Um caminho um tanto "neblinoso"


Os últimos dias foram marcados por notícias de aeroportos fechados nas regiões Sudeste e Sul por várias horas em decorrência da forte neblina, o que resultou em muitos atrasos e contratempos para milhares de brasileiros, muitos dos quais inclusive tiveram de dormir nos próprios aeroportos.

Também há neblina no caminho de quem estuda sério para concursos públicos. Para dizer a verdade verdadeira, esse caminho é "neblinoso" em sua maior parte.

"Mas o que você quer dizer com isso?"

Observe com atenção a foto que ilustra esse artigo. Note como a neblina nos permite vez com clareza apenas parte da estrada. Depois de certo ponto podemos enchegar que a estrada segue adiante, mas com clareza cada vez menor.

Quando estudamos para concursos públicos podemos ver com clareza apenas uma parte do nosso caminho, aquela parte onde nossas decisões, comportamento e atitudes se fazem sentir imediatamente. Em relação ao futuro, temos um vislumbre do que será, mas não o exergamos com clareza.

Quando se dirige por uma região recoberta de neblina, deve-se tomar muito cuidado porque o que parece uma reta pode esconder curvas perigosas. A mesma coisa acontece com o caminho de quem estuda para concursos públicos. Não devemos assumir que o futuro será aquilo que vislumbramos no momento. Poderão haver curvas, aclives, declives, barreiras e atalhos que nem ao menos imaginamos ... e precisamos estar preparados para quando surgirem (mesmo porque sugirão, isso é certeza absoluta), momentos em que devemos tomar decisões rápidas e o mais corretas possíveis.

Quer um exemplo prático disso? Vamos lá.

Imagine um concurseiro que começou a estudar tendo em mente um cargo ou carreira específicos. Ele começa os estudos com a certeza absoluta que quer aquilo para seu futuro como servidor público. Todo seu esforço como concurseiro é feito tendo em vista aquele cargo ou carreira. Daí meses depois é autorizado um concurso que ele nem imaginava prestar, mas que se mostra muito mais atraente e interessante dos que ele tinha em vista anteriormente. Ele terá, então, de decidir rápido se continua trilhando o caminho que delineou inicialmente ... ou se muda o direcionamento dos seus estudos. O que o impediu de ver essa possível mudança de rumos? A neblina inerente do caminho do concurseiro.

RESUMO DA ÓPERA - Concurseiros devem ter consciência de não é apenas seu caminho que é "neblinoso", mas o caminho de todo e qualquer concurseiro. E também devem estar cientes de que é preciso estar atento para coisas que surgirão em seu caminho em meio à neblina e exigirão decisões rápidas. Estar preparado é meio caminho andado para não ser vítima da surpresa.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
 
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Um caminho um tanto "neblinoso""

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards