Faltam seis dias ...

Segunda-feira ... agora faltam somente seis dias para as provas do TST, que acontecerão no próximo final de semana em Brasília. Como muitos concurseiros inscritos nesse concurso, prestarei provas para analista e técnico, portanto a quantidade de matérias para estudar é maior.

Para muito gente o desespero já chegou. O que estudar tão em cima da hora? Direito administrativo ou Administração Financeira e Orçamentária? Brigar com as matérias de administração ou quebrar a cabeça com matemática financeira? Ler a matéria integral, se concentrar nos resumos ou somente fazer exercícios? Desespero, desespero, desespero.

Calma, gente. Desespero numa hora dessas somente significará perda tempo precioso, o que concurseiros que lutam com seriedade não podem se dar ao luxo.

Não vou usar esse artigo para apresentar um guia de estudos. Nada disso. Vou somente dizer como será essa minha semana de estudo. Quero, com isso, mostrar que com algum planejamento e cabeça fria é possível aproveitar muito melhor a semana que antecede às provas. Vamos lá.

2ª Feira – Hoje pela manhã revisarei a matéria de Administração Financeira e Orçamentária (AFO) usando meus resumos e fazendo exercícios comentados. Darei especial atenção para os pontos da Lei de Responsabilidade Fiscal que considero mais chatinhos de memorizar. No início da tarde farei uma bateria de exercícios de matemática financeira. No restante da tarde estudarei direito do trabalho. Às 19 horas pararei de estudar para relaxar um pouco.

3ª Feira – Pela manhã revisarei administração, RH e Recursos Materiais, também na base de resumos e exercícios. No início da tarde, exercícios de matemática financeira. No restante da tarde revisarei regimento interno com resumos e exercícios. Às 19 horas pararei de estudar para relaxar um pouco.

4ª Feira – Pela manhã revisarei gestão administrativa e relações públicas, também com resumos e exercícios. No início da tarde, exercícios de matemática financeira. No restante da tarde, direito constitucional. Às 19 horas pararei de estudar para relaxar um pouco.

5ª Feira – Esse dia será mais complicado. Praticamente todo o dia será tomado por compromissos pessoais muito importantes que não consegui adiar ou mudar de data. Terei no máximo duas horas pela manhã e duas horas à tarde, que usarei para revisar o que der de direito administrativo (matéria que tenho mais facilidade).

6ª Feira – Pela manhã revisarei duas das matérias que julgar estar menos preparado, bem como no início da tarde. Como estou no Sul de Minas, a quase 300km de São Paulo, concluí que a melhor forma de ir para Brasília é de ônibus, já que tem uma linha da minha cidade diretamente para a capital federal ida e volta, o que é muito mais prático e barato. O ônibus saíra às 15:30 e chegará em Brasília no sábado por volta de 6:00 da manhã. Como não sou de estudar em ônibus, vou ficar só na música e num livro divertido para passar o tempo.

Sábado – Considero esse dia muito importante. Enquanto muita gente acha que estudar no dia anterior à prova é quase um pecado e caminho certo para ir mal na prova, acho o contrário. Assim que chegar ao hotel no início da manhã, dependendo de como estarei, dormirei umas três horas ou então irei para a piscina tomar um bom banho gelado para relaxar. Após o café da manhã começarei a fazer uma revisão de resumos selecionados. Depois do almoço, continuarei a revisão, tirarei uma horinha para outro banho de piscina, então voltarei a estudar. Às 18 horas guardarei o material e nada mais de estudo. À noite comerei uma pizza com amigos da cidade (que já conheço e, portanto, não terei aquela vontade de visitar os pontos turísticos) e às 23 horas estarei dormindo, como todos os dias.

Resumo da ópera – Com certeza essa não é a melhor fórmula de estudo para todo mundo, mas é a que funciona comigo e é isso o que realmente importa. Se for para você aproveitar alguma coisa desse artigo, que seja não se desesperar com a iminência da prova. Muita calma nesse momento, pense com cuidado em como irá aproveitar esse tempo. Desespero e falta de planejamento pavimentam o caminho para a derrota, enquanto cabeça fria e planejamento o levarão à vitória.

———«»———«»———«»———

Tenho uma novidade para vocês. Dêem uma olhada na coluna da direita do blog, lá em cima (acima do globo com o número de visitantes), tem uma nova ferramenta para postagem de comentários. Basta colocar o nome, email e mensagem e clicar no IR, pronto, seu comentário será postado.

3 Response to "Faltam seis dias ..."

  1. Anônimo says:

    Boa prova e bons estudos.
    Estou torcendo pela sua vitória!

    Raquel

    Anônimo says:

    Eu havia até pensado em não ir, pois não estudei tanto assim como outras pessoas, mas.........já comprei as passagens. Acho que foi de tanto ver carro de Brasília nas praias que me chamou a atenção para ir fazer a prova. Agora não tem como tomar chá de carangueijo (andar para trás), é resolver as questões e torcer por uma classificação. Vou fazer para Analista - TI. Boa sorte a todos!

    Camisa 9 says:

    Boa prova!

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards