Muy amigos

“Sugiro um artigo sobre comentar com amigos sobre concursos ou não. Eu acredito que certas pessoas inconscientemente emanam energias negativas quando comento sobre o concurso que quero e por isso evito falar”.

Esse é um assunto delicado, o modo como os amigos recebem sua decisão de se tornar um concurseiro. Em um mundo perfeito, onde amigos são amigos de verdade, que apóiam, dão força e tal, isso não seria um problema. Porém não vivemos em um mundo perfeito e os amigos, por melhor que sejam, são “amigos vírgula”, ou seja, 90% não são amigos a toda prova, o que é um problema.

Há amigos e amigos, isso é fato. Quem tem uma certa idade já se decepcionou com pessoas que pareciam amigos de verdade, mas que acabaram “pisando na bola” quando menos esperava que fizessem isso. Daí a dúvida sobre compartilhar os sonhos concurseiros ou não, já que quando alguém decide seriamente a investir nos estudos, o que menos precisa é de gente criticando e/ou desanimando.

Tenho por mim que sob essa ótica podemos classificar os amigos em três tipos.

Amigos compreensivos – Esse são os amigos de verdade, apóiam o concurseiro em sua decisão, dão força, apoio, compreendem que o cara precisa sumir um tempo para poder estudar com tranqüilidade e qualidade, não acham que ele é louco ou que está perdendo tempo. Infelizmente, esse tipo de amigo não é muito comum.

Amigos descrentes – Esse tipo é mais comum. São os amigos que acham que o concurseiro não tem chance de passar em concurso público, que está perdendo tempo, esforço e dinheiro. Esse pessoal não pensa duas vezes antes de desanimar e criticar.

Amigos muy amigos – Esse é o pior tipo. São pessoas invejosas que se fazem de amigos e quando vêm que o concurseiro está fazendo o que elas não têm coragem/disposição de fazer, começam a sabotar seus esforço. Esse pessoal usa do desânimo, do sarcasmo, do cinismo e de todas as outras armas de que dispõem para tentar fazer o concurseiro desistir do seu sonho de aprovação.

Os concurseiros devem ter muito cuidado com as pessoas que o cercam, sejam amigos ou parentes. Não é a toa que muitos concurseiros simplesmente preferem isolar-se até serem aprovados e empossados, justamente para não terem de perdem tempo e tranqüilidade lidando com os pequenos incêndios que vão surgindo, pequenas decepções e atritos. Não é a melhor solução, mas, muitas vezes, é a única solução, inclusive para mim mesmo.

Resumo da Ópera – John Kenndy disse uma vez que "Não sei qual é o melhor método para ter sucesso na vida, mas o melhor método para fracassar é tentar agradar a todos ao mesmo tempo". Parafraseando o famoso ex-presidente norte-americano, “Não sei qual é o melhor método para ter sucesso em concursos públicos, mas o melhor método para fracassar é tentar agradar a todos ao mesmo tempo” ... isso vale para amigos, parentes, namoradas(os), noivas(os), esposas(maridos), chefes, professores, conhecidos, gatos e cachorros. Então, concurseiros, cuidado. É melhor decepcionar as pessoas com seu sumiço, que ter o desgosto de ver essas pessoas jogando contra você e seu sonho de aprovação.

———«»———«»———«»———

Para quem tinha perguntado, hoje publiquei um punhado de comentários. Não o fiz antes por falta absoluta de tempo.

2 Response to "Muy amigos"

  1. Anônimo says:

    Ótimo artigo. Comecei minha vida de concurseiro em outubro do ano passado e estou me esforçando muito para passar em um concurso ainda este ano, e seus textos ajudam muito, principalmente quem não tem tanta experiência em concursos como eu.

    Quanto ao texto: Então sou abençoado. 99% das pessoas que me relaciono diariamente (não posso chamar todos de amigos) estão gostando de ver (ao menos demonstram isso)meu esforço. Alguns incentivam, outros se calam. O incentivo maior vem de um amigo (ex-colega de trabalho) que passou em 3º lugar para Analista do MPU.

    Sábado passado fui comprar uns livros que estava querendo, e um amigo foi comigo. Quando comprei os livros o valor ficou um pouco alto para certos padrões. Ia ficar mais alto caso 2 livros que estou esperando sair uma nova edição tivessem chegado.

    Ele olhou com uma cara, pensei: Lá vem a crítica achando que estou jogando dinheiro fora. Mas ele olhou pra mim e disse: Quem dera eu tivesse dinheiro para poder comprar esses livros.
    Gostei muito do modo que ele se manifestou, não pelo fato de não ter dinheiro, lógico, mas pelo falto dele demonstrar que achou normal. Eu disse: Se você resolver estudar para concursos me fala que eu te dou uma ajuda no material.

    Só para constar: Eu comprei os livros:
    > 4.000 Questões Comentadas de Direito Constitucional-Gabriel Dezen Junior

    > Direito Administrativo Moderno - Exercícios - Volume 4-J. Wilson Granjeiro

    > Questões com Gabaritos Comentados -Direito Administrativo - CESPE, Esaf e Carlos Chagas-Ronaldo Oliveira

    > Questões com Gabaritos Comentados - Direito do Trabalho-Ivan Lucas de Souza Júnior

    > Língua Portuguesa - Questões com Gabaritos Comentados da Língua Portuguesa Gramática e Texto - Volume 2 - ESAF-José Almir Fontella Dornelles

    Livros que estão na minha lista mas ainda não chegaram nas bancas aqui em Brasília:

    > Direito Constitucional Descomplicado-Vol 2

    > Direito Administrativo Descomplicado-Vol 2

    Todos livros citados eu recomendo. Muito bons.

    Obs. O comentário ficou enorme e eu ainda fugi um pouco do assunto, perdôem-me, pois quando começo a escrever sempre acabo fazendo isso inconscientemente.

    Abraços

    Camisa 9 says:

    Eu ainda não vi os meus "muy amigos", mas amigos do meio são quase todos, acho que só alguns dos meus amigos, que não tem o mesmo sonho que eu, não me acham louco e bobo.

    Eu até sai do meu serviço pra estudar, eu aconselho a todos, mas é necessário um planejando, coisa que eu não fiz direito e agora estou colhendo os frutos, e ajuda de amigos, pais ou parentes, porque até vc passar num concurso e ser aprovado, antes de vc ser nomeado vc terá que voltar a trabalhar antes, porque dependo da sua classificação irá demorar pra te chamarem...

    *Eu passei em Escrevente Técnico Judiciário de São José dos Campos-Sp e agora eu estou precisando voltar a trampar, pq eu me classifiquei em 79° de apenas 10 vagas, talvez me chamem, mas eu acho que irá demorar...e até lá, voltarei a ter chefes mesmo :D

    Mas não me arrependo. :D

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards