O gosto da vitória


Todo concurseiro sonha em ver o seu nome publicado no Diário Oficial (da União, do Estado, Etc.), além disso, em assinar o tão desejado termo de posse. Seria como se a publicação representasse o término da corrida e a assinatura, o recebimento da medalha. Muitos já chegaram lá, e sabem como é especial esse momento; por outro lado, um número bem maior de pessoas ainda está na corrida e muitos outros, apenas dando os primeiros passos.

O fato é que chegar lá é muito bom! Não apenas pela vitória em si, mas por vários outros fatores que juntos, fazem dessa conquista algo muito mais especial do que um simples emprego – ou a garantia de um sustento digno e a realização dos sonhos. Para começar, ser classificado em um concurso público dentro do número de vagas publicado no Edital (e, portanto, ter o direito à posse, mesmo que o prazo de vigência tenha expirado – Ver Decisão do STJ) significa primeiramente superar seus próprios limites. Isso porque ao vencer, você terá sido capaz de deixar para trás um sem número de motivos que, por si sós, justificariam um provável e natural fracasso. Digamos que uma “Teoria do Caos”, na versão concursos: todos, sem exceção, que não se esforçam e estudam estão fadados naturalmente ao fracasso. Nada se aprende por “osmose”, e nenhum conhecimento pode ser adquirido sem muito esforço e dedicação. Além disso, significa ter deixado para trás uma centena de pessoas preparadas, que também poderiam ter os nomes publicados, com todos os méritos e aplausos. Ser o “único” responsável pelo seu sucesso, o que significa andar de cabeça erguida e não dever nada a ninguém. Como se não bastasse, ser nomeado e empossado significa ainda que todo o esforço, as horas, a dedicação e tudo que foi necessário ser deixado de lado sem nenhuma garantia real, verdadeiramente palpável, valeu a pena, trouxe o resultou esperado; tornou-se uma re-a-li-da-de.

RESUMO DA ÓPERA - Chegar lá vale muito a pena! O gosto da vitória é indescritível. Ousaria dizer que se trata de um dos melhores remédios para a baixa autoestima, até que provem o contrário. Se você ainda não sentiu esse gostinho, mas está fazendo de tudo para sentir, não tenha dúvida de que não irá se arrepender. Continue firme! Um concurseiro de verdade não desiste jamais! Tenha paciência, determinação, força de vontade e, inevitavelmente, você vai chegar lá - e de quebra poderá servir ao país, ter um emprego digno e buscar seus sonhos. Se você já sentiu, sabe do que estou falando, e posso apostar que endossa tudo o que foi dito, pois já pôde bater no peito e dizer com orgulho que tem história pra contar, que já superou seus próprios limites e fez por si mesmo o que ninguém mais poderia ter feito por você.

Alisson Felipe é servidor público, concurseiro e autor do primeiro romance concurseiro da literatura brasileira entitulado "APROVAÇÃO".

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Autor: Alisson Felipe
Ano: 2011
Editora: Novo Século
Edição: 1a
Número de Páginas: 174
ISBN: 11 -12852

———«»———«»———«»———

0 Response to "O gosto da vitória"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards