Se você não estudar com P2D ...

Recentemente recebemos esse email carregado de grustração de uma concruseira leitora do blog. Leia-o e depois observe a imagem que ilustra esse artigo com bastante calma antes de continuar lendo ... ok?

"Olá, me chamo XXX, tenho 23 anos, moro em XXX.Entrei para o "ramo" dos concursos públicos há pouco tempo, mais ou menos 2 anos. Mas foi em 2012 que comecei a me dedicar totalmente aos estudos. Depois de várias desilusões de trabalho na vida privada e salário baixo, resolvi aproveitar o desemprego pra utilizar todo o meu dia pra estudar. Mas, confesso que não é fácil! Sou ansiosa, me distraio rápido com outros assuntos, olho meu Facebook de vez em quando, mesmo sabendo que não vai ter nada de interessante  pra ver por lá, levanto, pego alguma coisa pra comer, falo com a família, com os cachorros, enfim, tento "fugir da raia", na verdade. Tudo bem que é preciso distrair também, não dá pra ficar  o tempo inteiro na tela do computador e nas páginas dos livros. Mas sei que está me faltando disciplina  coragem, confiança em mim mesma. Me ajude com uma palavra de esperança, por favor! Pois fico pensando que não vou conseguir, que vou esquecer os assuntos, que estou estudando errado.... aff..."

Então, estou sem P2D é estar na pele (ou traje espacial) do astronauta que da Lua observa o planeta terra ser trespassado por um cometa ... essa é uma imagem de ficção científica, mas o teor apocalíptico é comum a ambas situações.

Comecemos pelo começo ... relembrando o que é P2D:

P de planejamento - Para dar conta de tantas matérias previstas nos editais de concursos públicos é preciso planejar os estudos, ou seja, gerenciar o que se tem para estudar, o tempo que se tem para estudar, material disponível e tudo o mais;

D de disciplina - Para manter um planejamento de estudos, é preciso estudar com disciplina, seguir um plano de horários, não dar "escapadas", não quebrar o planejamento;

D de determinação - Para manter a disciplina nos estudos é preciso ter determinação, aquela vontade firme de fazer algo até o fim, custe o que custar.

 Mas há algo muito, muito importante que vem antes mesmo do P2D e que sem isso não há como estudar sério para concursos públicos ...

COMPROMETIMENTO

Se você não for alguém comprometido firmemente com a meta de passar em concursos públicos e se tornar servidor público, não há nada nesse mundo que o fará estudar com P2D, uma vez que sua cabeça estará sintonizada em tudo, menos em estudar sério.

Estudar para concursos públicos não é fácil, muitíssimo pelo contrário, é muito difícil. É projeto para alguns anos, algo muito diférente de estudar para uma prova daqui a alguns dias. Como alguém fará isso sem estar comprometido com o firme propósito de fazer isso da melhor forma possível? Não vejo como.

RESUMO DA ÓPERA - Para nossa amiga concurseira autora do desabafo e demais leitores do blog que se encontram na mesma situação aconselho parar para pensar com frieza se estudar para concursos públicos é algo que a pessoa quer realmente fazer ... porque se não for, não haverá comprometimento, não haverá P2D ... haverá apenas perda de tempo e recursos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
 
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Se você não estudar com P2D ..."

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards