A um passo do desastre

Esses dias estava pesando sobre o tanto de dúvidas, desabafos, questionamentos e tudo o mais que recebemos no email do blog nesses mais de quatro anos de existência, o que somente serviu para constatar algo que já tinha concluído de minha própria história como concurseiro ... quem estuda para concursos públicos vive a um passo do desastre ... sempre.

Veja a foto que ilustra esse artigo. Um passo em falso e o coitado desse alpinista descobrirá num piscar de olhos que é muito mais rápido rolar montanha abaixo que gritar ... "Me fud%!". Concurseiros estão na mesma situação, na verve de um desastre que pode colocar todo seu estudo, seu esforço, seu próprio sonho de uma vida melhor como servidor público em risco.

Não vou desfiar todos os riscos que ameaçam quem estuda para concursos públicos, prováveis ou improváveis. Quero tocar hoje em outro ponto tão ou mais importante quanto, da ciência desse risco.

É fato que o primeiro passo para evitar um problema é conhecer esse problema. Quem está ciente de que o tempo está nublado e ameaça chuva poderá evitar se molhar levando um guarda-chuva quando sair de casa. Quem tem automóvel está ciente que acidentes, roubos e furtos são riscos reais, assim contratam um seguro para evitar perder seu bem.

Há muito tempo assisti a um filme chamado "Muito além do jardim" que mostrava a vida de um cara que nunca saiu dos limites de uma casa, ele desconhecia o mundo e qualquer outra coisa que não estivesse em sua pequena realidade limitada. No final do filme ele caminha sobre a água ... porque não sabia que isso não era possível. Claro que é apenas algo figurado, coisa de filme, mas mostra bem a realidade.

Acredito que o caminho do concurseiro é um longo caminho por uma região por vezes plana e por vezes acidentada, verdejante e desértica, mas com um denominador comum ... um grande campo minado. A ideia do campo minado é cruelmente simples, esconder a morte na forma de explosivos enterrados que são ativados pela pressão, seja de pés, pneus ou esteiras de tanques.

O concurseiro que está ciente que sua luta se dá em um campo minado toma cuidado sempre onde pisa, pois o conhecimento de que o próximo passo se descuidado pode ser o último o deixa alerta e cuidadoso. Agora, o concurserio que acha que enfrenta somente os riscos que vê ... bem, não é a toa que nem todo mundo que quer se torna servidor público.

RESUMO DA ÓPERA - Pare um minutinho para meditar sobre isso. Não se deixe vitimar por riscos em potencial, que muitas vezes apenas são tão letais quando os desconhecemos. Conheça os riscos que estão no seu caminho e faça de tudo para evitá-los.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "A um passo do desastre"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards