Os parentes chegaram

Para muitas famílias, natal é época de receber parentes e amigos que aparecem para uma visitinha. É uma festa. São conversas, barulho, brincadeiras, almoços, jantares, churrascos. Para o concurseiro essa não é, definitivamente, uma das melhores épocas do ano, já que estudar nesse clima de festa acaba sendo mais complicado.

Claro que não dá para deixar de estudar nesses quase dez dias que separam a véspera de natal ao primeiro dia de ano novo. São dias preciosos de estudo que podem ser a diferença entre ser aprovado ou não em concursos públicos. Disso todo mundo sabe (ou deveria saber), o problema é como conciliar os estudos com o clima de festa.

Conversei com vários concurseiros mais experientes, alguns já empossados, sobre como se portar nessa época em relação aos estudos. Basicamente são três as abordagens mais usadas.

Revisão leve – O concurseiro pode escolher diminuir o ritmo de estudo e programar revisões leves de diversas matérias, dividindo-as em partes curtas que tomem uma hora, no máximo. A vantagem dessa abordagem está em não se abandonar totalmente os estudos e, também, poder aproveitar as festividades e dar atenção aos parentes e amigos. A desvantagem é que essas revisões não são muito eficientes e servem mais para manter as matérias frescas na memória do que para memorizar novas informações.

Sumiços – O concurseiro também pode encontrar um local alternativo de estudo sumir de casa nos horários reservados para estudo. A vantagem dessa abordagem está em se poder estudar com mais atenção e eficiência. São duas as principais desvantagens, a dificuldade em encontrar esse local para estudar (nessa época não há muitas bibliotecas abertas todos os dias) e o mal estar que esses sumiços podem causar entre parentes e amigos.

Isolamento – O concurseiro pode, simplesmente, se fechar num quarto enquanto estiver estudando e ponto final. A vantagem dessa abordagem está em praticamente se manter a rotina de estudo. A desvantagem está no alto grau mal estar que será criado entre parentes e amigos.

É claro que nenhuma dessas abordagens é ideal. Qualquer uma delas irá comprometer os estudos em algum ponto. Ainda assim, estudar o mínimo que seja ainda é melhor que não estudar nada. Claro que se deve evitar atritos e mal estar com quem está a fim de festa, mas também é preciso deixar claro que você tem outras responsabilidades.

Uma solução 100%, mas que não está acessível para a maioria dos concurseiros, é simplesmente ir embora para algum lugar onde a solidão reina e o ambiente para estudar é perfeito. Sei de concurseiros que simplesmente decidiram ir para outra cidade e ficar esses dez dias em um hotel ou pousada só para poder estudar. Alguns conseguiram casas de amigos ou parentes que estarão viajando.

Resumo da Ópera – Essa é uma época complicada para qualquer concurseiro, sej por falta de lugar tranqüilo para estudar, seja pela vontade de dar um tempo e também cair na festa. Antes de fazer qualquer coisa, pense na concorrência dos concursos públicos e na tranqüilidade depois da posse, só assim você poderá decidir corretamente sobre o que fazer.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

1 Response to "Os parentes chegaram"

  1. Cris Corrêa says:

    Fala sério, e o pior é que tem gente que acha que agente não tem mais o que fazer, a não ser ficar à disposição deles...
    sendo que alguns já estão com a vida ganha...

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards