Quando é preciso atualizar o material de estudo

Quando estudei para o vestibular, lembro-me bem de ter usado diversos livros e apostilas de cursinho como material de apoio, alguns com mais de uma década de idade. Foram todos muito úteis e me ajudaram a passar no tão desejado vestibular da USP (Universidade de São Paulo). E isso pode ser feito em muitos cursos, universitários ou não ... menos para uma boa parte das matérias cobradas em concursos públicos.

Se tem algo que muda constantemente são as leis ... ainda bem. Essas mudanças se dão por conta de atualizações, aperfeiçoamentos, ou seja, assim como a sociedade evolui constantemente, nada mais lógico que as leis que regem as relações sociais evoluírem pelo menos numa velocidade o mais semelhante possível. Se pegarmos a atual Constituição do Brasil e compararmos com sua versão como foi aprovada pela Assembléia Constituinte lá no final dos anos 80, notaremos que há centenas, senão milhares de mudanças, na maioria dos seus capítulos.

Semana passada recebemos vários comentários e emails de leitores do blog, todos fazendo a mesma pergunta, "como saber se meu material de estudo está atualizado?". Esse é um questionamento extremamente pertinente e que deve ronda a mente de todo concurseiro sério, afinal de contas, estudar com material desatualizado é dar uma grande margem para ir mal em provas de concursos públicos.

Particularmente, divido o material de estudo em termos de atualização segundo sua, digamos, volatilibilidade (mudável, volúvel, inconstante):

Volatilibilidade baixa - Material de estudo de matérias de estudo "clássicas" que já têm sua teoria e prática consolidada, como matemática, Raciocínio Lógico, Arquivologia ou Economia.e Administração. A maior parte dessas matérias pode muito bem ser estudada tanto com livros de edição fresquinha quanto de edições lançadas em 1990.

Volatibilidade média - Material de estudo de algumas partes das matérias em geral de volatibilidade baixa, como alguns tópicos mais recentes de Arquivologia, aplicação de teorias econômicas a fatos e acontecimentos atuais ou Economia Brasileira atual, alguns tópicos de Administração, ou seja, geralmente tópicos de origem mais recente de matérias consolidadas.

Volatibilidade alta - Aqui entra o material de estudo da maior parte das matérias jurídicas, exceto teorias jurídicas já cristalizadas. Essa alta volatibilidade das matérias jurídicas é explicada de um lado pela atualização das leis e por outro pelo avanço do entendimento doutrinário. Dessa forma, por exemplo, um livro excelente de Direito Constitucional para concursos públicos lançado uma década está em grande parte desatualizado.

Dá para usar livros em parte desatualizados para estudar para concursos públicos? Sim, dá. O problema é que apenas concurseiros mais experientes terão discernimento para saberem o que pode ser aproveitado para estudo e o que deve ser ignorado. Para concurseiros iniciantes ou menos experientes, o melhor mesmo é evitar completamente material de estudo desatualizado a fim de não haver dor de cabeça.

Vou exemplificar esse asssunto com um exemplo da "vida como ela é" que testemunhei não faz muito tempo. O capítulo sobre nacionalidade da Constituição foi alterado tempos atrás. Esse capítulo é "arroz de festa", ou seja, solicitado em 8 em cada 10 concursos públicos. Num fórum de um concurso público que prestei, depois da prova um concurseiro desavisado postou um desabafo criticando duramente a banca do concurso por cobrar esse tópico constitucional de forma errada e tal e tal. O cara postou inclusive um belo recurso pedindo anulação da questão. Só havia um pequeno problema ... ele estudou por um texto constitucional desatualizado, ou seja, no qual o capítulo sobre nacionaliade (e provavelmente outras coisas) não constava as tais mudanças recentes e o cara se ferrou ... e ainda por cima pagou o maior mico nessa lista de discussão!

Resumo da ópera - É fácil saber se seu material de estudo está atualizado ou não. Primeiro divida-o segundo a volatibilidade. O que é de volatibilidade baixa você não deve se preocupar muito, não. O que é de volatibilidade média é bom checar se houve alguma mudança significativa nos últimos três anos em relação aos tópicos abordados ou se seu material tem mais de três anos desde a publicação. Quanto ao materiald e volatibilidade alta, se tiver mais de dois anos de editado, a chance de haver alguns pontos desatualizados é enorme, então é checar cada um com cuidado, procurando no site do Planalto (http://www.presidencia.gov.br/legislacao) pela versão mais atual das leis e fazer a comparação. De qualquer modo, concurseiro sério se preocupa e somente estuda com material atualizado, isso é fato.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Em janeiro realizamos a primeira promoção da história desse blog, chamada "Eu quero esses livros!", em parceria com várias editoras e com a Livraria Última Instância. Foram dois ganhadores, um sorteado entre quem enviou email para o blog se inscrevendo na promoção e outro entre quem postou uma mensagem no tópico de inscrição em nossa comunidade no Orkut ou nos enviou um tweet (via Twitter) inscrevendo-se.

Pois bem, os ganhadores sorteados e tiveram seus nomes divulgados no começo do mês. Agora que já receberam todos os livros, nos enviaram fotos para comprovar (e provar) para todos vocês a seriedade das nossas promoções. Hoje postarei a foto de um dos ganhadores e ao longo da semana a foto de outro ganhador.

Comecemos pelas damas. Cássia Ponce, uma das ganhadores, nos enviou esse email quando soube da boa notícia:

"Primeiramente sou leitora do blog já faz um bom tempo. E todos os dias quando dá um tempinho aqui no escritório entro no blog para ficar por dentro do mundo dos concursos, e olha que ajuda mto a gente aqui desse lado, que as vezes dá uma desanimada, a levantar e seguir na busca do nosso sonho. Então Parabéns pela criação, e aos seus colaboradores tbm.

Uhuhuhu!! Fiquei mto feliz! Obrigada Concurseiro Solitários! Prazer, meu nome é Cássia Ponce. Tenho 32 anos. Aproveitando para dar uma desabafada, eu estava um pouco desanimada na batalha do concursos , mas agora com esses prêmios deu uma reanimada para continuar a estudar ainda mais. Eu já estou nessa batalha há +/- uns 3 anos , infelizmente não posso parar de trabalhar, já fiz alguns cursinhos preparatórios, no início eu nem conseguia acertar metade das provas, mas hoje já consigo pelo menos aprovar, só falta classificar mesmo rsrs .Trabalho numa Agropecuária das 8hs às 17 hs, e neste ano vou começar a fazer faculdade. Vou aproveitar o tempo que me resta entre sair do escritório e entrar na faculdade para estudar para os concursos. Mas como meu sonho é ter a tão almejada estabilidade não irei desistir e continuarei na batalha."




3 Response to "Quando é preciso atualizar o material de estudo"

  1. Muito bom o tema de hoje eu me enquadro nas pessoas que questionaram sobre como saber se o material está desatualizado já que não sou da área jurídica, sou administradora.

    Camisa 9 says:

    Primeiramente, parabéns à Cássia Pontes!

    E legal o post de hoje sobre material atualizado...acho que tenho algumas coisas antigas aqui e devo checá-las!

    Abraços e bons estudos, garera du bein!

    Ótimo texto. Uso da minha experiência pessoal para dizer que já usei dois livros de Clovis Bevilaqua para estudar direito civil, e um dos bons livros de Direito das Coisas que usei era de 1906. Tem que haver discernimento: um olho na doutrina, outro no material atualizado e na lei.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards