Sobre a experiência de palestrar na 2a Feira da Carreira Pública

Já visitei várias feiras de concursos públicos desde que comecei a estudar para concursos públicos, sempre em busca de informações úteis para meus estudos, material de estudo com bons desconto, contato com outros concurseiros, mas dessa vez particiei da 2a Feira da Carreira Pública de uma forma inédita para mim, como palestrante.

"É, gente, a vida do concurseiro muda muito rápido. Sou a prova viva disso. Ano passado nessa mesma época eu estava sentando entre vocês, hoje estou aqui palestrando como servidor público, autor de concursos públicos e concurseiro". Foi mais ou menos assim que iniciei minha palestra nessa feira, para a qual fui convidado pela Editora Elsevier Campus, na qual lancei meu primeiro livro sobre concursos públicos, e Folha Dirigida, organizadora da feira.

Vou ser sincero com vocês, estava mais preocupado em fazer uma palestra diferenciada e muito útil do que estava nervoso com a ideia. Estava decidido a fugir do lugar comum da maioria das palestras que assistimos, onde há uma grande distância entre os palestrantes e seu público. Além disso, escolhi um assunto com base na máxima de "diga o que você gostaria de ouvir", então o tema de minha palestra foi “As Sete Armadilhas Mais Perigosas para Concurseiros”.

Uma coisa é não se preocupar em encarar uma platéia de algumas dezenas de pessoas, outra coisa completamente diferente é encarar uma platéia de aproximadamente 250 concurseiros ávidos por informações que sejam úteis e que os tornarão melhores concurseiros.

Procurei deixar claro que antes de qualquer coisa eu era um concurseiro como quem me assistia, não alguém que via os concursos públicos apenas de fora, de uma situação confortável e distante. Isso criou uma empatia muito grande e tornou a palestra muito dinâmica e interessante.

É uma experiência muito difícil de ser descrita em palavras falar diante de uma audiência tão grande e ver tantos movimentos de cabeça de concordância que silenciosamente dizem "Sei exatamente do que você está falando, porque estou vivendo isso".

A palestra durou 50 minutos, mas para mim o tempo voou. Quando terminou fiquei muito feliz em ter a certeza de que havia ajudado e motivado pelo menos um pouco aquelas duas centenas e meia de concurseiros que me ouviram.

Mas não me limitei à palestra. Com a ajuda da equipe do blog fizemos algo mais a fim de levar para os milhares de concurseiros que não tiveram a oportunidade de visitar a feira a mensagem que transmiti em minha palestra. Por isso criamos o ebook “As Sete Armadilhas Mais Perigosas para Concurseiros”, que trata do assunto em quize páginas de texto. E você têm ideia de quantos vezes esse ebook já foi baixado em apenas 48 horas? Pouco mais de 3.500 vezes. Considerando que o mesmo será repassado diretamente entre as pessoas, por email, de pendrive para pendrive ou então impresso, calculamos que pelo menos 5.000 pessoas já leram tal publicação totalmente gratuíta.

Resumo da ópera - É muito bom podermos ajudar outros concurseiros a lutar de forma mas eficiente pelo sonho de posse em cargo público, muito bom mesmo.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Estive presente na segunda edição da feira da carreira pública nos dias 19 e 20 de fevereiro e confesso que foi muito gratificante ter participado.

Tentei participar de forma ativa, visitando os estandes, conhecendo as editoras de livros, assisti a uma palestra (a do Charles Dias é claro...), conheci melhor os cursos presenciais que ali estavam.

Também participei de quase todos os sorteios de cursos e material de estudo, infelizmente só ganhei as canetas promocionais e folhetos. Rsrsrsrsr

Tinham várias atividades que premiavam os participantes com descontos de até 100% em cursos e livros. Entre elas joguei golfe no estande da Renato Saraiva e não acertei o buraco, logo não ganhei um curso on line. Participei do “quiz” do LFG que premiava o participante com uma bolsa de estudos de 100% em qualquer curso da instituição. Estava indo tão bem... Era preciso acertar as 6 questões do “quiz” para ganhar a bolsa. Eu acertei 5 de 6 questões. Errei a última de português por pura falta de atenção e também não ganhei a bolsa de estudos. Uma pena pois um participante que fez esse “quiz” antes de mim havia sido premiado e eu também queria ganhar... Buáááá. Também tentei acertar a bola dentro do alvo no estande da Central de Concursos para ganhar um “Squeeze”. Tentei por duas vezes e como não tenho coordenação alguma, também não levei mais esse.

Certamente a pessoa mais aclamada dessa feira foi o Juiz Federal William Douglas. Havia fila para entrar em sua palestra e uma fila imensa de seus “fãs” para que ele autografasse seus livros.

Até participei da promoção da ESPP que premiava os participantes, os 3 primeiros, com ótimos prêmios:

1º um automóvel Fiat uno

2º uma TV led Lg 42 polegadas

3º um notebook sansung

A notícia ruim é que acertei apenas 42 questões de 60 e não ganhei nenhum dos prêmios acima. A notícia boa é que das 15 questões de português da prova eu errei 9 questões.

Mas como essa noticia de errar 9 questões de 15 pode ser boa?”

Foi boa porque pude perceber que a matéria Língua Portuguesa é o meu “calcanhar de Aquiles”. Devo estudá-la mais do que vinha estudando. Agora tenho certeza de que isso é verdade!

A primeira vez que percebi que Português era minha fraqueza foi quando fiz, em 2010, a prova de Técnico Administrativo da ANVISA. Já era servidor da ANAC e trabalhava em São José dos Campos e queria voltar a São Paulo.

Fiz a prova, passei em 1º lugar em SP (Só tinha uma vaga), porém na prova de língua Portuguesa, das 10 questões da prova, errei 9 delas, ou seja, acertei apenas 1 mísera questão! Bom, eu passei, mas a sensação de fracasso ao errar 90% da prova de português foi péssima.

A Feira da Carreira Pública me deu a certeza necessária de que eu preciso estudar mais essa matéria e eu vou estudá-la!

Resumo da Ópera - Foi ótimo participar da Feira da Carreira Pública. Aprendi muito mais sobre esse “mundo” que é hoje em dia o Concurso Público no Brasil, um pouco mais mercado cada vez mais profissional que se criou ao redor dessas seleções e ainda aprendi que não aprendi português direito...

Carlos Sales é Servidor Público Federal que almeja cargos melhores do que aquele que já ocupa.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Ebook GRÁTIS!

Clique na imagem acima para baixar.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Sobre a experiência de palestrar na 2a Feira da Carreira Pública"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards