Respondendo algumas perguntas

Sempre recebo perguntas de concurseiros em meio aos comentários aos artigos do blog. Como tenho pouco tempo livre, espero acumular um punhado para então ler, separar, publicar e responder. Então, se você postar um comentário ou pergunta, pode deixar que publicarei ou responderei, só posso demorar um tempinho para fazer isso 

Antes de começar, tenho alguns dados interesssantes que vocês podem gostar de saber. Este blog foi criado e recebeu seu primeiro artigo no dia 14 de outubro de 2007 e desde então recebeu 12.150 visitantes únicos. A média de visitantes diários gira em torno de 200, com pico registrado de 343. Recebemos visitantes principalmente do Brasil, mas há, também, visitas de concurseiros em/de outros oito países ao redor do mundo.

Vamos ao que interessa.

“Eu só comecei a estudar em janeiro e sei que não seriei chamado. Fiz apenas 74 pontos no TST. Sei que é muito pouco, mas é continuar na luta que já, já chega minha vez. A nota de corte para a segunda fase deve ser no mínimo uns 85-90 pontos. O que você acha?”

Vamos por partes. Quanto a começar a estudar em janeiro e ter ficado decepcionado com seu desempenho nesse concurso, esqueça disso. Estudar para um concurso como o do TST não é coisa para ser feita em dois meses sem ter uma boa base de conhecimento de matérias cobradas em concursos públicos. É humanamente impossível estudar toda a matéria do programa o suficiente em tão pouco tempo partindo do zero (exceto se você for uma daquelas pessoas com superinteligência). Quanto à nota de corte, bem, todo mundo tem direito a um chute. Eu chuto 100 pontos. As provas desse concurso estavam com um nível alto de dificuldade, porém o número de candidatos foi grande e muitos vêm estudando faz tempo para outros concursos. Só o Tempo (e o resultado) dirá quem está certo.

“Quando você passar no tão sonhado concurso, vai continuar com o blog?”

Gosto de escrever no blog. Quando escrevo, estou me auto-motivando e fico satisfeito em saber que minhas palavras também motivam outros concurseiros. De qualquer forma, não vou sossegar enquanto não garantir meu nome na lista de aprovados (e empossados) em um daqueles concursos de tribunal de contas com salário acima dos R$20 mil. Claro que isso não será fácil e demorará algum tempo, logo, o blog ainda viverá por um bom tempo. Depois disso, só Deus sabe.

“Estou trabalhando numa multinacional, mas ganho pouco, não gosto do meu trabalho e meu chefe é um porre. Fiz o concurso para escrevente do TJSP para o interior é fiquei na posição 201 com um mês de estudo sério, não é o suficiente para eu passar, mas fui melhor do que esperava. Você acha que devo largar e me dedicar somente a estudar para concursos?”

Essa pergunta é difícil de responder, muito difícil. Eu já tive de respondê-la, assim como muitos concurseiros. Claro que essa decisão somente você pode tomar, mas posso dar alguns conselhos que podem ajudar na sua decisão. Em primeiro lugar, se for para você fazer isso, você tem de estar convencido de que realmente estudará muito e até passar. Vários concurseiros quebram a cara largando o trabalho para estudar, mas no final dormem, vão para a balada e no final acham que fizeram bobagem largando o trabalho. Errado. Se tomar essa decisão, é para estudar o tempo todo, sério, muito sério. Em segundo lugar, você precisa sobreviver de alguma forma. Se você tem dinheiro guardado, verifique quanto tempo você poderá se virar com esse dinheiro, já que ser concurseiro não é barato, são gastos com apostilas, livros, inscrições, viagens para prestar prova. Se for depender da ajuda de alguém para se manter (pais, irmãos, parentes, ...), converse com eles antes de fazer qualquer coisa. Em terceiro lugar, prepare-se para ser olhado com o rabo de olho por muita gente que acha que concurseiro que abandona o trabalho para estudar sério está é querendo enrolar e não trabalhar.

“Onde posso encontrar boas apostilas para concursos públicos? O que você recomenda?”

Muito cuidado com apostilas. É assustador o que tem de ruim por aí. São apostilas com erros, desatualizadas, mal feitas. Muitos concurseiros, inclusive, se recusam a estudar por apostilas, preferindo somente livros. Eu, porém, não sou tão radical. Gosto muito das aulas online (que no final são como apostilas) do www.pontodosconcursos.com.br, material muito bom, de qualidade, bem cuidado e que vale o quanto custa. A Vestcon também tem lançado um material legal ultimamente, mas não é tudo que é realmente bom, é preciso checar com cuidado. Pessoalmente não recomendo nenhuma outra marca de apostila.

“Boa noite, gostaria que você me indicasse um site que tenha livros pedagógicos, em especifico de Jaqueline Moll.”

Putz, agora você me pegou. Não tenho a mínima idéia. De qualquer modo encaminhei sua pergunta para alguns colegas concurseiros que estão prestando concursos nessa área e se tiver alguma resposta positiva, postarei no blog. Se alguém souber de livros para essa finalidade, me mandem uma mensagem, por favor.

*** Uma concurseira deu a idéia de montar um vídeo motivacional. Achei legal a idéia e vou fazer um, não garanto quando, pois tenho de pesquisar como fazer, mas pode deixar que uma hora vou fazer e postar no blog.

*** Raquel, não esqueci do artigo baseado na sua pergunta, não. Vou escrever postá-lo até sexta, juro.


———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA

Hoje a dica é para um remix tranquilinho com fundo dance, legal para estudar matérias longas em dias nublados.

1 Response to "Respondendo algumas perguntas"

  1. rnascimento says:

    Cara, parabéns pelo blog.
    Creio que para passarmos só dependemos de nós mesmos. O primeiro passo para ser aprovado num concurso é estudar. Muito. Vai passar, primeiramente, que mais estuda.
    Claro que tem outros fatores, como estudar com qualidade, estratégias ao fazer a prova e etc, e aí que entra, na minha opnião, a função de blogs e conversas com outros concurseiros.
    Se nossos concorrentes somos nós mesmos, o que há de errado em juntar-se aos que também estão nesta batalha individual, e compartilhar impressões, experiências e até motivação?!
    Continue esse grande trabalho, motivando e trocando experiências, que sempre haverá gente de cá, comentando e trocando suas próprias experiências!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards