Levantando para vencer!


Quantas pessoas caem e não se levantam mais? Quantos concurseiros, após uma desclassificação, desistem dos concursos?  Se você já caiu, já foi desclassificado (uma ou várias vezes), e pensou em desistir, este artigo é para você.

Acredito que todas as pessoas que gostam de esporte já estejam ansiosas pela chegada dos jogos olímpicos (é o meu caso). É bom demais ver o homem superando seus limites em tantas modalidades, cada uma mais interessante que a outra. Eu, particularmente, gosto de várias, e entre as preferidas está o atletismo. Na semana passada, fazendo um lanche em um fastfood, me deparei com uma folha repleta de curiosidades olímpicas. É claro que devorei todas elas, e acabei engolindo o lanche, me deliciando mais com a informação do que com o sabor da comida. Uma delas me chamou muito a atenção, pois na mesma hora pensei: uau! Que exemplo para os concurseiros. Trata-se da história do corredor finlandês Lasse Viren. Para quem não viu, vai o exemplo.

Lasse corria a prova dos 10 mil metros nas olimpíadas de Munique, 1972, e lá pelos 12 minutos (quase na metade da prova), ocupando a 5ª colocação, tropeçou em outro competidor e caiu. O atleta que caiu com ele, ficou estático, entregue ao infortúnio da tragédia. Ele, por sua vez, levantou-se imediatamente e voltou a correr. Acelerou o passo e em menos de uma volta, já estava colado no pelotão de atletas. Lasse continuou firme em seu propósito, e começou a passar um por um, até estar em segundo lugar. Antes de abrir a última volta, ele acelerou ainda mais e assumiu a primeira colocação. Passou pela linha de chegada, ouviu o sino anunciando a última volta e se manteve firme, cada vez mais veloz. Seu sprint final foi tão avassalador, que mesmo em vista do esforço do segundo colocado para alcançá-lo, Lasse cruzou a linha de chegada em primeiro lugar – e entrou para a história. Como se não bastasse, ele também bateu o recorde mundial com o tempo de 27:38:34.

Lasse se tornou um exemplo, e virou um ídolo em seu país. Ele ganhou a medalha de ouro nos 5.000 e 10.000 metros em Munique, e como se não bastasse, fez história em Montreal, 1976, ao ser o primeiro homem a ganhar as medalhas de ouro nos 5.000 e 10.000 metros em dois jogos consecutivos. Ele realmente era especial.

A título de curiosidade, vejam este pequeno documentário (em espanhol) sobre Lasse Viren. Vale a pena.

RESUMO DA ÓPERA - No mundo dos concursos acontece a mesma coisa. Nós caímos o tempo todo, mas aqueles que se levantam e não desistem, um dia ocuparão o primeiro lugar, e receberão os louros, as recompensas do seu esforço. Se você anda caindo, siga o exemplo deste homem; levante-se imediatamente e continue focado, pois para aqueles que persistem, a vitória é inevitável!
Alisson Felipe é servidor público, concurseiro e autor do primeiro romance concurseiro da literatura brasileira entitulado "APROVAÇÃO".

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
———«»———«»———«»———



0 Response to "Levantando para vencer!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards