Perguntas e resposta

De vez em quando recebo algumas perguntas de leitores do blog e deixo juntar algumas para poder responder a todas em somente um artigo, já que muitas são perguntas comuns entre concurseiros e podem ser bastante úteis. Vamos lá.

“Estou querendo prestar concurso para Enfermeiro, mas como ainda não me formei na área, colo grau em agosto, será que não estou sendo precipitado?”

Não acho que seja precipitação, não. Vejamos o que pode acontecer. Prestar concurso e não passar: nesse caso servirá como experiência e valiosa sondagem do que será preciso estudar com mais afinco, como ajustar a estratégia de estudo. Prestar e passar: Se isso acontecer, ótimo. Pode acontecer de a posse acontecer depois da colação de grau, pois há vários trâmites legais entre a divulgação da lista de aprovados e a posse. Como você está quase formando, você pode até entrar, via advogado, com um mandato de segurança para poder tomar posse, já que está quase se formando (aí é uma aposta, tem gente que ganha, tem gente que perde). No mais, se você não puder ser empossado porque ainda não colou grau, pelo menos você saberá que está preparado para passar em concursos na área e precisa estudar com menos intensidade.

“Você já passou em algum concurso?”

Não, ainda não passei em nenhum, mas já fui reprovado em alguns, no último por meros 0,2 pontos. Escrevo nesse blog durante minha luta pessoal na guerra dos concursos públicos. Não sou nenhum guru que já foi aprovado em uma dúzia de concursos (não que não gostaria de estar com essa tranqüilidade nesse exato momento). Sou seu companheiro de armas. As dicas que dou nesse blog são as que venho aplicando na minha própria luta desde abril (2007), quando comecei a estudar. Posso garantir que estão sendo muito positivas. No primeiro concurso que prestei, no começo de julho, tive 67% de acertos, no último, no final de novembro, tive 86% de acerto.

“Eu estou inscrito no concurso da PRF, para o qual estudei muito e me sinto preparado. Agora que o concurso foi adiado e os boatos dizem que será remarcado somente para março do ano que vem, você acha que posso tirar umas férias e voltar a estudar somente em fevereiro?”

Poder tirar férias você pode, qualquer concurseiro pode. O problema é que enquanto você estiver descansando e esquecendo a matéria (afinal de contas, a memória humana é volátil), outros concurseiro estarão estudando com esforço dobrado e com certeza muitos deles passarão na sua frente na hora da prova. Não adianta, gente, estudar para concursos públicos é estudar sempre. O que se deve fazer de vez em quando é diminuir um pouco o ritmo de estudo, mas nunca ficar mais de uma semana sem estudar. Se eu fosse você, tirava uma semana de folga e voltava a estudar forte, porque esse concurso promete ser uma carnificina.

“Porque você parou de postar dicas de matérias? Porque o blog não é atualizado diariamente?”

Vamos por partes. Sobre as dicas, mea culpa, vou voltar a fazer isso a partir da semana que vem. Válido o puxão de orelha. Quanto a atualização diária, não faço porque há dias em que não tenho tempo para escrever um artigo (para escrever, revisar e postar gasto, pelo menos, 30 minutos), outros dias simplesmente não tenho inspiração para escrever. Estou pensando em tirar um dia de descanso somente para escrever uns dez artigos e deixar na manga para que as postagens possam ser diárias.

“Em um artigo recente você escreveu sobre as matérias básica a serem estudadas, porque não listou matemática?”

Quando escrevi esse artigo, tentei ser o mais genérico possível e, realmente, fiquei em dúvida quanto a incluir ou não matemática. Só que essa matéria é cobrada de forma diferente dependendo do concurso, tem matemática básica, matemática financeira, matemática estatística, matemática de raciocínio. Portanto, não tive como indicar matemática como matéria básica a ser estudada, pois se o fizesse, teria de indicar o estudo de todos esses tipos de matemática para todo mundo, o que não seria prático para ninguém.

“Saio de casa às 6 hrs e retorno às 21 do trabalho, mas durante a viagem e dentro do escritório estou dando um jeito de estudar e recuperar algum tempo perdido. Você acha isso válido?”

Todo tempo de estudo é válido. Você tem um horário apertado, o que realmente é um complicador, mas nada que seja uma barreira intransponível para estudar e ser aprovado em concurso público. Muita gente na mesma situação conseguiu, então você também pode conseguir. No seu lugar, estudaria nesses horários livres resumos e a Constituição Federal, pois os horários são curtos e quebrados, portanto evitaria o problema da quebra de concentração atrapalhar o estudo. Em casa estudaria das 22 horas à meia-noite de segunda a sexta. No final de semana estudaria pelo menos 8 horas por dia. Sim, pode ter certeza de que é uma receita amarga, mas a posse no final da guerra é doce o suficiente para compensar o esforço.

PEDIDO IMPORTANTE – Estou precisando de dicas de assuntos para artigos? Se você tiver uma idéia de assunto interessante dentro da proposta do blog, enviem-me.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

0 Response to "Perguntas e resposta"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards