"Porque eu ainda não passei em concurso público?"


Vamos lá, concurseiro, seja muito sincero, porque você ainda não passou em concurso público? Você já estuda a algum ou mesmo muito tempo, já fez uma ou muitas provas, já tem um pouco ou muita experiência, então porque você ainda não passou? O que o impediu de ser um dos primeiros colocados no último concurso que prestou e assim garantir sua posse?

Sim, são muitas as perguntas e poucas as respostas, algo duro de encarar, mas necessário. Que jogue a primeira pedra o concurseiro que nunca se questionou sobre isso. Questionou é uma palavra leve demais para o verdadeiro interrogatório acompanhado de tortura psicológica a que o concurseiro se submete regularmente em busca de uma resposta que a maioria teme encontrar, apesar de reconhecer o quanto é importante e valiosa.

Esse é um dos principais problemas com a (falta) de preparação motivacional dos concurseiros, a quase ausência da conscientização de como se perguntar porque ainda não se passou em concursos públicos é importante e o quanto é necessário que respondamos sempre a essa pergunta sem rodeios, de forma clara, objetiva e muito franca. É doloroso tratar desse assunto? Claro que é, só que a necessidade deve superar o instinto de se evitar a dor.

Se o computador que utilizamos não funciona direito, procuramos saber qual o problema para que possamos resolvê-lo. Se não estamos nos sentindo bem de saúde, temos de dizer ao médico o que está de errado para que ele possa fazer o diagnóstico e nos medicar devidamente. O mesmo acontece quando ainda não passamos em concursos públicos, temos de nos perguntar porque ainda não passamos e responder a isso com franqueza para que possamos tomar as providências para reverter a situação. Simples de dizer, difícil de fazer, tenho de confessar.

Falamos, ouvimos e lemos muito sobre o que é necessário para passar, o que é necessário para estudar melhor, o que é necessário para passar, mas evitamos perguntas espinhosas, daquelas que tocam no cerne do assunto, porque é naturalmente difícil encarar uma realidade que se prefere evitar, esquecer que existe. Portanto, não se culpe por ainda não ter exercitado o questionamento objetivo de porque você ainda não passou em concursos públicos, uma vez que não é somente você que evita isso.

Para contonar essa evitação natural, o melhor é exercitar o questionamento objetivo, algo que você deve se acostumar a fazer regularmente. Eu, particularmente, acostumei-me a fazer isso uma semana após cada resultado negativo que tenho na guerra dos concursos públicos. Basicamente funciona assim, imprimo um pequeno questionário em duas folhas de papel sulfite e respondo à mão o mais objetiva e honestamente possível. Então comparo as respostas com os questionários que respondi anteriormente buscando por diferenças nos motivos que apontei e então arquivo tudo, consultando de vez em quando a fim de manter sempre fresco na mente o que devo evitar de fazer e o que não posso deixar de fazer.

Resumo da ópera - Questionar-se sobre os motivos de ainda não se ter passado em concursos públicos é necessário, chato, não raro doloroso, mas necessário. Não fazê-lo é como sofrer de alguma doença e não procurar um médico, uma vez que ignorá-la não trará a cura.

CHARLES
DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

———«»———«»———«»———

Para participar é simples:

1) Seja seguidor do twitter do blog, @concurseirosoli;

2) Fique de olho para quando twitarmos a frase "#CONCURSEIROS Promo Quero ganhar Pacote 3.000 seguidores http://kingo.to/y8d P/ participar Dê RT siga @CampusConcursos e @concurseirosoli";

3) Então basta você dar retweet (RT) nessa frase para se inscrever.

"Mas o que é retweet?"

É encaminhar (retransmitir) para seus próprios seguidores alguma mensagem (tweet) postada por algum outro usuário do Twitter. Ou seja, é nos ajudar a promover essa promoção. Você participa dessa promoção avisando seus próprios seguidores de como eles também podem participar dela.

O ganhador será sorteado automaticamente, visto que utilizamos o sistema moderno Sorteie.me que garante sorteios honestos no Twitter.

Você está esperando o quê, siga o Concurseiro Solitário no Twitter (@concurseirosoli), retweet (RT) a frase da promoção e concorra a esses ótimos livros e olha que são apenas livros EXCELENTES.

———«»———«»———«»———


0 Response to ""Porque eu ainda não passei em concurso público?""

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards