Concurso Público: Um ciclo nas nossas vidas


Em nossa vida, passamos por diversas fases. Há momentos em que valorizamos umas coisas e, tempos depois, aquilo não faz mais tanto sentido. Existem fases em que determinada situação nos parece intransponível, mas passado algum tempo, aquele desafio pode vir a deixar de sê-lo ou, então, pode mudar a própria feição. O tempo é o grande amigo daqueles que são persistentes. O tempo é bom conselheiro para quem reflete sobre si mesmo. No entanto, o tempo não perdoa quem para, pois a vida é dinâmica. Por isso, devemos ser assim também para podermos crescer como pessoas.

Antes que você ache esse texto vago demais, filosófico demais (o que não seria pejorativo, mas mais denso), quero te tranquilizar. Partindo das premissas colocadas, chego à conclusão de que há certos ciclos na vida precisam mesmo ser vivenciados. Estudar para concursos públicos, para quem abraçou esta escolha, é apenas uma fase na sua vida. É um período por que passamos por inúmeras provações, mas precisa ser vivido. Só que isso passa. Note que a pessoa que vos fala não enxerga o fenômeno de fora, tampouco está falando isso com ar de superioridade. Muito pelo contrário, estou completamente inserida nesse universo há anos. Apresento cansaço, às vezes, mas estou cada vez mais fortalecida.

Sinto-me cada vez mais convencida de que a luta é dura, mas não permenece para sempre em nossas vidas. Parece algo óbvio, pois muitos aprovados e empossados nos dizem isso. Repetimos isso à exaustão porque ouvimos ou lemos isso em algum lugar, mas devemos mesmo refletir sobre antes de sair por aí repetindo. Se não pensarmos de forma cuidadosa, não conseguiremos acreditar nessa verdade que tanto nos dizem. E quando não cremos, parece que tudo fica mais difícil. Dar concretude aos nossos planos torna-se algo muito mais penoso.

No entanto, quando acreditamos que a vitória pode acontecer e, todos os dias, cultivamos os estudos, alimentamos nossas vidas com mais conhecimentos, estamos lentamente nos transformando. Lançamos as sementes, cuidamos do terreno para, um dia, vermos germinar o projeto sonhado. Depois, às vezes por surpresa, às vezes por pressentimento, presenciamos o sucesso de nossos intentos tomarem corpo.

Estudar para concursos é uma lenta transformação diária. É um engradecimento em nossa vida. Aprendemos a ser mais humildes, a lidar com contrariedades. Acima de tudo, criamos gosto por aprender! Já parou para pensar como é bom não deixar a mente desocupada? Você poderia ter optado por caminhos mais fáceis e menos desafiadores, mas preferiu fazer sua mente evoluir incrivelmente. E isso é maravilhoso, pois um novo mundo pode ser descoberto. É claro que, fora do mundo dos concursos, existem opções muito instigantes, mas o fato de ter que estudar, de um modo geral, não pode mesmo ser encarado como um castigo. Precisa ser encarado como um novo universo a desbravar.

Além disso, estudar para concursos nos faz conhecer diversas pessoas maravilhosas que estão inseridas nessa mesma realidade. De 2006 até os dias de hoje, pude contar com a ajuda, com os conselhos e com o moral de muitos amigos. Estamos juntos como se fôssemos um só para encarar esse desafio.

Por isso, se a gente encara o estudo para concursos como um ciclo de nossas vidas, tudo fica melhor. Um peso extra sai de nossos ombros. Conseguimos delimitar muito mais as dimensões que nossos esforços podem atingir.

Resumo da Ópera – Tranquilize-se, seja forte. Estudar para concursos é apenas um ciclo na sua e na minha vida. Vai passar. Você esperando ou não, esse ciclo dará lugar a um novo. Apenas tenha fé e siga construindo, cotidianamente, uma bela bagagem de conhecimento. Um dia essa fase terá fim e se chamará vitória. Segredo? Que eu saiba não existe segredo para alcançá-la (a vitória). O que existe é aperfeiçoamento e espera. Saber esperar é a grande virtude.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Concurso Público: Um ciclo nas nossas vidas"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards