GUIA DE ESTUDOS PARA INICIANTES BASEADO NO ESTILO FCC – PARTE 3


Pois bem, caros colegas concurseiros vamos continuar nossa série de artigos com algumas dicas para ajudá-los na guerra dos concursos públicos.

Para quem ainda não me conhece, meu nome é Michel e fui aprovado em 7º lugar para Analista Judiciário Área Judiciária no TRE PE (concurso com uma concorrência monstruosa de mais de 11.000 inscritos para 10 vagas). Também passei pra técnico nesse mesmo TRE em 17º lugar (havia mais de 39.000 inscritos para 12 vagas). Fui aprovado também no Tribunal de Justiça do Pernambuco em 1º lugar para Oficial de Justiça e em 2º lugar para o cargo de Analista Judiciário. Além disso, obtive a aprovação de meus sonhos no TRE CE (1º lugar para o cargo Analista Judiciário Área Judiciária e 1º também para o cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa).

Nessa terceira parte vou dar dicas sobre a bibliografia que usei durante toda a minha preparação e que foi determinante em todas as minhas aprovações.


– A DOUTRINA (NÃO PODEMOS ESQUECER ELA)

Como já disse antes, esqueça os livros gigantescos dos doutrinadores. Mas há conteúdos que você tem de ler a doutrina, como boa parte do D. Administrativo, Arquivologia, administração Pública e o Controle de Constitucionalidade. Para estudar a doutrina, recomendo que você adquira apostilas voltadas para concursos, mas não aquelas horríveis de banca de jornal.

Adquira conteúdo de qualidade. Particularmente, eu uso os cursos do Ponto dos Concursos (http://bit.ly/IVs2aj). É claro que existem outros cursos, mas recomendo que procurem informações antes de sair comprando qualquer material na internet. Sei, elas são caras e você é estudante e não tem muito dinheiro. Então procure amigos e parentes para dividir as despesas. Infelizmente, se preparar para concursos também exige despesas, mas eu as tomo como investimentos, pois com o seu primeiro salário você cobrirá tranquilamente esses gastos.

Para vocês visualizarem melhor como balanceei a lei e a doutrina, explorem a minha bibliografia:

Direito Constitucional – Constituição: materiais do Ponto dos Concursos;

Direito Administrativo – Livro: Manual de Direito Administrativo - 6ª edição de Gustavo Mello Knoplock. Este livro é específico para concursos públicos e aborda as posições de Hely Lopes e Maria Sílvia de forma clara e bem objetiva; materiais do Ponto dos Concursos e leis esparsas (8.112, 8.666, 8.429, 9.784 etc.);

Direito Civil - Código Civil, materiais do Ponto dos Concursos;

Direito Processual Civil - Código de Processo Civil, materiais do Ponto dos Concursos;

Direito Penal - Código Penal, materiais do Ponto dos Concursos;

Direito Processual Penal - Código de Processo Penal, materiais do Ponto dos Concursos;

Direito Eleitoral - Leis eleitorais (Código Eleitoral, LC 64/90, leis 9.504, 9.096, etc.), Legislação eleitoral comentada do TSE (pode ser baixada gratuitamente no site do TSE), materiais do Ponto dos Concursos;

Arquivologia, Informática e Administração Pública - materiais do Ponto dos Concursos;

Português e Redação - Gramática do professor Pasquale e materiais do Ponto dos Concursos;

Seguindo esse esquema, você pode incluir no seu planejamento Direito do Trabalho e outras disciplinas. Como meu foco sempre foi TREs, então basicamente essa é a minha bibliografia.

Pronto! Depois de organizado o material e o plano de estudos, siga os seguintes passos:

Passo 1 - Português, eu leio a gramática constantemente como se fosse uma lei. Eu tiro o Domingo para estudar português e redação. É nesse dia que resolvo pelo menos uma prova de português da FCC. Ao resolver as provas, você se adapta ao estilo português de ser da FCC. As provas são muito parecidas. Eu resolvi todas as provas de português de TRTs, TREs e TRFs de 2005 até 2011. Também uso esse dia para redigir textos e ler o material dos cursos de redação que consigo;

Passo 2 - Procure focar numa espécie só de concursos. Faça concursos apenas com conteúdos semelhantes. Eu sempre foquei nos TREs, mas prestei sem dificuldades os concursos do TJ PE e do TRF 1ª, pois a matéria, com exceção de Eleitoral, era 90% semelhante;

Passo 3 - Procure prestar serviço público de jurado ou de mesário. Isso é decisivo na hora do desempate. Na FCC muita gente fica empatada, mas a maioria das pessoas nunca prestou serviço público. Este ano (2012) haverá eleições, aproveita essa oportunidade e inscreva-se como mesário voluntário. Ter trabalhado como mesário é um dos principais critérios para desempate em TREs. Eu, por exemplo, fiquei empatado com 7 candidatos no TRE PE e acabei ficando na frente de todos eles justamente por ter sido mesário. Além disso, você poderá ver na prática como as eleições são organizadas, entenderá melhor o que aquele confuso Código Eleitoral prevê. Sou mesário voluntário desde os 18 anos, e não me arrependo disso. Adoro ver as confusões dos cabos eleitorais, as discussões, etc. Não é à toa que quero tanto trabalhar no TRE, hehehe!

Passo 4 - Não supervalorize uma matéria ou desvalorize outra. Todas as matérias são importantes da mesma forma, desde informática e regimento interno até D. Eleitoral e Constitucional. Procure estudar com dedicação todas as matérias e divida o tempo de estudo conforme o seu tamanho, e não conforme a sua facilidade ou dificuldade no assunto. Ex.: Eu divido meus dias sempre em 2 ou 3 matérias e procuro estudar tudo conforme um ciclo (no dia 1 estudo 2 matérias, no dia 2 mais 2 até estudar todas; depois recomeço o ciclo estudando de novo as mesmas matérias nos mesmos dias). Obviamente você gastará mais tempo estudando D. Administrativo do que D. Penal, por exemplo, pois este último tem bem menos conteúdo a ser visto, já que o Código Penal é bem pequeno, mas tente aprender e estudar todo o conteúdo de todas as disciplinas. Mas se você tem muita dificuldade em certa disciplina, então procure reservar um tempinho a mais para ela, mesmo que seja uma disciplina que você considera menos importante como informática (boa parte das pessoas não considera informática importante e acaba não a estudando);

Passo 5 - Tenha um lugar tranquilo para estudar em que as pessoas não te atrapalhem. Não precisa ser numa biblioteca, reserve um cômodo de sua casa para isso. Eu tenho um vizinho @#$%¨& que passa o dia inteiro com um som tocando forró, sertanejo e brega. Para contornar problemas desse tipo, sugiro que use tapa-ouvidos, ou então escute música clássica (de preferência apenas instrumental, sem vozes) com um mp3. Além de ser relaxante e elegante, a música clássica ajuda na concentração e te impede de ouvir a música do vizinho ou as conversas de quem está próximo a você. Eu escutava música clássica para estudar nos intervalos do trabalho, assim não dispersava muito a minha atenção com a conversa dos colegas. Sei que se concentrar em certos ambientes é difícil, mas temos que tentar.

RESUMO DA ÓPERA – Invista no seu material de estudo, pedindo informação aos colegas e professores sobre cursos e livros. “Não troque gato por lebre”. Depois utilize essas ferramentas para estudar de forma objetiva e sem perda de tempo. Qualquer dúvida é só utilizar minhas dicas.

MICHEL OLIVEIRA DE SOUZA é um concurseiro de sucesso que acredita na difusão do conhecimento.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

———«»———«»———«»———






0 Response to "GUIA DE ESTUDOS PARA INICIANTES BASEADO NO ESTILO FCC – PARTE 3"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards