Devagar e sempre pode ser a melhor opção


Sempre recebemos no blog emails de concurseiros amargurados porque não  podem estudar em tempo integral ou pelo menos quatro ou cinco horas por dia ... "Já fiz de tudo, mas não consigo estudar durante a semana mais que uma hora e meia por dia".

Realmente, para muitos concurseiros a rotina diária é bastante complicada. As horas do dia são limitadas e é preciso trabalhar, estudar, cuidar da família, ficar horas no trânsito. Muita coisa para fazer e pouco tempo para isso.

Diante dessa situação bastante complicada, muita gente enxerga os concursos públicos como a foto que ilustra esse artigo. Uma longa e tortuosa trilha com subidas e descidas, curvas e desvios, algo que a primeira vista parece quase impossível de percorrer, ainda mais caminahndo devagar.

Claro que seria ótimo se todos os concurseiros pudesses estudar em tempo integral com o melhor material disponível e matrícula feita nos melhores cursinhos ... mas não é isso que acontece. Se você acha que quem passa nos melhores concursos públicos são apenas os que estudaram em condições ótimas, você está redondamente enganado. Muita gente que se torna servidor público teve (e tem) de lidar com rotinas complicadas para poder estudar ... mas estudaram, sério, muito sério.

Devagar e sempre ... esse deve ser o mote do concurseiro com pouco tempo livre para estudar. Muitas vezes, mesmo que se tenha tempo de sobra, devagar e sempre pode ser a melhor opção. Vejamos.

DEVAGAR - Significa não estudar apressadamente, se prestar atenção direito ao que se estuda, muito pelo contrário, é estudar primando o aprendizado sistemático e gradualmente aprofundado das matéria. 

SEMPRE - É ter uma rotina de estudos planejada, para que não se passe um dia sequer sem estudar. 

Você sabe qual a diferença entre o "fast food" e o "slow food"? Não? 

Fast food é a famosa "comida rápida", as lanchonetes da vida, onde a pessoa entra, come rapidamente e ai embora. A comida nesses lugares tem de ser feita e servida rápida, não há tempo a perder. Resultado, comida de baixa qualidade nutricional, "engordativa" e com sabor que deixa muito a desejar.

Slow food é a "comida lenta", daquelas da roça feita em fogão à lenha, de forma tranquila, sem correria, primando a qualidade dos ingredientes e, principalmente, o sabor. Por isso esse tipo de comida é muiiiiiiiiiiiiiiiiiito mais saborosa, nutritiva e saudável.

RESUMO DA ÓPERA - Estudar para concursos públicos também é assim. Quer passar? Então não apele para o "fast estudo", mas para o "slow studo", prime pela qualidade do estudo, pela otimização do aprendizado, mesmo que isso tome mais tempo.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
 
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Devagar e sempre pode ser a melhor opção"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards