Férias são necessárias, mas ...

Recentemente recebemos o seguinte email de uma concurseira leitur do blog:

"Olá, estou meio que passando por uma fase ruim nos concursos ... Não consigo estudar (obs.: não é problema de tempo). Reservei esse mês para não estudar, para isso não piorar, e eu nunca mais estudar na vida. Estudo desde janeiro até Maio deste ano (direto). Gostaria de saber se vou ter problemas, por ter parado por um mês ... Isso vai me prejudicar? Eu vou esquecer tudo?"

Vocês já foram a uma academia de ginástica verificar como funciona a adesão para utilizar as instalações e equipamentos além de participar das aulas das diversas modalidades ministradas diariamente? Geralmente há um período mínimo de associação, comumente trimestral, que custa X, mas se você se associar semestralmente paga 80% de X e semestralmente paga 60% de X ... sendo que o pagamento trimestral deve ser feito de uma só vez e os outros em no máximo três vezes.

As academias usam esse tipo de associação e não associação mensal (que quando existe é tão mais cara e menos compensadora que não vale a pena) por alguns motivos muito racionais do ponto de vista do negócio:

1 - É fato que pelo menos metade dos novatos em academias de ginástica desistem entre um ou dois meses depois de começar a frequentar o local;

2 - Também é fato que outros 20% desistem antes de completar seis meses de academia;

3 - Há épocas em que as academias ficam vazias (meses frios, férias escolares, finais de ano, ...).

Cobrando no esquema apresentado, as academias garantes um fluxo constante de entrada de capital para que o negócio seja lucrativo. No final das contas quem banca as academias e dá lucro aos seus donos são aqueles que pagam e não usam o lugar!

O que isso tem a ver com concursos públicos e o email da leitura? Tudo. Vejamos.

O que nossa colega concurseira relatou é muito comum entre quem começa a estudar para concursos públicos. Algum tempo depois do início dos estudos a euforia inicial esfria, o cansaço começa a surgir, a rotina se torna esmagadora. Imagine um gráfico onde a linha começa lá em cima e vai caminhando decrescente até que chega num ponto crítico ... é o que será feito quando esse ponto é atingido que determinará o futuro do concurseiro. 

Vocês sabem o que é o "Ponto de retorno"? É o ponto limite onde você ainda tem a opção de voltar atrás. Imagine um avião cruzando um vasto oceano para chegar em outro continente. Seu ponto de retorno será o meio do caminho, além disso se tentar retornar não terá combustível suficiente para tal e espatifará no mar. Imagine agora uma pessoa que vai saltar de paraqueda, seu ponto de retorno é a porta do avião ... depois que pulou, não dá para voltar para dentro do avião. 

O que é o ponto crítico no gráfico do concurseiro que não um ponto de retorno?! Se ao chegar a esse ponto ele continuar estudando como vinha fazendo, se acostumará com a rotina e cansaço, assim como quem frequenta uma academia passará a ganhar preparo físico para continuar malhando. Mas se ao chegar a esse ponto ela parar, terá de retornar do zero ... assim como quem faz uma dieta, perde alguns quilos, larga a dieta e engorda tudo de novo.

Amigos, não se enganem, o recomeço é sempre muito pior que o começo. A sensação de "putz, terei de fazer tudo de novo" é esmagadora e tem o costume de incitar a desistência nos espíritos menos determinados.

O que nossa amiga concurseira fez foi errado? Se ela não teve nenhum motivo realmente válido para tirar essas férias (tratamento de saúde seu ou de familiares, ter entrado em estado de coma, ter sido chamada para filmar com o Brad Pitt, ...), ela erro e errou feio.

Gente, estudar para concursos públicos não dá direito a férias senão aquela que será desfrutada uma no após a posse como servidor público, simples assim!

O máximo que concurseiros podem se dar o desfrute é um dia de descanso semanal no começo, que depois vira meio dia quando se intensifica os estudos. E quando o cansaço bate muito, mas muito forte mesmo, coisa para depois de uma no de estudos, tira um final de semana inteiro.


Já publicamos aqui no fórum várias vezes a informação de que nossa memória é fraca. Uma semana sem estudar já prejudica ... duas semanas muito mais ... um mês, então, para quem começou a estudar faz pouco tempo é um crime hediondo.

RESUMO DA ÓPERA - Gente, errar é inerente à condição humana, mas cometer o mesmo erro é idiota. Tirou férias quando não devia? Foi errado, mas já tirou mesmo, então o melhor que se pode fazer é recomeçar com força total sabendo que novas férias só após uma no depois de empossado.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———



0 Response to "Férias são necessárias, mas ..."

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards