CARNAVAL: ESTUDAR OU CAIR NA FOLIA?

Com a aproximação do feriadão de carnaval uma dúvida terrível fica remoendo na cabeça de quem está se preparando para concursos públicos: “Coloco o estudo em dia ou caio na folia do carnaval?”. Se você também está passando por esse mesmo dilema, é hora de colocar tudo em pratos limpos e fazer uma autoavaliação de suas reais prioridades, pois muito pior do que a ressaca causada por uma simples bebedeira é a “ressaca moral”, essa sim é cruel!

Digo isso porque muitas pessoas abdicam de outras atividades e interesses, como um curso superior, relacionamentos, convívio familiar e social e, até mesmo, de um trabalho fixo, por exemplo, com a promessa de dedicação exclusiva aos estudos para concursos públicos, criando para elas e para os outros, uma expectativa de um futuro promissor, através da carreira pública.

Entendo que é muito importante conseguir dosar os estudos com o lazer (ninguém precisa ficar bitolado de tanto estudar). O que não pode acontecer de maneira alguma é o concurseiro fazer um mega, ultra, hiper, planejamento de estudos e jogar tudo para o alto, seguindo atrás do primeiro bloco que aparecer. Muitas vezes apenas influenciado pelo feroz apelo comercial investido nessas festas.

Sobre como a maioria dos candidatos encaram essa época de muita folia, acredito que existem três situações:

1. Concurseiro sério e comprometido, estudando sem edital publicado – nesse caso, mesmo não gostando de carnaval, o concurseiro poderia até viajar com a família, isso seria uma injeção de ânimo e um tapa naquela fadiga causada pela rotina do dia a dia de estudos. Recomendo com moderação! De qualquer forma, para aquele candidato que já traçou, desde o ano passado, o seu quadro de objetivos e metas a serem alcançados ao longo do ano, creio que todo tempo livre será sempre bem-vindo.

2. Concurseiro sério e comprometido, estudando com edital publicado – aqui o bicho pega (literalmente!), não existe um minuto a perder. Principalmente se o candidato estuda e trabalha. Alguns concursos como o TRE-SP e Senado Federal, por exemplo, com as datas das provas bem próximas, exigem total dedicação do candidato nessa reta final. Além disso, ainda existem dezenas de editais (esfera federal, estadual e municipal) aguardando a publicação para os próximos meses, como: Receita Federal, Polícia Federal, TRT-10ª Região, Caixa Econômica, Polícia Federal, Banco Central, entre outros.

3. Aquele candidato que só estuda com edital publicado – esse é o tipo mais comum (um erro básico que costuma acontecer com a maioria dos candidatos). Mesmo com edital publicado, um dia a menos ou um dia a mais, não vai fazer nenhuma diferença, pois raramente ele faz algum planejamento (inventa de estudar somente na última semana antes da prova). Uma boa prova disso é a quantidade enorme de candidatos que não conseguiram ao menos a classificação no último concurso do INSS. Portanto, para esse tipo de candidato todo feriado será sempre bem vindo.

Assim, independemente da situação em que você se enquadre, é indispensável escolher de forma segura e consciente como serão utilizados todos os dias de folga, pois inventar de estudar e ficar com o corpo sentado em uma cadeira de frente para os livros e a cabeça em cima de um trio elétrico, isso não vai funcionar.

Para o concurseiro que optou em não sair do “ritmo” de estudos, seguem algumas dicas:

- Crie um quadro de estudos e distribua as matérias ou atividades pelos dias de folga. Pode ser um resumo, resoluções de questões ou simplesmente colocar em dia os estudos daquele curso online (videoaulas e aulas em texto) ou a leitura daquele livro comprado ainda no ano passado;

- Naquele momento de desânimo, imagine mentalmente o que você estará fazendo no próximo ano, depois de devidamente empossado no seu cargo, com aquela remuneração “gorda” todo mês na sua conta;

- Tente recrutar outros candidatos que vão estudar durante o feriado e organize um “bloco de estudo”, online ou presencial. Muitas pessoas reservam esses dias de folga para atualizar as matérias ou fazer simulados e revisões;

- Nesses dias que antecedem o feriadão, é muito comum ouvir alguém dizendo que vai viajar, mas vai levar o material para dar uma “olhadinha” nos intervalos da folia. Não se engane, estudar é um momento sagrado, ninguém aprende coisa nenhuma dando uma simples olhadela. Só leve seu material de estudo se for para um local totalmente livre de qualquer tipo de distração.

RESUMO DA ÓPERA – Não quero através desse artigo criticar aquele candidato que gosta de curtir a folia do carnaval. Como concurseiro poderia até ficar muito feliz em ver meus prováveis “concorrentes” fora do páreo. Entretanto, só quero alertar que a decisão de estudar para concurso público não pode ser tratada como um simples passatempo, um estado de espírito. O tempo passa, a fila anda e os candidatos estão cada vez mais profissionais e, armados até os dentes, com livros e cursos de altíssima qualidade. Fica a dica!

“Concurseiro sério não tem férias, final de semana e muito menos feriado. Para o concurseiro sério os estudos só terminam com a posse.” Fontenele

FONTENELE é um concurseiro que está se preparando para sair no “Bloco dos Empossados”.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "CARNAVAL: ESTUDAR OU CAIR NA FOLIA?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards