Livros, livros e livros

Fico meio irritado quando tomo conhecimento das reclamações de alguns concurseiro em relação a não ter mais títulos de livros para determinada matéria ou concurso, ou então que há títulos demais para se escolher um para estudar.

Lembro-me quando fui primeira vez comprar livros para estudar para concursos públicos na Livraria Cultura do Conjunto Nacional em São Paulo alguns anos atrás, então uma das maiores livrarias do Brasil em termos de metros quadrados. Para literatura havia um andar de estantes. Para Economia uma secção inteira. Para Física Quântica uma estante enorme. Para concursos públicos duas prateleiras ... uma delas incompleta!

O mercado editorial para concursos públicos cresceu muito, mas muito mesmo. Tenho certeza absoluta de que somente nos primeiros meses de 2012 foram lançados mais livros nessa área que nos primeiros cinco anso da década passada!

Se por um lado a fartura de novos títulos para virtualmente todas as matérias, mesmo as mais obscuras cobradas em concursos públicos muito específicos, torna a vida do concurseiro mais fácil em termos de poder se preparar o melhor possível com um material de qualidade compravada e muitíssimo superior à melhor das apostilas, por outro lado cria a necessidade de se pesquisar com cuidado qual ou quais dos títulos disponíveis são mais indicados para suas necessidades.

"E como me informo?"

Resenhas - Você encontra não apenas aqui no blog, mas em diversos outros bons websites, resenhas de livros de diversas matérias, editoras e autores;

Dicas de professores - Muitos professores indicam em seus blogs, Twitters e fanpages livros que consideram os melhores e mais indicados para o estudo das matérias que ministram;

Dicas de concurseiros mais experientes - Em fóruns onde concurseiros se reúnem para trocar informações, aqueles mais experientes sempre indicam os livros com os quais estudam e se deram melhor;

Aquela folheada básica no livro - E nada substitui aquela ida básica à livraria para folherar o livro, ler um capítulo e, assim, ter uma boa ideia se o estilo do autor lhe agrada, se o livro trata da matéria com a profundidade que você precisa. E você pode fazer isso sem sair de casa, já que muitas livrarias online e editoras oferecem essa degustação.

RESUMO DA ÓPERA - Não fique chorando por conta de material de estudo, porque já foi muito, mas muito pior, acredite.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
 
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———



0 Response to "Livros, livros e livros"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards