Quando a esmola é grande, o santo desconfia

Acabei de fazer uma pesquisa no Googgle com as palavras-chave “apostilas para concursos grátis”, que retornou “aproximadamente 115.000” referências. Para muitos concurseiros com pouca grana, um resultado desses só pode trazer alegria. Mas será que é motivo para comemorar?

Já disse várias vezes aqui no blog que a Internet é uma das melhores e mais poderosas ferramentas que o concurseiro pode dispor. Só que é preciso ter muito cuidado quando se pesquisa, escolhe e usa material de estudo colhido na Internet.

Tempos atrás eu procurava um bom resumo de direito tributário na Internet. Como com toda matéria que nunca estudei, gosto primeiro de ler um bom resumo para ter uma idéia geral da matéria, para só então começar a estuda em detalhes. Lá vou eu para o Google pesquisar e encontro 3.520 referências. Depois de uma hora visitando os links que pareciam mais promissores, encontrei somente três resumos que pareciam mais bem feitos. Um desses resumos era, realmente, muito bom. Os outros dois, porém, nem tanto. Um era se revelou superficial em vários pontos importantes. O outro tinha vários erros que até quem não estudou a matéria notava.

Essa experiência pessoal serve para ilustrar algo muito grave e que poucos concurseiros levam em consideração quando procuram material de estudo gratuito na Internet, de que há muito lixo na rede, muito mesmo. Se a pessoa não tomar cuidado, vai estudar com material de baixa qualidade, superficial e, o pior, com erros graves.

É preciso critério na avaliação do material de estudo grátis disponível na Internet. Vale a pena pesquisar e analisar o material que encontrar com muito cuidado. Há muitos concurseiros e professores de cursinhos que disponibilizam na rede material de graça de ótima qualidade, mas também tem gente que faz isso com material ruim, cheio de erros, superficial. Não digo que todos o façam por maldade, muito gente faz com boa intenção, mas podem ter certeza de que algumas pessoas fazem por pura maldade e desejo de prejudicar outros concurseiros (ainda tenho de escrever sobre isso, vou até anotar aqui).

Não vou escrever um manual de como selecionar material de estudo na Internet, já que essa seleção depende do nível de conhecimento do concurseiro, do que está procurando, do nível de profundidade do assunto. De qualquer modo, a maioria do material de qualidade inferior é fácil de identificar. Há erros de português, as frases são curtas e superficiais, não há uma estrutura lógica clara.

Resumo da ópera – A Internet pode (e deve) ser fonte de ótimos materiais de estudo para o concurseiro, mas é preciso ter cuidado para não estudar qualquer material que se encontrar. Analise com atenção o material que encontrar, descarte de cara o que parecer muito superficial, tiver erros flagrantes, for muito antigo. Mesmo o material que parecer muito bom pode ter erros, o que poderá ser identificado facilmente se você estudar mesma matéria com materiais diversos, entre eles bons livros.

———«»———«»———«»———

PORTUGUÊS

» CESSÃO, SEÇÃO E SESSÃO

Há três palavrinhas parecidas, mas de significados bem diferentes, que vez ou outra causam estragos. Eis as ditas-cujas:

CESSÃO é o ato de ceder: A cessão do imóvel está cancelada.

SEÇÃO, que pode ser também SECÇÃO, é o departamento, a fração, o setor: seção do jornal, seção da loja, seção de brinquedos, seção eleitoral.

SESSÃO é o tempo de duração de um evento, espetáculo, trabalho: sessão da Câmara, sessão de cinema, de teatro, de música, de ginástica.

» EM BAIXO ou EMBAIXO?

O certo é "embaixo", uma só palavra. "Em baixo", em duas partes, não existe.

» CRASE: VALE À PENA ou VALE A PENA?

Não há crase na construção "vale a pena" porque "valer" é transitivo direto: alguma coisa vale o castigo, o esforço, a pena.

Se houvesse crase em "vale a pena", alguma coisa valeria ao castigo, ao esforço...

Desafio - O certo é:

a) extender ou estender?
b) extensão ou estensão?
c) receioso ou receoso?
d) umidecer ou umedecer?

A resposta será postada amanhã.

Fonte:
JC Online

0 Response to "Quando a esmola é grande, o santo desconfia"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards