Impressões da prova do Bacen

Ontem (domingo) aconteceu em várias capitais do Brasil a prova do concurso público do Banco Central (Bacen), do qual fui um dos candidatos para vaga de Analista da Área 4 (administrativa). Pois bem, minha intenção inicial era de fazer um videocast logo depois da prova com minhas impressões sobre a mesma, mas por razões técnicas não foi possível fazer isso, então vai no texto mesmo.

A prova foi dividida em duas partes, sendo a conhecimentos básicos e redação pela manhã e conhecimentos específicos a tarde. Vejamos.

Prova da manhã - Conhecimentos Básicos

Português (10 questões) - Com três textos, cobrou mais interpretação (nem fácil, nem difícil) que gramática (chatinha, cobrava regras). No geral acho que cobrou bem os conhecimentos dos candidatos. Não gostei e também não desgostei, já que preferia muito mais só interpretação, já que meu fraco é gramática.

Direito Constitucional (8 questões) - Questões cobrando em sua maioria o assuntos relacionados a competência para legislar, (in)constitucionalidade de leis e tal. Acho que isso tornou a prova pouco equilibrada em relação aos tópicos listados no edital. Não gostei.

Direito Administrativo (12 questões) - Aqui, ao contrário, as questões foram bem distribuídas entre os tópicos do edital, apresentando vários casinhos para serem analisados. Gostei.

Sistema Financeiro Nacional (5 questões) - Outro grupo de questões que não cobrou de forma equilibrada o que foi listado no edital. Não gostei.

Economia (10 questões) - Aqui tive minha grande surpresa. Quando estudei os tópicos listados no edital, assumi que numa prova do Bacen cobrariam essa matéria em sua faceta mais sofisticada, mas no final cobraram minúcias de teoria econômica básica ... fui pego de calças curtas! Não gostei.

Raciocínio lógico (10 questões) - Muitos probleminhas mais para resolver pelo raciocínio mesmo do que por fórmulas e tal, várias delas um tanto trabalhosas. Considerando que havia apenas quatro horas de prova e ainda por cima redação, foi cruel por parte da banca tantas questões da matéria. Gostei das questões, mas não gostei mesmo da quantidade de questões por conta do tempo de prova.

Inglês (5 questões) - Um artigo do FMI em estilo jornalístico bem tranquilo, com questões cobrando tanto interpretação de texto quanto conhecimento de sinônimo, antônimos e significado de palavras. Gostei.

Redação - O tema da redação tem tudo haver com Administração e Recursos Humanos, "Gestão do conhecimento nas organizações". Tema fácil de "viajar na maionese" para quem não estudou especificamente a matéria. Acho que será o grande divisor de águas nesse concurso.

Prova da tarde - Conhecimentos Específicos

Se na prova de cedo o que pegou foi a questão "tempo x número de questões x redação", ou seja, estava uma prova mais trabalhosa e corrida de fazer do que realmente difícil, a tarde o bicho pegou legal.

Na prova da manhã as matérias estava claramente delimitadas por matérias, ou seja, havia um "Direito Administrativo" ou "Inglês" antes de começar as questões daquela matéria, logo, você sabia de que matéria eram as questões de tanto a tanto. Na prova da tarde não houve isso, estava tudo misturado.

Imaginem quarenta e cinco questões misturadas de matérias bastante parecidas ... é o inferno na vida do concurseiro já cansado de uma prova feita pela manhã. Para piorar a maioria das questões eram longas, com comandos longos e cheios de historinhas, alternativas longas e/ou muito parecidas, o que depois das 16 horas numa sala quente acaba parecendo uma selva no escuro em dia de tempestade (para ser bonzinho).

Sinceramente, não gostei da prova da tarde. Acredito que a banca poderia ter dividido as questões por matérias e não ter usado de tantas questões longas para vencer os candidatos pelo cansaço.

Observações

Gente, essa é o segundo concurso que presto pela Cesgranrio e vou dizer uma coisa, comparada com bancas como ESAF, FCC, CESPE e até mesmo menos conhecidas como Instituto Zambine e UNESP, essa banca deixa a desejar. Porque? Vejam só.

- Não foi permitido levar os cadernos de prova, mas os fiscais (pelo menos na minha sala) permitiram que os candidatos pegassem o papel onde foi impresso o cartão de inscrição para anotar as respostas marcadas no gabarito ... putz, custava distribuir folhas com um quadro para essa marcação?! Muito mais organizado e prático. Eu mesmo transcrevi na minha folha várias respostas equivocadas, ou seja, marquei certo no gabarito oficial (ainda bem), mas errado no papel que trouxe para casa!

- Pelo que ví no gabarito preliminar depois de uma passada rápida de olhos (só vou ver isso com cuidado amanhã), pareceu-me que há vários erros no danado ... ou seja, lá vem a novela dos recursos!

- A banca poderia equilibrar mais o nível de dificuldade das provas da manhã e da tarde, a fim de permitir que os candidatos mostrassem seu real potencial e conhecimento das matérias, não vencê-los pelo cansaço!

- Putz, dá para cobrar muito bem o conhecimento dos concurseiros com questões mais curtas, ao invés de ficar apresentando questões que tomam metade de uma página da prova. Haja paciência!

- Finalmente, dada a variedade de assuntos e autores possível para as matérias cobradas na prova específica, para um estudo realmente eficiente a banca não somente poderia, mas deveria indicar uma sugestão bibliográfica para orientar os candidatos.

Resumo da ópera - Sinceramente, não fui tão bem nessa prova como esperava. Em algumas matérias preparei-me para algo muito mais sofisticado e acabei levando na cabeça porque cobraram o básicão que estudei por cima, em outras cobraram de forma muito mais pesada do que esperava. Estudei "Gerenciamento de processos de negócios" ad nauseum (visto que nunca tinha estudado essa coisa antes) e a matéria foi cobrada na prova em apenas uma questão!!! Deus queira que eu esteja enganado, mas tenho por mim que esse concurso não será para mim, não. Se estiver errado, melhor. Se estiver certo, fica para a próxima.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
Recebemos até ontem (31/01) as inscrições para a promoção "Eu quero esses livros!", que o blog está realizando com o apoio da Livraria Última Instância e editoras Ímpetus e Foco Jurídico. Ao todos recebemos mais de 1.500 inscrições por email, Orkut e Twitter, o que nos deixou muito satisfeitos. Que rufem os tambores ... trará trará trará (som dos tambores rufando) ... os ganhadores são:

Cassia Ponce - São Paulo/SP

Maurício Renato - Jundiaí/SP

Nossos parabéns aos ganhadores da promoção!

E para quem não ganhou, aguardem essa semana que lançaremos uma nova promoção muito legal!

3 Response to "Impressões da prova do Bacen"

  1. Unknown says:

    Concordo com seus comentários. Prestei para analista área 2, e realmente a banca quis vencer pelo cansaço. Várias questões possuíam pelo menos 3 afirmativas para serem avaliadas como corretas ou não. Isso para mim é uma maneira de enganar o candidato, pois uma questão na verdade continha pelo menos 3 questões dentro dela. Não gostei da prova de interpretação de textos com 3 textos. MAis cansativo ainda. Várias questões, ao invés de perguntarem "na lata", ficavam dando floreios que só geravam mais demora e cansaço. Como estou estudando há apenas 3 meses, nâo tinha muitas perspectivas mesmo. Mas nunca tinha enfrentado uma prova tão cansativa antes, e olha que já prestei (e fui aprovado) na Fuvest e na ANPEC (seletivo para pós-graduação em Economia).

    Grande abraço e continue firme na busca de seus objetivos, se possível compartilhando suas experiências conosco.

    Camisa 9 says:

    Num dá pra prever como serão as provas de nenhuma banca mais.!? Eles se confundem para nos confundir. Uma coisa realmente amadora...tsc tsc tsc

    Quando sair o resultado final nos avise, boy!
    E mantenha a esperança.
    Abraços

    Eu também prestei concurso para o bacen,só que para nível médio,e achei a prova bem cansativa.

    Só resta aguardar o resultado final.

    ATé mais

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards