Minha casa é um inferno e não consigo estudar – Parte 1

Não são poucos os concurseiros que reclamam que não conseguem estudar direito em casa por conta do barulho, da bagunça, das interrupções constantes. Realmente isso é um problema, mesmo porque estudar exige concentração absoluta, o que não combina com fatores que desviem a atenção.

Isso, porém, não pode ser usado como desculpa para não estudar, de jeito nenhum. Todos temos problemas, seja de lugar para estudar, de falta de dinheiro ou de saúde, de motivação, de indecisão, afinal de contas, problemas não faltam a ninguém. Apesar disso, cada um tem de se virar da melhor forma possível e continuar na luta até o dia da posse no tão sonhado concurso público, quando toda a dureza, cansaço e dificuldades parecerão bobagens.

Vejamos algumas soluções adotadas por muitos concurseiros para esse problema da bagunça e barulho que impede o estudo eficiente.

1 – Em bibliotecas: Esses são locais de estudo por excelência, é para isso que servem, além, claro, de guardar livros. Elas existem em praticamente qualquer lugar, sejam públicas ou de faculdades, e estão abertas de segunda a sexta de manhã a noite. O melhor é que sua utilização é gratuita e o silêncio e tranqüilidade para estudar são garantidos.

2 – Em salões de festas (no caso de prédios): Para quem mora em prédios, há os salões de festa que 99% do tempo estão vazios, fechados, silenciosos e disponíveis para uso de qualquer morador que o queira. Basta conversar com o síndico do prédio, dizer que você vai estudar lá, combinar como pegar a chave sempre que precisar e pronto.

3 – Com a porta fechada ouvindo música ou usando protetores auriculares: Um quarto de porta aberta é muito mais barulhento que um de porta fechada, portanto, feche a porta, trancando-a se for preciso. Para que ninguém fique batendo à porta, cole um aviso do tipo “Não interrompa, estou estudando e não vou atender”. Uma boa é usar fones de ouvido com música baixinha (leia o artigo sobre estudar ouvindo música artigos anteriores) ou usando protetores auriculares, daqueles facilmente encontrados em lojas de materiais de construção e ferramentas (são dois tampões de silicone ou espuma para serem colocados no canal do ouvido para abafar o barulho).

4 – Dentro do carro estacionado: Tem muita gente que estuda dentro do carro quando ele está estacionado na garagem, o que é uma boa idéia. Só leve uma lanterna para evitar descarregar a bateria do carro ao ficar longas horas com a luz interna acesa.

5 – Na igreja: Pode parecer piada, mas não é, não. Muitos concurseiros vão para igrejas estudar (claro que lendo, porque não dá para ficar fazendo contas e cálculos lá dentro). O negócio é levar um só livro ou apostila, entrar respeitosamente, sentar-se num banco afastado (num canto de fundo é ótimo) e estudar. Com certeza ninguém vai incomodá-lo, o silêncio será absoluto e Deus não vai se incomodar, muito pelo contrário. Claro que não dá para fazer isso durante uma missa ou culto, claro.

6 – De madrugada: Também não são poucos os concurseiros que preferem dormir no início da noite (entre às 19 horas e 2 da manhã) para então acordar e poder estudar na calma da madrugada. Essa solução é bastante radical e não é muito recomendável, mas se não tiver outro jeito, é melhor do que não estudar.

7 – Soltando os cachorros: Se por algum motivo você não tiver como se utilizar de alguma das soluções acima, você também pode reunir todos que moram em sua casa e soltar os cachorros, dizendo que você precisa estudar, que naquela zona não dá e que é para maneirarem. Se necessário ameace fazer o mesmo, só que tocando bateria ou ouvindo música alta às três da madrugada.

Resumo da Ópera – Como diz o velho ditado, “só não há saída para a morte, de resto tudo se dá um jeito” ... inclusive no tocante a achar uma solução para conseguir estudar em silêncio e sem interrupções.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

0 Response to "Minha casa é um inferno e não consigo estudar – Parte 1"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards