Organização ajuda a estudar melhor para concursos públicos


Recentemente uma concurseira leitora do blog nos enviou um email de desabafo de que só de se sentar diante de sua mesa de estudo é acometida de um misto de desânimo e desespero. "Parece que nunca vou conseguir dar conta de tantas coisas".

Pedi para ela descrever o lugar para poder dar algumas ideias que a ajudassem. Ela fez melhor que isso, nos enviou uma foto do espaço que reserva para os estudos para concursos públicos. Uma única palavra descreve tal espaço ... DESESPERADOR. 

Gente, excesso de informações faz tão mal quanto escassez. Um estudo recente mostrou que uma edição de domingo de algum grande jornal de circulação nacional tem mais informações do que uma pessoa comum poderia receber durante toda a vida na Inglaterra do século XVII!

Muitos concurseiros caem na armadilha de transformar seus locais de estudo em verdadeiros depósitos de material de estudo e motivação. São vários livros, pilhas de resumos, esquemas de memorização pelas paredes, papeizinhos com lembretes de pontos importantes de trocentas matérias, fotos de motivação, provas em que se foi mal, provas em que se foi bem ... uma zona completa.

Se você acha que um local de estudo assim propicia o estudo sério e animado, engana-se REDONDAMENTE! Muito pelo contrário, essa bagunça, toda essa poluição visual, mental e motivacional apenas torna o estudo pesado, lento, desanimador.

Aprenda de uma vez por todas, seu local de estudo deve ter essencialmente o necessário para o bloco de estudo ao qual você irá se dedicar naquele momento. Fora isso, tudo o mais deve ficar devidamente organizado e guardando em alguma estante ou móvel (cômoda, gaveteiro, prateleira, ...) que facilite o acesso e torne rápido a separação do material de estudo.

 "Mas onde vou colocar meus mapas mentais, esquemas de memorização, lembretes?"

Use um daqueles quadros metálicos ou de cortiça para avisos, dessa forma você terá um espaço limitado que terá de ser utilizado de forma organizada e atualizada para fazer valer sua função.

RESUMO DA ÓPERA - Concurseiro organizado é concurseiro que estuda mais e melhor. Se o concurseiro não consegue organizar seu local de estudo, como conseguirá organizar seus estudos?!

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
 
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Organização ajuda a estudar melhor para concursos públicos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards