Quando as coisas não saem como planejadas


Nessa segunda-feira, no dia seguinte à prova do TST, tirei a tarde para planejar minha estratégia de estudos para o concurso da CGU, com provas marcadas para os dias 08 e 09 de março (isso mesmo, dois dias de prova).


Depois de algumas horas brigando para montar um quadro de estratégia de estudo (vou mostrar e explicar como fazer semana que vem), estava tudo pronto para voltar para a luta. Tinha programado estudar ou revisar todas as matérias do programa usando uma classificação de prioridades e com diferentes tempos de estudo.

Hoje é sexta-feira e quando olho para o quadro vejo que cumpri somente 70% do programado. Muitos concurseiros entram em pânico quando notam que isso aconteceu. "Meu Deus, não estudei direito, não vou passar, estou ferrado, estou fudido, o que é que eu faço?". Claro que esse pânico é inútil, já que não vai fazer o tempo voltar para poder se consertar as coisas. Eu não me desespero. Não, não faço isso porque sou um gênio e sei tudo. A diferença é que considerei um aspecto muito importante na minha estratégia de estudo que muita gente deixa de lado, o imprevisto.

Essa semana tive três imprevistos que comprometeram minha capacidade de cumprimento da minha estratégia de estudo. Em primeiro lugar estava mais cansado do que previa por conta da viagem e prova do TST e na terça-feira meu redimento foi deplorável. Em segundo lugar meu irmão fez o favor de navegar por algum site indevido ou abrir algum emails que não devia e contaminou meu computador com um virus bravo e no final tive de formatar o HD e reinstalar tudo. Em terceiro lugar, terei de fazer uma viagem que não tenho como não fazer e por isso vou ficar hoje e amanhã cedo sem poder estudar.

Exatamente por saber que existem imprevistos em nossa vida que podem comprometer (e geralmente comprometem) nossa estratégia de estudo, não deixei isso de lado durante o planejamento. Em termos práticos, deixei três tardes em aberto justamente para poder acomodar desvios e contratempos na estratégia de estudo. Simples, fácil, prático e eficiente.

Resumo da ópera - Estudar para concursos públicos é algo muito mais complexo que simplesmente sentar e estudar. É preciso estratégia, planejamento, jogo de cintura. Não digo que quem somente se senta e estuda não vá passar, mas terá mais trabalho e dispenderá mais energia que quem planeja e monta uma estratégia de estudo. Só que também não adianta planejar uma estratégia engessada, rígida, não adianta mesmo, se não houver flexibilidade para que o concurseiro possa enfrentar os contratempos diários, a coisa pode ficar feia.

———«»———«»———«»———

MÚSICA DO DIA

Hoje a música é para animar. Um mix muito bom para aqueles dias quando a animação está baixa, a preguiça batendo à porta e é preciso fazer um montão de exercícios numéricos. ou ler um longo capítulo de legislação.

1 Response to "Quando as coisas não saem como planejadas"

  1. Vita says:

    oi... tudo bem?!

    leio vários dos seus posts, e apesar de não ter tempo pra comentar todos, esse ai, como tantos outros, é a minha cara. Fico totalmente encanada, magoada, triste qdo meus programas não correm como planejado. Mas, fazer o quê??! continuar tentando. Na proxima semana tentarei uma forma nova, se essa falhar vou utilizar o plano B. Abraços

    Gill

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards