We are the champions

Recebi um comentário muito interessante ao artigo “Não quero desanimá-los, mas ...”, no qual falava da concorrência em concursos públicos usando números do concurso do TST, que será realizado no final de semana que vem.

“Sinto muito te decepcionar amigo, mas hoje em dia não tem mais ninguém bobo. Essa estorinha cheia de percentuais que acabou de contar já existe há muito tempo e de lá pra cá muita coisa mudou e continua mudando. Quem não quer um emprego como o do TST? Não subestime os demais candidatos. Estatísticas não existem quando nós fazemos a nossa parte. Acredite, aqui em Brasília, concurseiro é profissão de carteira assinada e plano de carreira. Férias só após a aprovação, ou melhor, após a nomeação”.

Há algumas verdades e alguns equívocos nesse comentário, que valem a pena serem comentados, mesmo porque são de interesse geral dos concurseiros. Vejamos.

“Sinto muito te decepcionar amigo, mas hoje em dia não tem mais ninguém bobo”.

Bem que seria bom que fosse assim, mas não vejo, particularmente, diferença entre o nível de bobeira de anos atrás e o de hoje, seja entre concurseiros ou não concurseiros. Do mesmo modo que tem gente que continua votando em maus políticos (e votará nas eleições municipais no final desse ano), tem gente que continua comprando apostilas vagabundas em bancas de jornal e achando que estudar uma hora por dia com esse material será suficiente para ser aprovado em concurso público.

“Essa estorinha cheia de percentuais que acabou de contar já existe há muito tempo e de lá pra cá muita coisa mudou e continua mudando”.

Essas estatísticas não são criadas por mim ou por outros concurseiros, professores, não, estão nas estatísticas oficiais dos concursos. Um pouco de tempo e paciência para analisar os dados entregam esses números. Faço isso para todos os concursos que presto e apesar de variarem (como não poderia deixar de ser), estão sempre lá, seja para mais ou para menos. Não acredito, pessoalmente, que o concurso do TST será muito diferente. Claro que posso estar enganado, mas também posso não estar. O tempo dirá.

“Não subestime os demais candidatos”.

Nunca subestimo os demais candidatos, muito pelo contrário, faço questão de superestimá-los, pois assim se minhas expectativas forem altas demais, estarei ainda mais bem preparado. A triste realidade é que a maioria dos que prestam concursos públicos simplesmente não estudam mesmo, é fato. O cara vai lá, compra uma apostilinha, dá uma lidinha por uma hora três vezes por semana e ainda acha que terá alguma chance. Digo isso porque vejo acontecer, porque já fiz isso, porque tenho amigos fazendo isso.

“Estatísticas não existem quando nós fazemos a nossa parte”.

Cara, como eu gostaria que isso fosse verdade. Infelizmente, não é. Se você estuda mais e melhor que eu e tem mais experiência e tempo de estudo, terá mais chances de ser aprovado que eu. É fato. Se um cara que começou a estudar para concursos no dia em que foi divulgado o edital do concurso do TST, por mais forte que estude, estará em desvantagem em relação a um candidato que já está a dois anos estudando forte para concursos públicos. Ele fez a parte dele, mas as estatísticas falam mais alto.

“Acredite, aqui em Brasília concurseiro é profissão de carteira assinada e plano de carreira”.

Olha, dizendo isso você vai arrumar briga com os concurseiros cariocas, que afirmam que é o Rio de Janeiro a capital dos concursos públicos. Tudo bem que estar em Brasília, no Rio ou em São Paulo significa estar mais próximo dos melhores cursinhos preparatórios para concursos públicos, mas você concorda que se o cara não tem tempo e/ou dinheiro para aproveitá-los, estará praticamente na mesma situação de quem está estudando em uma cidadezinha de interior com três ruas? Além disso, a Internet e o Sedex estreitam distâncias e pode ter certeza de que tem muita gente dessas cidadezinhas que irá passar na frente de concurseiros brasilienses, cariocas e paulistanos em qualquer concurso.

“Férias só após a aprovação, ou melhor, após a nomeação”.

Vou além, digo que só depois da posse. O que importa e não desistirmos, nunca. Há candidatos muito bons estudando muito sério por todo o Brasil e estão nessa guerra de concursos públicos para vencer. Se não somos um desses candidatos, as chances de abocanhar uma das vagas oferecidas não serão muito grandes, é fato.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

4 Response to "We are the champions"

  1. Anônimo says:

    Saudações caro amigo concurseiro solitário,

    Desculpe a intimidade de chamá-lo de amigo, mas é que de certa forma já o considero por partilhar grande parte das opiniões e dificuldades da rotina diária de um concurseiro.

    Achei seu blog por acaso,e desde este momento faço visitas diárias em seu espaço.

    Gostaria de agradecer a contribuição,as informações e principalemente a motivação e energia positiva.

    Me preparo para AFT e a caminhada é longa!! Abraços ao AMIGO virtual.

    Anônimo says:

    Olá,
    continuo acompanhando sempre o seu blog. Você escreve muito bem, é coerente e organizado, com certeza se dará muito bem nos concursos, pois você tem disciplina. Dá pra perceber pela (disciplina) que você tem com o blog. Parabéns!

    Renata

    Anônimo says:

    Concordo plenamente com vc. Muitas pessoas querem o mesmo concurso que eu mas muita gente não estuda com afinco, inventa mil desculpas inclusive a de que "esse concurso é peixada" com isso o percentual reduz muito. Optei agora por ficar calada. Por falar em ficar calada sugiro um tópico sobre comentar com amigos em comum sobre o concurso ou não? Eu acredito que certas pessoas inconscientemente emanam energias negativas quando comento sobre o concurso que quero, por isso evito falar e vc?
    Bons estudos.
    brancaparobe@yahoo.com.br

    Camisa 9 says:

    Boa prova cara!
    E boa pizza tamém :D

    *Boa sorte é pra que não estuda, pra que estuda, como vc, eu desejo uma excelente prova.

    Abss

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards