RESENHA - Inglês para Concursos Públicos de Roberto Witte

Para os concurseiros que não marcam bobeira e procuram estudar bem inclusive aquelas matérias consideradas "fáceis", a Editora Impetus lançou um excelente linha de Inlgês para concursos públicos que merece também aenção especial por sua excelente qualidade editorial.

Editora: Impetus
Autor: ROBERTO WITTE
ISBN: 9788576263968
Ano: 2010
Edição: 1
Número de páginas: 280
Acabamento: Brochura

Prezados Concurseiros e Concurseiras desse meu maravilhoso Brasil! (com letra maiúscula porque, para nós do ramo de concursos, é Profissão... rsrs)

Estamos aqui para mais uma resenha do Blog do Concurseiro Solitário, o único que dá aquela “forcinha” na hora de ajudá-los a adquirir material de qualidade para concursos públicos.

Todos que estudam para concursos, principalmente para aqueles considerados de “alto nível” (BACEN, CVM, AFRFB e etc...), têm percebido que o conhecimento em inglês tem sido cobrado com uma maior freqüência nos últimos certames.

Pensando nisso, nós do Blog do Concurseiro Solitário, decidimos que faríamos uma resenha diferente. Como assim diferente? É o seguinte: O Charles Dias iria fazer a resenha do livro de Inglês, mas por ele possuir um amplo conhecimento sobre língua, quando analisasse o livro talvez não percebesse as dificuldades que poderiam aparecer para aqueles que não tiveram um contato prévio com a matéria, em relação à clareza e objetividade na apresentação do conteúdo. Então, por eu possuir um conhecimento quase nulo sobre a língua inglesa, achei que poderia ser um parâmetro para aqueles que desejam utilizar este material para estudo.

Confesso que não foi uma tarefa fácil para mim... Pensei seriamente em rejeitar a oferta tamanha a insegurança que eu tinha (preste atenção no tempo do verbo, no passado...) sobre aprender a ler em inglês. E digo isso de novo: aprender a ler em inglês, porque é o que precisamos saber na hora de fazer a prova do concurso.

Abaixo relaciono as impressões sobre o livro do professor Roberto Witte.

Sobre o aspecto físico do livro, considero-o de boa qualidade, de fácil visualização, principalmente pelo fato de ser bem formatado e organizado, agradável àquele que é sensível a esse tipo de aspecto, de forma a facilitar a leitura, até porque já peguei livros que começavam e terminavam do mesmo modo, o que dava a impressão de o conteúdo ser muito ruim, mesmo que ele fosse de altíssima qualidade;

O livro possui tabelas com palavras específicas para os textos exigidos em concursos públicos, que normalmente cobram textos técnicos das respectivas áreas de atuação dos órgãos promotores.

O livro se propõe a ser um “manual” para os Concurseiros que vão encarar os certames que explorem conhecimentos da língua inglesa. Eu, por exemplo, nunca fiz uma prova de inglês como deveria, lendo o texto, fazendo comparações com as questões e deduzindo as informações a partir do que conseguia entender, porque sempre fui péssimo nessa matéria. Confesso ainda que quando comecei a estudar por esse livro, senti-me muito inseguro e, por algumas vezes, não compreendia o que o livro tentava me passar de conhecimento. É provável que por não possuir nenhum conhecimento prévio da matéria tenha tido dificuldades, ainda que a didática do livro, depois de algum tempo, tenha se mostrado muito boa.

Depois que compreendi o método do livro, juro, me surpreendi com a quantidade de informações que estava absorvendo. Parecia mais fácil do que minhas tentativas anteriores porque estava preocupado exclusivamente em aprender a ler o texto em inglês e não a aprender a falar ou mesmo a escutar/ouvir as palavras.

Para se ter conhecimento pleno de um língua qualquer você deve dominar 4 aspectos da língua: ler, escrever, falar e ouvir (entender o que ouve). Para concursos públicos, de modo geral, você necessita de apenas de 1 desses 4 aspectos que é a leitura. A prova não vai “falar” com você em inglês para que você compreenda o que está sendo transmitido! Você necessitará ler o texto para compreender o que está sendo pedido nas questões e marcar o “X” na alternativa correta. Somente isso!

Desse modo, existe a possibilidade de você, Concurseiro, se dar muito bem na prova de inglês mesmo sem saber pronunciar uma única palavra da língua ou entender, ao ouvir, algo que é pronunciado por alguém.

Desde já aviso: Se você quer aprender a falar inglês, NUNCA compre esse livro. Ele é fundamental somente àqueles que querem passar em um concurso público. Para isso se matricule em um curso de línguas!

No livro existem exercícios que fazem você pensar primeiramente no Português e através da comparação com a nossa língua pátria, nos faz entender como responder a questão em inglês o que, em minha opinião, facilita muito o entendimento das estruturas gramaticais.

O livro ainda apresenta exercícios de tradução para que o Concursando possa adquirir o vocabulário necessário ao entendimento de textos de concursos públicos. Muitos desses enunciados que são pedidos nesse tipo de exercício são retirados diretamente das mais recentes provas aplicadas nos mais variados certames, o que aproxima o Concurseiro de uma situação real de prova, facilitando e tornando o mais fidedigna possível a experiência de uma tradução em concursos públicos.

Todos os textos que necessitam de interpretação para que sejam respondidas as questões de fixação de conteúdo, possuem, ao final do livro, as traduções para que o aluno possa acompanhar, ou mesmo, tirar suas dúvidas sobre possíveis significados de expressões que fogem, em regra, de uma simples tradução de um vocábulo.

O livro, sempre que se faz necessário, apresenta observações do professor referentes aos temas da língua inglesa que possam ter mais de um significado em algumas situações específicas o que dá um alerta aos Concurseiros para que não caiam nas chamadas e tão conhecidas “pegadinhas” de prova.

Na minha opinião, o diferencial do livro encontra-se logo nas 30 primeiras páginas da obra:

Objetivo da obra;

Sugestões do que fazer e do que não fazer;

Metodologia;

Roteiro de estudos;

Perfil das bancas;

Armadilhas em textos;

Quais pontos gramaticais eu devo estudar?

Como estudar os pontos gramaticais?

Como estudar interpretação de textos?

Características das provas de concursos públicos;

Listas de verbos: Como enfrentar.

Um verdadeiro manual que me auxiliou de modo a me dar muito mais segurança e motivação para enfrentar essa dura (não é fácil... sem esforço não há recompensa!) tarefa de aprender algo que já tinha dado como impossível de aprender.

Afirmo que NÃO terminei a obra ainda, pois se assim o fizesse no prazo de 15 dias que me foi dado para fazer essa resenha, não teria aprendido nada e só jogaria meu tempo fora e, assim, seria parcial ao afirmar que vale a pena adquirir o livro, o que NÃO é o objetivo dessa resenha.

Aprendi muito com o livro. Aprendi mesmo, mas sei que necessito aprender muito mais e pretendo concluir essa obra que tanto me ajudou. Eu a recomendo. Agora sei um pouquinho mais dessa língua que tanto já me atrapalhou nesses meus estudos para concursos públicos e acredito que, certamente, ajudará a você que tem dificuldade em aprender essa língua, a mesma dificuldade que eu tive (e ainda tenho...).

Resumo da Ópera - Minha conclusão é de que o método explorado pelo professor Roberto Witte no livro Inglês para Concursos – Uma abordagem Prática – é eficaz desde que seja seguido à risca, ou seja, fazendo-se os exercícios, lendo os textos, traduzindo as sentenças e sempre estudando os vocabulários específicos para o concurso que deseja ser aprovado.

CARLOS SALES é um concurseiro que está tentando estudar mais as matérias que sabe menos.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar com total segurança na LIVRARIA ÚLTIMA INSTÂNCIA com um bom desconto, basta clicar na imagem abaixo:

———«»———«»———«»———


0 Response to "RESENHA - Inglês para Concursos Públicos de Roberto Witte"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards