Tem dias que as coisas não saem como planejamos

Há mesmo dias em que as coisas não saem nem um pouco como planejamos. E isso vale para tudo, seja para a viagem de férias, o dia de trabalho, estudos para concursos públicos, compra do carro, construção da casa, passeio com o cachorro, enfim, como dizem os gringos, há dias em que "shit happens".

O planejamento, como cansamos de repetir aqui no blog, é essencial para quem se propõe a estudar para concursos públicos, tanto quanto para qualquer um que se propõe a fazer qualquer coisas que inclua lidar com diferentes coisas e/ou pessoas. Uma das principais finalidades do planejamento é justamente minimizar as chances de problemas e contratempo ... só que minimizar não significa evitar completamente.

Algumas vezes, por mais cuidadosamente que planejemos nossas atividades, entram em cena os chamados "fatores exógenos imprevisíveis" para acabar com nossa festa e jogar por terra nosso planejamento.

Apesar de pomposo, esse termo é bastante auto explicativo. De qualquer forma nunca é demais trabalharmos um pouco seu significado. Exógenos se refere algo vindo de fora de um sistema. Ou seja, fatores exógenos são fatos que não entraram em nosso planejamento. Imprevisível é algo que não poderia ser antecipado devido a sua improbabilidade de acontecer. 

Exemplo prático. O concurseiro planeja fazer uma bela revisão de prova na sexta-feira que antecede o dia do certame em uma biblioteca pública. Ele planeja a que horas irá para lá, como irá, onde se sentará, que matérias irá revisar primeiro, o que irá comer no intervalo e por aí vai. Só que no dia pode amanhecer chovendo forte ... ou com greve de ônibus ... ou com a biblioteca fechada por problemas na instalação elétrica. Aí estão os tais fatores exógenos imprevisíveis.

Quando as coisas não saem como planejamento devemos:

1 - Respirar fundo e não desesperar. Lembre-se que esse tipo de coisa pode e acontece com qualquer pessoa, por mais meticuloso que seja seu planejamento. Não se esqueça dos fatores exógenos IMPREVISÍVEIS;

2 - Analisar com cuidado e rapidamente o que em nosso planejamento foi efetivamente afetado;

3 - Refazer rapidamente nosso planejamento aproveitando o máximo possível do planejamento anterior, de forma a não colocar a perder todo o dia de estudos, afinal de contas, melhor um dia meio estudado que um dia sem estudo algum.

RESUMO DA ÓPERA - É muito ruim quando nosso planejamento de estudos vai por água abaixo. A sensação de frustração é grande e não é raro de bater aquele desespero do "o que faço agora?". O importante, no entanto, é manter a calma e a cabeça fria para poder refazer o planejamento e salvar o que for possível do dia de estudos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
 
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———






0 Response to "Tem dias que as coisas não saem como planejamos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards