Resposta a um Tweet de leitor do blog

O Twitter é uma ferramenta interessante. Pode ser muito útil quando bem trabalhado e desenvolvido.

E foi via twitter que uma concurseira séria me fez uma pergunta. Ela se encontra no 7º período do curso de Fisioterapia e gostaria de trancar sua matrícula para se dedicar por 01 ano, integralmente, ao estudo para Concursos Públicos, voltando a cursar a faculdade no segundo semestre de 2012. E me perguntou o eu penso a respeito desse tema.

Eu penso que a pergunta da querida leitora se resuma ao questionamento sobre vocação e decisão de se estudar desde logo.

Existem muitos concurseiros no Brasil (muitos mesmo) que são formados em outras áreas de atuação que não o Direito (que até alberga maior gama de possibilidades, mas não é o único curso que abre leque de opções públicas de trabalho – sob hipótese alguma), e a possibilidade de aproveitamento de seus conhecimentos da graduação é plena, havendo Concursos Públicos específicos para Fisioterapeutas, Médicos, Engenheiros, Economistas, Contabilistas, Jornalistas, Pedagogos, entre outros.

A primeira reflexão, então, sobre a necessidade de se trancar o curso de Graduação é a seguinte: você gostaria de participar de certames específicos para o seu Curso? Se a resposta for positiva, deixar a faculdade agora, não obstante aparente ser uma postura que te leva à ter mais tempo de estudo, em verdade, atrasa seu plano principal de ser Fisioterapeuta de uma entidade pública. Assim, o ideal seria continuar firme nos estudos da Universidade, aguardando o momento em que já estará com seu registro profissional em dia e poderá tomar posse de um cargo para sua área de atuação.

Contudo, se, de outro modo, você gostaria de ser aprovada para o provimento de cargos que prescindem de outra área de atuação, o debate passa a ser vocacional, e deixar a Universidade no 7º Período demonstraria que você deseja alterar suas metas profissionais e mudar seu rumo de formação. Não é o caso, pois a leitora deseja voltar para cursar o restante da Faculdade de Fisioterapia.

Querida leitora, pense com carinho sobre o que deseja para seu futuro. Como fisioterapeuta formada você poderia, como já disse, atuar em sua própria área dentro da estrutura de uma entidade pública, concursada, e ainda participar de vários certames que exigem 3º grau completo em qualquer Curso reconhecido, não havendo qualquer restrição para o seu ingresso.

Você poderia empreender esforços para ser analista administrativa de todos os Tribunais Estaduais, Federais e Superiores; para ser analista administrativa de grandes autarquias, sociedades de economia mista e empresas públicas nacionais; ser auditora fiscal das Receitas (de todos os entes federativos); entre outros.

Além disso, cursando a Universidade e programando com disciplina e organização seu plano de estudos, você poderia continuar a participar de Concursos Públicos para o provimento de cargos de nível médio (que não exigem comprovação de conclusão do 3º grau), como técnicos administrativos de todos os órgãos e instituições que eu citei acima, ou já se preparar para Concursos que exigem curso superior, tendo em vista que a comprovação de conclusão só é obrigatória por ocasião da nomeação/posse e não no ato da inscrição.

O importante, nessa caso é continuar firme nos estudos e com a vontade de, formada, ser aprovada em um Concurso Público que atenda sua vocação pessoal, como fisioterapeuta ou não.

RESUMO DA ÓPERA - Longe de ser algo ruim, a reflexão da leitora demonstra que ela está, efetivamente, preocupada em se preparar devidamente para os Concursos Públicos, pensando até em alterar toda sua rotina de estudos universitários para poder se dedicar, integralmente, a essa meta. Radicalidade faz parte do vocabulário do concurseiro sério! Espero ter respondido à leitora e a tantos outros que detêm a mesma dúvida: a decisão de se trancar a Universidade passa pelo questionamento a respeito de que modalidades de Concursos Públicos você gostaria de participar, e qual é a sua verdadeira vocação profissional.

Aliás, falando em Twitter, seguem os endereços dos articulistas aqui do Blog Concurseiro Solitário. Em todos eles você, leitor, poderá encontrar informações sobre promoções e dicas de estudo, além de ter oportunidade de falar conosco sempre que tiver alguma dúvida!

@concurseirosoli – Twitter Oficial do Blog Concurseiro Solitário

@anapaula_olmaz – Ana Paula de Oliveira Mazoni

@fonteneleleal – Fontenele Leal

@RaquelSolitaria – Raquel Monteiro

@colympio – Cleber Olympio

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONE é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


Para participar é simples:

1) Seja seguidor do twitter do blog, @concurseirosoli;

2) Fique de olho para quando twitarmos a frase "#CONCURSEIROS Promo Quero ganhar Pacote 3.000 seguidores http://kingo.to/y8d P/ participar Dê RT siga @CampusConcursos e @concurseirosoli";

3) Então basta você dar retweet (RT) nessa frase para se inscrever.

"Mas o que é retweet?"

É encaminhar (retransmitir) para seus próprios seguidores alguma mensagem (tweet) postada por algum outro usuário do Twitter. Ou seja, é nos ajudar a promover essa promoção. Você participa dessa promoção avisando seus próprios seguidores de como eles também podem participar dela.

O ganhador será sorteado automaticamente, visto que utilizamos o sistema moderno Sorteie.me que garante sorteios honestos no Twitter.

Você está esperando o quê, siga o Concurseiro Solitário no Twitter (@concurseirosoli), retweet (RT) a frase da promoção e concorra a esses ótimos livros e olha que são apenas livros EXCELENTES.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Resposta a um Tweet de leitor do blog"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards