Pouco tempo para estudar – Parte 1

“Eu trabalho o dia todo, acordo 6 da manhã e chego em casa 6 da tarde. Começo a estudar de 7h às 11:00... estudo morrendo de sono... gostaria de forçar mais meu organismo pra estudar até mais tarde, pelo menos 1h... mas tá difícil... Vc poderia dar algumas dicas como posso fazer para melhorar meu rendimento na hora de estudar, tenho certeza que serão dicas muito bacanas e que darão uma motivação a mais. Grande beijo e obrigada pela atenção”.

A falta de tempo para estudar tira o sono de muitos concurseiros, afinal de contas, não é todo mundo que pode parar tudo e se dedicar 110% ao estudo para concursos públicos Isso é fato e cada um tem de lidar com isso da melhor forma possível. O problema é que muitos desses concurseiros se preocupam mais com o número de horas que poderão dedicar ao estudo ao invés de se preocuparem com a qualidade do estudo.

Vou me colocar nos sapatos da concurseira que enviou a mensagem acima e dizer o que eu faria no lugar dela. Claro que esse é um modo de fazer as coisas e pode até não ser o melhor modo, mas é o que funcionaria para mim, mesmo porque já fiz assim. Notem que vou falar de horas líquidas de estudo, ou seja, o tempo que efetivamente estudo, diante do livro, debulhando a matéria.

Durante a semana (de segunda à sexta):

- Considerando que eu acorde às 6 da manhã e saia de casa pouco antes da 7 horas, acordaria uma hora antes, às 5 horas. Organizaria as coisas de forma a precisar de 10 minutos a menos de tempo para me arrumar e tomar café da manhã. Demorarei somente 10 minutos entre acordar e sentar para começar a estudar (tempo para escovar os dentes, lavar bastante o rosto com água fria para acordar e tal). RESULTADO: 1:00 hora líquida de estudo.

- Levarei sempre comigo a Constituição Federal e estudarei sempre que puder, seja no ônibus, no metrô, no intervalo do cafezinho. Estudar a Constituição é estudar Direito Constitucional, matéria cobrada em qualquer concurso público. RESULTADO: 1:00 hora líquida de estudo.

- Na hora do almoço comeria rapidinho para poder estudar um pouco mais a Constituição. RESULTADO: 30 minutos líquidos de estudo.

- Chego em casa às 18 horas. Faço tudo o que preciso fazer até às 19:00 horas (tomo banho, faço o jantar, o que seja). Estudarei entre às 19:00 horas e 22:45 horas, com somente um intervalo de 10 minutos. Às 23:00 horas estou na cama pegando no sono. RESULTADO: 3:30 horas líquidas de estudo.

Programando meus dias úteis dessa forma, estudarei 6:00 horas líquidas diariamente.

Nos fins de semana:

- No sábado acordarei às 7:00 horas (assim já terei duas horas a mais de sono que nos dias úteis, ajudando a compensar o cansaço). Às 7:15 horas já estou pronto para começar a estudar. Considerando que sempre tem coisas para fazer no sábado de manhã, principalmente porque trabalho durante toda a semana, estudarei até às 10:30 horas com somente um intervalo de 15 minutos. RESULTADO: 3:00 horas líquidas de estudo.

- Volto a estudar às 13:30 horas (se possível tiro um cochilo de no máximo 20 minutos antes de começar a estudar) e termino às 17:00 horas, com três intervalos de 10 minutos ao longo do período. RESULTADO: 3:00 horas líquidas de estudo.

- Volto a estudar às 19:30 horas para terminar às 22:45 horas, com um intervalo de 15 minutos no meio do período. Já estarei pronto para dormir às 23:00 horas. RESULTADO: 3:00 horas líquidas de estudo.

Programando o sábado dessa forma, estudarei 9:00 horas líquidas.

- No domingo acordarei novamente às 7:00 horas e às 7:15 horas já estou pronto para começar a estudar. Como no domingo geralmente rola almoço com a família e tal, estudarei até às 10:30 horas com somente um intervalo de 15 minutos. RESULTADO: 3:00 horas líquidas de estudo.

- Volto a estudar às 13:30 horas (se possível tiro um cochilo de no máximo 20 minutos antes de começar a estudar) e termino às 17:00 horas, com três intervalos de 10 minutos ao longo do período. RESULTADO: 3:00 horas líquidas de estudo.

Programando o domingo dessa forma, estudarei 6:00 horas líquidas.

Com essa programação semanal, terei estudarei durante a semana ótimas 45 horas!

Continuação amanhã ...

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

6 Response to "Pouco tempo para estudar – Parte 1"

  1. Anônimo says:

    Olá...
    No fim de novembro resolvi deixar meu emprego, com o apoio dos meus pais, para poder estudar para concursos, pois estava insatisfeita com o trabalho e salário...
    Comecei a estudar, mas precisava de um "empurrão", uma motivação e dicas... hj encontrei seu blog, comecei a lê-lo desde o primeiro "post".... e já li tudo! Agora me sinto mais motivada, e acredito q já conseguirei organizar melhor meus estudos!
    Parabéns!
    Seu blog tem um conteúdo muito legal, motivador e interessante!
    Procurarei acompanhá-lo sempre!
    E boa sorte!

    Anônimo says:

    Poxa, me interessei muito por suas dicas.. eu tb trabalho e naum consigo encontrar tempo para estudar... vou começar a fazer isso amanhã.. obrigada pelas dicas e pelo incentivo!
    Waleska

    Anônimo says:

    Direito Constitucional sempre foi cobrado em qualquer concurso que diga respeito às regras a serem seguidas depois que o candidato se tornar servidor. Pois bem: Só achei estranho esta disciplina tão importante NÃO SER COBRADA no oconcurso do INSS a acontecer em março deste ano, sem falar que o edital sofreu alteração no seu conteúdo por três vezes... Minha opinião: Este concurso vai dar zica!!!

    Camisa 9 says:

    Cara que interessante veio!
    Muito bom, vou começar quando eu voltar a trampar, pq agr que eu já sai do trampo pra estudar e naum estudei direito eu vou ver se faço uma rotina assim que voltar a trampar, pq é o que eu estou precisando!

    Excelente blog

    Camisa 9 says:

    Eu fiz que nem vocês dois marcela e alexandre, sai do trampo pra estudar e não me arrependi nem um pouco, tive que contar com a ajuda do meu pai e do Seguro-Desemprego (que acabou rsrs) e por isso eu estou voltando a procurar serviço, enquanto volto a estudar para concurso.
    No ano passado eu também passei num concurso e também espero ansioso a minha aprovação, passei em Sanja-SP, a minha classificação não foi muito, mas provavelmente eu irei ser nomeado, mas isso deve demorar um pouco e enquanto isso não ocorre eu tenho que voltar a trampar em empresa privada que, como o Alexandre, eu também acho coisa de louco rsrsrsrs

    Bons estudos gente :D

    Anônimo says:

    Olá. Encontrei por acaso este blog, e estou feliz com este encontro! Meu nome é Lucilene Brito, tenho 25 anos e estou estudando para a prova da SPPREV que será em março. Trabalho o dia todo e sinceramente, estou infeliz com meu trabalho. O curioso é que fiquei bastante tempo desempregada e acabei de começar neste emprego...a 1 mês mais ou menos. Mas estou muito desmotivada. Parece que quando estava desempregada, mesmo estudando pra concursos eu não me esforçava mas agora é diferente, comecei a trabalhar e como vi que não é nada do que achava ou queria, estou me esforçando mais para tb sair o mais rápido possível de lá. Oque devo fazer: saio desse emprego e me concentro em estudar mais, já que agora estou dando "mais valor" ao tempo que tinha ou continuo? Trabalho temporário por 3 meses. Acho que não vale mais a pena ficar lá mas penso que pego um pouco de experiência. Bom, aguardo resposta, obrigada.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards