Maldito horário de verão

E lá se foi mais um dos controversos horários de verão. Nesse final de semana os brasileiros que estavam sujeitos ao mesmo tiveram de atrasar em uma hora seus relógios. o que era oito da manhã (mas não era oito da manhã na verdade) passou a ser sete da manhã (agora de verdade) ... uma confusão.

"Mas o que isso tem a ver com estudar para concursos públicos?"

Muitas coisas, caros concurseiros leitores, afinal de contas, não são poucos os brasileiros que sofrem com essas mudanças de horário. Isso acontece porque o relógio biológico é afetado ... enquanto o corpo acha que é uma hora, no mundo é outra hora. Segundo médicos, as mudanças sentidas pelo organismo tanto com o início quanto com o fim do famigerado horário de verão são causados por variações hormonais como do cortisol e melatonina, responsáveis pelo nosso relógio biológico. Os efeitos dessa variações são diferentes de pessoa para pessoa e vão desde alterações no sono, irritabilidade, estresse, baixa produtividade até o aumento da instabilidade vascular.

Além disso, com o horário de verão na ativa temos a impressão de que os dias são mais longos, o que reforça a ideia de que temos mais tempo para estudar. Acabou o horário de verão, o efeito é contrário e isso afeta em muito o estado de espírito do concurseiro.

O que fazer para amenizar os efeitos dessa volta ao horário "normal"? Vejamos.

1 - Abrace de vez o fim do horário de verão, ou seja, mantenha sua rotina. Se acorda às 7 da manhã, continue acordando nesse horário. Vai dormir às 10 da noite, continue fazendo isso. Dessa forma você se adaptará muito mais rápido ao novo velho horário;

2 - Reveja sua tabela de planejamento de estudos. Quem estuda mais durante o dia e não rende tanto a noite provavelmente terá mais problemas para se adaptar, enquanto quem estuda mais e melhor a noite poderá aproveitar muito mais;

3 - Não apele para medicamentos para lidar com essa mudança de horário. O melhor remédio é pegar leve nos primeiros dias, não forçar demais o organismo a se enquadrar no novo horário, e praticar exercícios físicos para dar uma calibrada nos hormônios.

RESUMO DA ÓPERA - Vida de concurseiro é mesmo uma dureza. Somos muito vulneráveis a fatores externos como mudança de temperatura, de luminosidade e por aí vai por conta de vivermos com os nervos a flor da pele, muito estressados com a necessidade de estudar muito sério e de passar e sermos empossados. Por conta disso temos, sim, de considerar tanto esses fatores quanto nossa sensibilidades a eles, afinal, conhecer um problema já é meio caminho andado para encontrar uma solução.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Maldito horário de verão"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards