Entrevistas com concurseiros aprovados - Felipe Bezerra

Olá, concurseiros! Hoje eu tenho o prazer de entrevistar Felipe Bezerra, futuro oficial da Marinha do Brasil. Felipe foi aprovado, recentemente no concurso do Quadro Complementar na especialidade de Administração. Tenho tido a oportunidade de conversar e aprender muito com esse jovem ex-concurseiro. Já publiquei artigo sobre um de seus ensinamentos recentemente: http://migre.me/7SoVG. Agora, ele nos brinda com uma bela entrevista com o intuito de ajudar os concurseiros de plantão que desejam ingressar nas Forças Armadas com boas dicas.

Como lhes disse, esse jovem rapaz é um exemplo de persistência. Vejam porque nessa entrevista.

Conte-nos um pouco sobre como foi sua preparação até chegar a ser aprovado no concurso da Marinha.

Felipe Bezerra - Boa tarde Raquel, é um prazer poder ajudar os concurseiros do Brasil contando um pouco da minha experiencia. Tudo começou em 2009, quando eu tinha acabado de me formar em administração e estava totalmente frustrado com o mundo privado, pois achava inadmissível uma pessoa formada ter que trabalhar muitas vezes mais de 10 horas por dia para ganhar pouco mais de um salário minimo. É triste, mas essa é a realidade da maioria dos recém- -graduados em administração. Percebi que concurso público era a grande saída se eu quisesse começar bem minha carreira de administrador. A principio, eu não foquei em nenhum concurso em específico e me inscrevi em praticamente todos que estavam abertos. Comecei a sentir como as pessoas desse “mundo” se portavam, pois era algo totalmente novo para mim. Observava como as pessoas ficavam tensas, estudavam até momentos antes da prova, e ficava pensando como aquilo era incrível, pois jamais havia imaginado esse tipo de realidade. Como já esperava, tomei bomba em todas essas provas, pois até então eu não tinha feito nenhuma preparação em específica, apenas estudava a esmo algumas matérias. Durante essas provas eu comecei a entrar em fóruns de concurso, pesquisava vídeos na internet sobre como se preparar bem e conseguir a aprovação, lia muitos depoimentos dos aprovados e tenho certeza que eles me ajudaram bastante a chegar onde cheguei. Decidi me dedicar exclusivamente para a prova da Marinha no final de 2009, a partir daí eu procurei conhecer a prova, seu perfil, o que costumava cair, o que não costumava, e me preparei totalmente baseado nessa prova. Durante minha preparação eu cheguei a fazer provas para outras carreiras como para a Petrobras, porém nunca esperei que fosse aprovado, fazia apenas por fazer e tentar a sorte, exatamente porque apesar de ter o conteúdo parecido, afinal administração é a mesma em todo lugar, o perfil da prova era diferente, quando eu digo perfil eu quero dizer o que é cobrado, como costuma ser cobrado, o tipo de pergunta que geralmente cai, etc. Eu analisei friamente todas essas ponderações na prova da marinha antes mesmo de começar a estudar o conteúdo, com isso eu percebi que eu não precisava saber todas as matérias exigidas no conteúdo programático, o que otimizaria meus estudos pois era apenas focar nas matérias que realmente interessam. Eu gosto muito de trabalhar com resumos, resumi praticamente todas as apostilas que eu tinha referentes à prova e fiz muitos exercícios. Exercício é a fonte para a prova da Marinha na área de administração. Resolvendo os exercícios das provas anteriores várias vezes já é meio caminho andado. No dia anterior a prova muita gente recomenda passar um dia calmo, sem muito estresse, comigo foi totalmente diferente rs. Lembro como se fosse hoje, acordei 9 horas da manha, revi TODAS as revisões que tinha feito até aquele dia, passei o dia todo estudando, fiz um tipo de super resumo em apenas uma folha, folha esta que eu ficaria lendo até o momento de começar a prova e que talvez por obra divina constava 4 questões da mesma. Fiz exatamente isso e graças a Deus deu certo.

Imaginamos que você tenha passado por momentos difíceis. Quais foram eles na sua trajetória?

Felipe Bezerra - Assim como qualquer concurseiro eu passei por vários momentos difíceis. Tive problemas de saúde na família(meu pai estava com um problema sério na perna com possibilidade até de amputação, logo não conseguia me concentrar), problemas de motivação (por alguns instantes eu me perguntava se realmente valia a pena todo aquele esforço) mas jamais deixei de acreditar no meu sonho. Bem, para mim o que de pior aconteceu foi a não aprovação da família. A grande maioria acha besteira a carreira militar, muitos desaprovam os treinamentos, alguns também não acreditavam que eu seria capaz de ser aprovado. Eu procurava não me preocupar muito com isso, usava como combustível na minha preparação. Uma coisa que eu fiz e que deu certo foi tentar pensar só em coisas boas, as coisas ruins que minavam a minha energia eu jogava de lado. Todos os dias eu pensava na minha formatura, no dia em que eu fosse comprar as minhas fardas, nas coisas boas da carreira, tudo que era de ruim que as pessoas me falavam entrava por um lado e saia pelo outro sem deixar ruído. A gente não pode deixar as energias negativas atrapalharem a alcançar nossos sonhos de modo algum. Muita gente reclama de tempo, que não tem tempo para estudar. Para esses eu digo que se realmente a aprovação é o que importa, arrume tempo. Todos nós temos 24 horas todos os dias, ninguém tem mais tempo que ninguém, todos temos tempos iguais, basta saber aproveitar melhor. Nos finais de semana quase sempre eu acordava 7, as vezes 8 da manha para estudar, não gostava de jeito nenhum disso rs, mas era um mal necessário. Cansei de ir dormir depois da 4 da manha estudando. Se o trabalho está atrapalhando, então saia do trabalho, se não pode sair do trabalho, então use os finais de semana, os tempos livres, as férias, folgas, enfim, não pense no problema, pense na solução e tire agora mesmo de perto de você tudo que mina sua energia, não pense na desculpa que vai dar quando não passar, mas sim no “obrigado” quando te derem “parabéns” pela aprovação. Lembre-se, o sofrimento é temporário, o soldo é eterno!

A Marinha do Brasil é conhecida por cobrar questões focadas em bibliografia presente no edital. Ocorre que o programa é extenso. Como você driblou essa dificuldade?

Felipe Bezerra - Driblei facilmente essa dificuldade Raquel. Considerando a especialidade administração, a Marinha costuma repetir os assuntos e até cobrar as mesmas questões anteriores O que eu fiz foi imprimir todas as provas anteriores e tabular a frequência com que cada questão caia, o assunto que caia, enfim tracei um perfil da prova, estudei a prova para depois estudar os assuntos. Muitos assuntos estão na bibliografia apenas para constar pois nunca caíram. Isso mostra que quem passar em concurso não é quem sabe mais, são uma serie de fatores, saber mais é apenas mais um fator.

O que te motivou a fazer o concurso da Marinha do Brasil?

Felipe Bezerra - Muitos fatores Raquel. A carreira, o sonho de ser militar, o status, a independência pessoal e financeira, o fato da escola de formação ser no Rio, a estabilidade, enfim esses são os fatores principais.

Que tipo de conselho você daria para quem deseja estudar para os concursos do QT (Quadro Técnico) ou do QC da Marinha do Brasil? E para quem deseja ingressar na EsFCex (Exército) na área de Administração?

Felipe Bezerra - Para os futuros colegas militares eu digo que tenham foco e acreditem fielmente em vocês e que sim, é possível classificar, assim como foi possível para mim. Estudem o perfil da prova, não tentem abraçar o mundo, a prova da Marinha e do Exército possuem perfis completamente diferentes, apesar de ambos serem administração. São poucos os casos das pessoas que passaram nas duas, a maioria ou passa pra Marinha ou passa para o Exército. Procurem saber um pouco sobre a carreira de ambas as forças e tomem sua decisão, não se desesperem em caso de reprovação, procure saber onde errou e tente corrigir. Se estiver fazendo preparatório seja humilde com seus colegas de aula, não os veja como concorrentes mas sim como fonte de conhecimento e futuro colega de farda. Procure ensinar suas técnicas e aprender com eles, quem ensina aprende muito mais. Eu ensinava absolutamente todas as minhas técnicas e “macetes” para meus colegas de classe e não me arrependo. Lembre-se, o grupo fortalece o grupo, acreditei nisso e funcionou comigo. No dia da prova procure ter o máximo de tranquilidade e atenção. Lembre-se que meses e talvez anos de preparação serão resumidos naquelas 4 horas de prova. Fique o mais tranquilo possível, mas sem perder o foco. O nervosismo faz muita gente boa cair, tenho amigos que ficaram reprovados por conta do nervosismo. Bem, acho que é tudo, quem quiser alguma informação adicional segue meu e-mail felipebezerra@hotmail.com. Um Abraço e boa sorte para todos.

Felipe, nós do Concurseiro Solitário desejamos muito sucesso na Marinha!

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Entrevistas com concurseiros aprovados - Felipe Bezerra"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards