GUIA DE ESTUDOS PARA INICIANTES BASEADO NO ESTILO FCC – PARTE 4


Pois bem, caros colegas concurseiros... continuando a minha saga concursídica, compartilho com vocês algumas dicas para ajudá-los na guerra dos concursos públicos.

Para quem ainda não me conhece, meu nome é Michel e fui aprovado em 7º lugar para Analista Judiciário Área Judiciária no TRE PE (concurso com uma concorrência monstruosa de mais de 11.000 inscritos para 10 vagas). Também passei pra técnico nesse mesmo TRE em 17º lugar (havia mais de 39.000 inscritos para 12 vagas). Fui aprovado também no Tribunal de Justiça do Pernambuco em 1º lugar para Oficial de Justiça e em 2º lugar para o cargo de Analista Judiciário. Além disso, obtive a aprovação de meus sonhos no TRE CE (1º lugar para o cargo Analista Judiciário Área Judiciária e 1º também para o cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa).

Nessa quarta parte vou dar dicas sobre alguns métodos de estudo que usei e outros que não usei, mas acho importante comentar, pois alguns candidatos se dão muito bem com determinadas técnicas, enquanto que outros não conseguem ao menos dar início ou fazem algum tipo de adaptações próprias. Também vou falar um pouco da importância de se preparar e prestar provas discursivas.

SOBRE MÉTODOS DE ESTUDO

Existem outras metodologias de estudo que incluem vários meios de aprendizado. Exporei minhas opiniões PESSOAIS sobre elas, mas cabe a você decidir se irá ou não adotá-las.

Vídeoaulas: particularmente, detesto. Consomem muito tempo. Um assunto abordado em uma aula de 50 minutos pode ser lido em apenas 15 minutos e ainda passar mais 35 minutos resolvendo exercícios, isso é bem mais eficaz. Além disso, aqueles professores me deixam com sono. Tentei assistir vídeoaulas no início da minha preparação, mas dormia mais do que aprendia. Percebi que estava perdendo muito tempo com elas. Mas há quem goste. Se você tem muito tempo pra estudar, pode assisti-las para ajudar a entender o assunto.

Audioaulas: nunca escutei. Acho que devem ser mais chatas do que as videoaulas. Tem gente que as escuta no trânsito, quando está dormindo ou durante uma caminhada. Não sei quais os seus reais benefícios. Você pode testar e depois me dizer se foi ou não proveitoso.

Mapas mentais: parecem ser bem interessantes. Mas não tenho paciência para elaborá-los.
Mas já vi uns na internet bem legais e didáticos. Recomendo, embora não os tenha adotado.

Cursinhos preparatórios: tem gente que acha que só passará num concurso se fizer o melhor cursinho da cidade. Moro no interior e na minha cidade não há cursinhos preparatórios para TREs, embora exista para vestibular e OAB. Mas mesmo sem frequentá-los, qualquer pessoa pode obter uma aprovação num concurso. É só saber como estudar. A Internet rompeu muitas barreiras e qualquer pessoa em qualquer parte do país pode ter acesso a conteúdos de qualidade sem necessitar gastar rios de dinheiro em cursinhos. Mas se você pode pagar um deles, tem tempo de sobra e precisa de um professor para tirar suas dúvidas, então faça cursinho, afinal, eles ajudam muito.

Simulados: recomendo fortemente. Faça simulados a cada 2 ou 3 semanas. Imprima uma prova inteira e cronometre o tempo para resolvê-la toda. Faça tudo como se estivesse no dia da prova. Acho isso importante para você medir como está seu desempenho, para visualizar em que matéria está indo melhor e pior. Não desanime durante os primeiros, pois é óbvio que você conseguirá resultados baixos nos primeiros simulados. Mas com o passar dos meses verá que cada vez acertará mais questões. Pra quem vai fazer um concurso muito concorrido pela primeira vez, desculpe-me a sinceridade, mas dificilmente você passará dentro das vagas previstas, pois existem pessoas que estudam há muito mais tempo do que você. Da mesma forma que nos primeiros simulados você não obteve resultados excelentes, nos primeiros concursos você não acertará quase toda a prova. Mas não desanime, tenha foco e persistência. O mundo dos concursos é uma fila que anda, e se você não sair dessa fila com toda certeza chegará ao início dela. Eu sou a maior prova disso!

Outros métodos: tem gente que faz de tudo: cola assuntos nas paredes do quarto, repassa o conteúdo estudado pro seu cachorro, faz umas tabelas malucas cronometrando os minutos de estudo de cada assunto, os minutos para ir ao banheiro etc. Você deve criar sua própria metodologia, mas tente não exagerar muito em coisas absurdas, tenha bom senso.

Procure fazer alguma atividade esportiva. Não precisa ser todos os dias da semana, 2 ou 3 dias são suficientes. Não sei bem como, mas os exercícios ajudam a organizar as ideias e a melhorar a concentração. Não sou eu quem está dizendo isso, já vi especialistas afirmando isso na Internet e TV.

O BICHO-PAPÃO (A REDAÇÃO)

Tem gente que não se inscreve pra concurso se houver redação, por outro lado, há aqueles que a subestima e acham que vão impressionar os examinadores com o seu conhecimento. Confesso que já fiz parte do segundo tipo de gente. Mas aprendi que a redação não é nada fácil, mas também não é coisa de outro mundo a ponto de fazer alguém desistir de se inscrever pra um concurso.

A redação é de suma importância nos concursos da FCC. Muitos candidatos obtêm notas bem aproximadas. É a redação que desempata tudo e define os aprovados. Por ter peso 2, pelo menos nos concursos em que prestei, a nota que você deve conseguir na redação tem que ser pelo menos um 9,0. Uma nota abaixo disso fará com que você fique atrás de muita gente que conseguiu um 9,5 ou um 10.

Se você é daqueles que acham que redação de concurso é a mesma coisa de vestibular, está redondamente enganado. Recomendo que procure um cursinho de redação específico para concursos (nesse caso sim recomendo um cursinho). Mas se você mora numa cidade que não possui esse serviço, então faça como eu, procure um cursinho online.

Lembra que eu disse que a Internet ajudou a romper muitas barreiras, pois esta foi uma das. Particularmente, fiz o curso de redação do Ponto dos Concursos (http://bit.ly/HZjHh5). Ele é excelente, porém é bem caro. Mas, graças a ele, eu consegui um 10 nas duas redações do TRE CE, ou seja, cada centavo gasto valeu a pena. Sempre fui ruim em redação, mas esse tipo de curso me ajudou a melhorar significativamente.
 
RESUMO DA ÓPERA – Portanto, além de ter um ou vários métodos de estudo, é essencial ter muita disciplina, ser pontual, organizado e, principalmente, compromissado com o seu objetivo.
 
MICHEL OLIVEIRA DE SOUZA é um concurseiro de sucesso que acredita na difusão do conhecimento.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


 
———«»———«»———«»———


0 Response to "GUIA DE ESTUDOS PARA INICIANTES BASEADO NO ESTILO FCC – PARTE 4"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards