Pouso tempo para estudar – Parte 2

Aposto que muita gente que leu a primeira parte desse artigo deve ter pensado algo do tipo “esse cara deve ser louco para propor um programa de estudos como esse” ou “ele propõe isso porque não é ele que vai ralar tanto”. É compreensível se pensaram assim, afinal de contas, esse programa não é mesmo fácil, muito pelo contrário, é muito difícil de ser seguido, mas é isso ou se contentar em somente sonhar com a aprovação em concurso público, porque sem estudar muito não dá para ser aprovado, isso é fato.

Não adianta, gente, não existe concurso público onde a aprovação não dependa de muito, mas muito estudo. Claro que seria muito bom se a disputa não fosse assim tão grande, mas ela é e o negócio é estudar o suficiente para passar, afinal de conta, “this is Sparta!”.

Chega de blá blá blá e vamos a alguns conselhos muito úteis para quem está pensando em anotar o método de estudo que descrevi.

Conselho 1 – Organização é o segredo.

É incrível o tempo que se perde quando o material de estudo está desorganizado. Em um dia de estudo com todo o material desorganizado, o “levanta, procura apostila, senta, levanta, procura livro, livro errado, procura livro, senta, levanta, pega papel, ...” consumirá um bom tempo que deveria ser usado para estudar. Então, deixe seu material organizado, separe-o por matérias e na ordem de estudo, tenho um estojo grande com canetas, lapiseiras, régua e tal, uma pasta com papel sulfite para anotações, organize os sites de estudo e material em PDF. Se você for organizado, já estará um pouquinho a frente de um monte de candidatos desorganizados.

Conselho 2 – Saiba lidar com o cansaço.

Quem trabalha o dia todo e ainda estuda o suficiente para ser aprovado em concursos públicos ficará cansado, muito cansado. Mas isso não significa que você deva forçar os limites do seu corpo, afinal de contas, CONCURSEIRO MORTO NÃO TOMA POSSE EM CARGO PÚBLICO. Se o cansaço for demais, estude menos e vá dormir mais cedo por alguns dias ou então tire um final de semana para viajar, se divertir, só não vale dormir o tempo todo. Isso é recarregar as baterias para estar pronto para estudar muito melhor alguns dias depois.

Conselho 3 – Adeus feriados, descanso, viagens.

A regra geral é que concurseiro que estuda sério não tem mais feriados livres, descanso em excesso ou faz viagens por diversão. O negócio é estudar durante cada minuto disponível. Desde abril desse ano (2007) estou nessa e está funcionando, meu índice de acertos em provas e simulados é de no mínimo de 87%. Esse ano não participarei de nenhuma ceia de natal, reveillon, festas, isso fica para o ano que vem quando eu já estiver empossado e com dinheiro no bolso, aí será em alto mar, durante um cruzeiro ao Caribe.

Conselho 4 – Converse com familiares e amigos.

Estudar para concursos públicos é como ter uma namorada possessiva e ciumenta, que não aceita que você perca seu tempo com amigos ou familiares, porque quer toda sua atenção, cada minuto livre que você tiver tem de ser para ficar com ela. O pior é que ela é vingativa e se você não a satisfazer, ela pode fazer com que você não seja aprovado tão cedo. Então, não dê chance para o azar e converse com seus familiares e amigos, explique que até ser empossado você será uma pessoa anti-social que só viverá para trabalhar e estudar. E, sinceramente, se não quiserem entender o problema é deles, mas o cargo público, ótimo salário e estabilidade que só o cargo público pode oferecer será seu e somente seu.

Conselho 5 – Nada de baladas, bebidas e BBB.

Estudo sério não combina com baladas que só terminam quando o dia está raiando, bebedeiras regulares e assistir Big Brother Brasil. Gente, querer ser aprovado em concursos públicos sem abrir mãos dessas coisas é estupidez misturada com muita ingenuidade. Se você não quer abrir mãos desses “pequenos prazeres mundanos”, então nem comece a estudar, pois esse negócio de concursos públicos não é para você.

Conselho 6 – Cuidado com a saúde, alimentação e beba muita água.

Mais uma vez, para você nunca mais esquecer, CONCURSEIRO MORTO NÃO TOMA POSSE EM CARGO PÚBLICO. Então, nada de deixar a saúde de lado, não praticar atividades físicas, não se alimentar direito. É fato que quem está com dor ou se sentindo mal não terá condições de estudar. Alguém com indigestão, subnutrido ou com colesterol alto também não terá como estudar direito. Então, cuide da saúde, vá ao médico ou dentista quando precisar (mas leve um livro ou apostila para estudar enquanto estiver na sala de espera). Alimente-se de forma leve e saudável. Faça atividades físicas regularmente (pelo menos 30 minutos a cada dois dias, valendo correr, caminhar rápido, andar de bicicleta, subir e descer escadas). PRINCIPALMENTE, tome no mínimo 2 litros de água ao longo do dia, todos os dias. Tomar bastante água melhora a concentração, aumenta a capacidade de memorização, diminui o cansaço. É sério, eu experimentei e não deixo de tomar bastante água diariamente por nada (a não ser que esteja perdido no deserto, claro).

Conselho 7 - Somente comece se for para terminar.

Deixei o conselho mais importante por último. Um dos piores sentimentos que existem é a FRUSTRAÇÃO, principalmente porque ela tem a capacidade de assombrar as pessoas por muito, muito tempo, não raro até o momento do último suspiro (leia-se, até a morte). Quando alguém decide estudar para concursos públicos, começa com aquela animação característica. Mas se não existir comprometimento, gana de vencer e disposição para muitos sacrifícios, não vai estudar direito, o dinheiro investido não virará nada e uma hora a frustração chega, aí, “a vaca foi pro brejo”. Se você não tem certeza de que está a fim de se sacrificar o suficiente para ser aprovado, então nem comece a estudar para concursos públicos. SOMENTE COMECE SE FOR PARA TERMINAR.

RESUMO DA ÓPERA - Alguns dirão que estou sendo muito duro ao dar esses conselhos, mas somente estou sendo sincero, porque é assim mesmo que as coisas funcionam no universo dos concursos públicos. A guerra dos concursos públicos é brutal, exige muito comprometimento e HBC (horas de bunda na cadeira estudando) e não perdoa aqueles que não lutam para vencer, muito pelo contrário, passa por cima deles. Pelo menos agora você não poderá mais dizer que nunca ninguém falou disso para você.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

6 Response to "Pouso tempo para estudar – Parte 2"

  1. Anônimo says:

    Olá meu amigo conselheiro virtual! eheheh Obrigada pelas dicas, vou sim testar essa semana esse programa que vc passou. Dureza é, mas com certeza vai valer a pena. Mais uma vez obrigada, adorei os artigos!!!!! beijaum :)

    Camisa 9 says:

    Poutz cara que raiv que eu tô de mim e de vc.

    De mim por não ter feito as coisas direito à partir de, também, abril de 2007!!! :@:@:@

    E de vc por eu não ter achado o seu blog antes.

    No entanto, agr que eu encontrei seu blog e já bati muito a cabeça acho que posso reverter esses problemas. :D

    Agr eu posso ateh ser seu amigo rsrs
    Já parei de te odiar e de ME odiar tamem, eu axu :S

    Flwww

    Anônimo says:

    Obrigada pela dica. Vou começar agora mesmo.VC é ótimo primo rs,rs,rs

    Rogério says:

    Bom!

    Rogério says:

    Gostaria de parabenizar este site. Muito bem redigido, aliás. Já fui professor de História, e hoje trabalho no serviço público. Muita gente reclama que pra passar em concurso tem que estudar em concurso e são poucas vagas. Mas vale lembra que na iniciativa privada TAMBÉM TEM QUE ESTUDAR, senão...perde o emprego por incompetência e despreparo. Uma dica que dou pra quem entrou nesta guerra (guerra boa!) que virou os concursos, é começara fazendo concursos considerados fáceis de passar, e ir subindo, isto é, utilizar como escadas essas aprovações e empregos. No mais você estão de parabéns, o site é muito bem feito e escrito. Façam concursos sempre, é o jeito mais fácil de conseguir e SEGURAR um bom emprego. O segredo pra passar você já disseram: MUITO ESTUDO, DEDICAÇÃO E...SOLIDÃO. MAS DEPOIS DE TOMAREM POSSE, AI...só alegria!

    Tata says:

    Acabei de escrever e completando, a dificuldade em me organizar é: Estudo um ítem todo por vez ou se revezo,um período uma matéria e outro outra matéria ou se estudo por ex. toda matéria de português e toda a de matématica e assim vai...
    Obrigada!
    Tati

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards