Pés no chão! Não dando o peixe, mas ensinando a pescar

Shakira, na década de 90, gravou uma música chamada Piés Descalços (clique aqui para a a letra) a qual faz uma crítica às sociedades tradicionais. Desde então, a cantora sempre se apresenta descalça em todos os seus shows. Bem, não sou tão radical como a letra da música, mas gosto de ter os pés no chão.

Sempre busquei a realização de um sonho meu que todos os leitores já sabem. Não vou ficar repetindo para não lhes entediar. Eu realmente fico sonhando, me imaginando no meu dia-a-dia de trabalho como será. Eu sonho, mas não fico só nisto.

Quando eu incentivo os leitores a sonharem, faço isso com o intuito de movê-los em direção à ação. Não para ficarem sonhando, parados e sem caminhar para que o objetivo fique somente na imaginação. Tampouco considero saudável ficar buscando por objetivos irreais, que têm pouca ou nenhuma chance de se concretizarem. A título de exemplo falo de se imaginar como promotor de justiça e nunca se inscrever no concurso.

A respeito das expectativas irrerais, quero deixar claro que imaginar que não dá para passar em concursos é uma coisa que nos poda. Contudo, a possibilidade de passar por meio da sorte ou por meio de algum passe de mágica é praticamente nulas de sucesso.

Esperar, também, que alguém faça alguma coisa para, só então, começar a estudar também não ajuda em nada no objetivo. Afinal, corre-se o risco de a pessoa nunca fazer o que se aguarda e você adiar o seu sonho. Parece vago, mas dou como exemplo, a busca de apoio. Se você ficar esperando o mundo te apoiar, pode acontecer de esse suporte nunca surgir. E o seu sonho nunca se realizar.

Outra coisa ruim é querer colocar condições para entrar no projeto do concurso. Ou então, só encará-lo, se uma outra pessoa vier te atualizar ou comunicar quando o edital sair. Como eu vejo pessoas assim nesse mundo! Elas simplesmente dizem que só vão fazer concursos quando as provas tiverem só matérias que elas sabem, quando todas as condições de sua vida estiverem perfeitas. Leitores, vocês é que vão criar as condições para que tudo aconteça. São vocês os senhores ou senhoras dos seus destinos. Ninguém vai te dar o peixe, mas pode te ensinar a pescar! Não existe condição perfeita, mas apenas aquela ocasião que você vai criar.

Por fim, se há uma coisa estranha é o fato de algumas pessoas que só gostarem de histórias mirabolantes. Elas simplesmente não querem saber de histórias de sucesso que envolvam sacrifícios. Só desejam conhecer o lado dourado e irreal da conquista. Enfim, isso é falso como uma nota de 3 reais.

RESUMO DA ÓPERA - Sonhe, mas busque tornar a imaginação realidade. Procure ajuda, mas não espere nada e ninguem para começar a estudar. Afinal, gente como eu, não dá o peixe, mas ensina a pescar.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Pés no chão! Não dando o peixe, mas ensinando a pescar"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards