Já é junho?! Fudeu!

Sim, concurseiros, o mês de Junho já chegou ... Junho ... mês de número seis ... o ano tem doze meses ... estamos na metade do ano ... 

"Meu Deus, é mesmo ... e não estudei tudo e tanto o que queria! Socorro!"

São poucos os concurseiros que em qualquer época do ano se dão satisfeitos com o que planejam fazer ou já fizeram em termos de estudar para concursos públicos. De um lado isso é bom, de outro é um problema. Vejamos.

A insatisfação tem um lado bom porque não nos deixar entrar numa "zona de conforto" que muitas vezes é enganosa e nos faz sentir mais seguros e preparados do que estamos na realidade. O concurseiro insatisfeito procura sempre estudar um pouco mais e melhor. Não se dá por satisfeito e busca incessantemente se preparar melhor.

Mas a insatisfação também tem um lado perverso, que nos faz cair na depressão e achar que não estudamos nada, que não fizemos nada de bom, que não estamos preparados, enfim, nos faz subestimar o que já fizemos e descartar o que planejamos fazer por acharmos que não conseguiremos dar conta de tanta coisa.

Nesse momento do ano cabe tira rum dia para fazer uma boa avaliação do que você já fez e o que você fará em termos de estudar para concursos públicos. 

Comece avaliando o que você já fez desde o início do ano, o quanto do planejamento de estudos você seguiu, o quanto aprendeu, o quanto exercitou seus conhecimentos. Seja muito franco nessa avaliação, muito realista. Não adianta nada jogar para baixo que você fez, bem como jogar para cima. Por mais doloroso que seja encarar que você não fez tudo o que poderia e, principalmente, deveria fazer, isso é necessário para que não repita no restante do ano os mesmos erros que cometeu até agora.

Depois de avaliar o passado, é chegada a hora de planejar o futuro. Pegue tudo o que você precisa e planeja estudar e estude como fazer isso nos seis meses restantes do ano, estando atento que o último mês do ano apresenta complicações sociais potencialmente sérias (festas de final de ano, comemorações, ...). Aqui também cabe o conselho de ser realista. Não adianta nada planejar o que não poderá ser cumprido. Pleneje  com os pés no chão.

RESUMO DA ÓPERA - Sim, já estamos na metade do ano. Para quem "fez o dever de casa" até agora, ótimo, parabéns, continue assim. Para quem não fez, não desista porque ainda há tempo de sobra para "colocar a casa em ordem".

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
 
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———




0 Response to "Já é junho?! Fudeu!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards