O melhor material de estudo

Há algumas semanas quando fui a São Paulo prestar prova do concurso do Banco Central, aproveitei para visitar um amigo que começou a estudar para concursos no começo de novembro. O cara é formado em engenharia e seu foco é um cargo público na área.

Pois bem, cheguei no apartamento onde ele mora com a esposa e a filha, onde me receberam muito bem. De cara fui levado para a cozinha para tomar um bom café com pão de queijo quentinho (ambos são mineiros). Conversa vai, conversa vem, a esposa do cara diz o seguinte:

"Nossa, vocês concurseiros são pirados por livros. Se depender do Reinaldo daqui a pouco esse apartamento estará lotado de livros até o teto."

Achei que a menina estava usando uma figura de lingagem, mas entendi que não era bem o caso quando o cara me levou para conhecer o quarto de estudos dele. Esse amigo recebeu de herança o belo apartamento em que moram em Vila Mariana, bairro muito bom da capital paulistana, um apartamento da década de 70 muito bem conservado com três quartos amplos. Um dos quartos é do casal, outro da filhinha e o terceiro que já era utilizado como escritório caseiro foi transformado em quarto de estudo. Gente, o cara devia ter mais de 200 e apostilas de concursos públicos atulhando uma grande estante de parede inteira. Daí seguiu um diálogo mais ou menos assim.

- Nossa, rapaz, onde você arrumou tantos livros e apostilas assim? - Perguntei dando uma olhada nos títulos e verificando que havia de tudo um pouco, tanto em termos de matérias, editoras, concursos quanto de épocas, também.

- Comprei muita coisa em sebos, ganhei material de amigos, de amigos de amigos, essas coisas - Respondeu orgulhoso meu amigo.

- Cara, tem muita coisa antiga demais aqui, material que você não irá usar - Disse com sinceridade.

Conversamos bastante sobre concursos e disse paa ele, ou melhor, repeti o que já havia dito antes, que para estudar para concursos públicos é preciso ter o melhor material, que geralmente se resume a uma dúzia de livros, no máximo. Expliquei que material em demasia e muito antigo só atrapalha os estudos, ensina coisas ultrapassadas e dá desespero no concurseiro só de ver aquelas pilhas e pilhas de livros e apostilas.

Pois bem, nesse carnaval conversamos um pouco pelo Skype e o cara disse que pensou no que eu disse com cuidado durante alguns dias e concluiu que eu estava certo. O que ele fez? Separou somente uma dúzia dos melhores livros de todo aquele material, por sinal todos novos e recente que ele havia comprado, e o restante doou para uma biblioteca popular de uma comunidade carente da zona norte paulistana, a fim de ajudar concurseiros sem material de estudo.

"Putz, Charles, é mesmo um alívio não ter aquela montanha de material de estudo parece que me vigiando, cobrando de mim estudá-lo."

Pois é, concurseiros, se de um lado é natural esse fetiche por manter grandes quantidades de material de estudo (livros, apostilas, resumos, ...), por outro lado isso é uma grande perda de tempo e um peso nos ombros que você pode e deve não carregar.

Resumo da ópera - Mantenha apenas o melhor material de estudo que você tem, aquele imprescindível para seus estudos, que você não pode viver sem. O restante doe para outros concurseiros com menos recursos ou para uma biblioteca pública. Ter uma quantidade menor mas, principalmente, ideal de material de estudo além de ser um alívio para o concurseiro, que assim nãos se sentirá tão pressionado, também facilita na hora de estudar por não ser preciso perder um tempão procurando determinado livro entre o material de estudo se tem.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

6 Response to "O melhor material de estudo"

  1. ainda bem q leio esse blog todo dia..pq tenho poucos livros (e sao bons) mas sempre achei que precisava de mais.

    Anônimo says:

    Rapaz, eu tava passando por aqui e é exatamente este assunto que estava me encucando.

    O que me falta saber é: como saber que os livros que tenho são atualizados?

    Nossa! Até parece que você adivinha!!! Essa semana mesmo estou vendo material de estudo, não gosto de apostilas porque não confio nos gabaritos e geralmente apostilas são organizadas de qualquer forma. Estou pesquisando livros, preços e editoras. Sobre quantidade sempre achei melhor ter a menor possível, a qualidade é mais importante que a quantidade. Vale resaltar que não só com material de estudo mas também com roupas, ou qualquer outra coisa que não serve pra gente o melhor a fazer é doar, passar para alguém que precise.
    Assim como o Paulo a minha maior duvida é como saber que os livros que tenho ainda estão atualizados?

    Ola, gostei muito do Post sobre "melhor material de estudo", sou novo na area dos concursos, e gostaria de perguntar aos veteranos e até mesmo pro nosso amigo charles, quais livros e apostilas ou mesmo editoras , voces indicam pra quem esta começando, obrigado

    Camisa 9 says:

    Já que ele viu os livros e os separou, acho que o melhor seria doar o que poderia ser interessante e dar algum fim, como reciclagem, para os que não servem nem pra ele e nem pra ninguém...

    De qq forma é uma excelente dica tirar os vigias do quarto :p

    Camisa 9 says:

    Se eu ganhar os livros na promoção com certeza todos os que tenho vão pra reciclagem :p

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards