It´s evolution, baby!

 
Recentemente recebemos o seguinte comentária de uma leitora concurseira do blog:

"Muito interessante! Estudo para concursos há 03 anos e me sinto exatamente assim. As matérias estão se encaixando e sinto que estou amadurecendo nos estudos! Hoje não luto apenas pela aprovação, mas principalmente pela classificação! "

Esse comentário traz dois pontos chaves que deixam claro seu amadurecimento como concurseira. Vejamos.

"As matérias estão se encaixando" - Quando começamos a estudar para concursos públicos aquele monte de matérias presentes nos editais dos certamos que prestamos parecem totalmente desconexos ... nos melhores casos parentes distantes. Isso torna o estudo difícil, uma vez que a sensação de compartimentalização dos blocos de conhecimento torna mais difícil a aceleração do aprendizado por meio de associações. Mas com o tempo e amadurecimento do conhecimento, o concurseiro vai notando que essas matérias estão de uma forma ou de outra interligadas, o que torna o aprendizado mais dinâmico e interessante. A sensação é mesmo de que as matérias estão se encaixando como peças de um quebra-cabeça onde se começa a perceber o resultado final, a aprovação e posse em cargo publico.

"Hoje não luto apenas pela aprovação, mas principalmente pela classificação!" - Concurseiros novatos pensam única e exclusivamente na aprovação, como se concursos públicos fosse uma questão de "tudo ou nada", o que não poderia estar mais longe da realidade. Como certa vez ilustrou muito bem o mestre William Douglas, concursos públicos é uma fila que entramos no final, a fila vai andando, que está na frente vai sendo empossado, até que um dia chega a nossa vez. Concurseiros maduros lutam por classificações cada vez melhores, indicador de que sua fila está andando, já que sabem que a aprovação é apenas uma consequência dos seus esforços.

Muitos concurseiros passam tanto tempo reclamando dos problemas e dificuldades que têm em seu caminho, que deixam de voltar os olhos para tudo o que já conseguiram conquistar na luta por um cargo público. Claro que a segunda opção é muito mais positiva e motivante que a primeira, mas muitos concurseiros não se tocam disso. É preciso, melhor, é extremamente necessário não nos deixarmos levar por essa tendência a ver apenas o lado negativo da questão, precisamos também voltar os olhos para seu lado positivo.

RESUMO DA ÓPERA - E você, o quanto já evoluiu como concurseiro?

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
 
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———





0 Response to "It´s evolution, baby!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards