livros EXCELENTES.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Se preocupar pra quê?!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards