Faculdade para o servidor público

Você sabia que, para fazer concursos públicos não precisa ficar atrelado(a) à faculdade de Direito apenas? Sabia que entre fazer faculdade e fazer concursos, é possível fazer as duas coisas juntas? Vestibulandos e concurseiros que querem fazer faculdade, prestem bastante atenção.

Para fazer concursos públicos, ter faculdade de Direito é bom para quem gosta das ciências jurídicas e porque há diversas boas oportunidades no setor público. No entanto, há tanta gente que deseja ser servidor público, mas detesta o juridiquês. Então, você não precisa ser um estudante frustrado para ingressar no serviço público! Existe vida fora do Direito! Há uma opção igualmente fascinante.

Longe de ficar defendendo reserva de mercado ou querendo diminuir a concorrência entre advogados, a minha intenção é expor mais uma opção que existe para quem quer ser um bom servidor público. Eu amo o Direito e incentivo fortemente os vocacionados a estudarem nesse curso de graduação, mas que façam por amor. Quem não curte ou não tem vocação merece poder escolher outro curso para fazer. Do contrário, a nossa profissão ficará marcada pelos advogados ganaciosos e/ou incompetentes que servem para tanta piada (algumas de péssimo gosto).

O curso a que me refiro é o de graduação em Administração Pública. Sei que para muitos isso não é novidade, pois muitas faculdades estão abrindo turmas nos últimos anos. Todavia, como não tenho acompanhado tão de perto o universo vestibulando, fiquei bastante surpresa quando deparei-me com essa nova possibilidade.

O profissional que se forma em Administração Pública tem muitas possibilidades de ocupação. Não somente precisa fazer concursos. Pode trabalhar em ONGs, em empresas privadas que trabalhem buscando contratações com o setor público por meio de licitações. Pode-se empregar o egresso do meio universitário no sistema “S” (SENAI, SENAC, SESIT etc.) que são entes de cooperação governamental.

A profissão ganhou força inicialmente com os cursos de pós-graduação. O sucesso foi grande entre advogados, economistas, administradores de empresas e contabilistas. Em um segundo momento, surgiram tais faculdades. A ênfase do curso é na gestão dos recursos públicos. É um viés que passa longe da lucratividade, característica tradicional da formação das faculdades de Administração tradicionais. Parece algo muito interessante! Cuida-se de um curso que ensina, de forma indireta, como melhorar as instituições de nosso país. Brilhante!

Na pesquisa que fiz pela internet, encontrei o curso nas seguintes instituições:

Universidades federais (UF):

BA: Salvador - UFBA
DF: Brasília - Universidade de Brasília (UNB)
PE: Recife - UFPE
PB: João Pessoa - UFPB
RJ: Itaguaí - UF Rural (UFRRJ)

• Outras instituições públicas e particulares:

MG: Belo Horizonte - Escola de Governo de Minas Gerais
MG: Belo Horizonte - Faculdades Minas Gerais - Clique aqui!
DF: Brasília - Centro de Ensino Unificado de Brasília
DF: Brasília - Fundação Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
ES: Vitória - Faculdades Associadas Espírito-Santenses - FAESA
PA: Belém - Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana
RJ: Rio de Janeiro - Fundação Escola do Serviço Público (FESP) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
SP: São Paulo - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
PB: Paraíba – Universidade Estadual da Paraíba (URPB)

Pós-graduação:

• Universidades federais (UF):

DF: Brasília - Universidade de Brasília (UNB)
RN: Natal - UFRN
BA: Salvador - UFBA
SC: Florianópolis - UFSC
PE: Recife - UFRPE

• Outras instituições:

RJ: Rio de Janeiro - Fundação Getulio Vargas (FGV)
SP: São Paulo - FGV
SC – UNISUL

A vantagem de um curso desses é a de, em regra*, fazer a graduação e não precisar de cursinho depois. Se você for estudar em uma universidade pública, terá um ensino mais acessível ainda, visto que não há necessidade de pagar mensalidades! Por isso, considero um atrativo extra existir uma curso superior dessa natureza.

* Eu disse em regra porque, às vezes, é necessário fazer algum curso livre de acordo com a necessidade pessoal de cada estudante.

Resumo da Ópera – a profissionalização do setor público é uma realidade. A prova cabal disso é o surgimento do curso superior em Administração Pública. Realmente, para quem quer ingressar no setor público, foi uma ideia genial. Nem só de Direito vivem os publicistas!

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

———«»———«»———«»———

Para participar é simples:

1) Seja seguidor do twitter do blog, @concurseirosoli;

2) Fique de olho para quando twitarmos a frase "#CONCURSEIROS Promo Quero ganhar Pacote 3.000 seguidores http://kingo.to/y8d P/ participar Dê RT siga @CampusConcursos e @concurseirosoli";

3) Então basta você dar retweet (RT) nessa frase para se inscrever.

"Mas o que é retweet?"

É encaminhar (retransmitir) para seus próprios seguidores alguma mensagem (tweet) postada por algum outro usuário do Twitter. Ou seja, é nos ajudar a promover essa promoção. Você participa dessa promoção avisando seus próprios seguidores de como eles também podem participar dela.

O ganhador será sorteado automaticamente, visto que utilizamos o sistema moderno Sorteie.me que garante sorteios honestos no Twitter.

Você está esperando o quê, siga o Concurseiro Solitário no Twitter (@concurseirosoli), retweet (RT) a frase da promoção e concorra a esses ótimos livros e olha que são apenas livros EXCELENTES.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Faculdade para o servidor público"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards