Resposta à pergunta de um leitor


Raquel, hoje queria te pedir mais uma ajuda. Irei fazer um concurso cuja prova será dia 5 de dezembro. Trata-se de prova para Procurador de Município de Uberlândia e o conteúdo programático é gigante. Será meu primeiro concurso de nível superior e estou muito perdida. Como faço pra dividir tanta matéria entre os dias da semana? Dá tempo de estudar tudo em tão pouco tempo? Lá no concurseiro há algum artigo sobre estudos assim de última hora? Se você puder me ajudar serei muito grata mais uma vez e caso necessite de mais informação é só me avisar.

Hoje vou responder à dúvida de uma leitora porque considerei super importante. Além disso, eu já tive meus dias de pavor nos meus primeiros concursos para nível superior. Dá um medo que depois vemos que é infundado. Veremos o porquê.

Primeiramente, nada de pânico por fazer seu primeiro concurso de nível superior. Muitas vezes, o nível de dificuldade é igualzinho à prova de nível médio. Afinal, há pessoas com doutorado fazendo prova para nível médio e as bancas organizadoras acabam apertando o cinto por essa razão.

Pelo que pude observar do edital, você já pode ficar tranquila por não ter peça processual para fazer. Caso contrário, seria outro tipo de prova a treinar. Então, agora é hora de dividir o tempo por igual, mas dando mais tempo para as matérias que você tem mais dificuldades e para aquelas matérias cujo programa seja maior. Observei que Constitucional e Administrativo são enormes. Por isso, convém dar uma boa atenção a essas matérias.

Outra coisa: se você não leu algum Manual/Curso de Direito Administrativo e Constitucional, seria legal começar a ler. Se já leu, agora é momento de ler algum resumo que tenha feito ou algum livro de resumo. Muito importante é fazer muitas questões. Eu só comecei a ter um salto significativo de qualidade nos estudos quando comecei a fazê-las. Pode ser do último concurso, de outros concursos da banca examinadora desse certame e de outras bancas nessas matérias que cairão na sua prova. O que importa é sempre resolver questões.

Quanto a dar tempo para estudar, essa é uma questão muito individual. Afinal, não sei como foi sua preparação para concursos pretéritos. Isso porque a bagagem boa que carregamos deve ser considerada nessas horas. Contudo, em algum momento você terá de começar a se direcionar se quiser prestar provas para o segmento das procuradorias, não é mesmo? Por isso, procure dar o melhor de si e não pensar em se vai dar ou não. É difícil demais conseguir ter esse tipo de desprendimento, mas é a melhor postura que há. O seu rendimento tenderá a ser melhor, sabia?

Além disso, se você não estiver pronta hoje para esse concurso, um dia você certamente estará preparadíssima para algum do mesmo tipo. Só precisa continuar e nunca desistir de lutar pelo seu objetivo.

Resumo da Ópera - Não precisamos ter medo. Basta termos as informações certas, lutarmos com seriedade para conseguirmos enfrentar tais desafios. Nem sempre é fácil ter tamanha frieza, mas quando conseguimos, tudo fica mais viável.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos..

———«»———«»———«»———


0 Response to "Resposta à pergunta de um leitor"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards