Grifos para que te quero - Parte 1

Recebemos ontem um email de um concurseiro leitor do blog com algumas dúvidas muito interessantes e pertinentes sobre ... o uso de grifos nos estudos para concursos públicos. 
 
Como esse é um assunto muito importante para concurseiros, já que muita gente não sabe direito como utilizar os famosos pincéis de grifar texto como ferramenta para aumentar a eficiência nos estudos para concursos públicos ... então vamos lá.
 
"O que devo grifar?
 
1. O que achar importante para entender a matéria? Que na primeira leitura é quase tudo rs... ou ...

2. Somente o que estiver nas questões de concursos que faço no término da teoria? Exemplo: 1. Teoria sem grifar, 2. Questões grifando o que cai ..."

Comecemos pelo começo. A função do grifo é de destacar os pontos mais importantes de um texto. Isso é fácil de entender ... o bicho pega é na definição do que são esses pontos mais importantes.

Para alguns concurseiros os pontos mais importantes são algumas palavras chave que funcionarão como chaves de memorização. Ao ver aquela palavra destacada no texto o concurseiro lembra do que estudou naquele texto, tendo sua memória revigorada.

Para outros concurseiros os pontos mais importantes são frases inteiras que contêm os pontos mais importantes do texto. Ao estudar novamente aquele texto, o concurseiro pode, então, se ater apenas a essas frases por saber que são o mais importante e ponto final.

Para alguns outros concurseiros os pontos mais importantes são aqueles que não podem ser esquecidos de forma alguma. Ao ver tais pontos destacados, praticam um exercício de memorização dos mesmos.

Assim, está respondida a primeira pergunta do colega concurseiro, ele deve grifar o que considerar mais importante nos textos que estuda, que pode ser um dos tipos acima descritos. Peraí ... faltou o restante da pergunta ... que é outro assunto.

O estudo de um texto pode ser dividido em quatro fases:

FASE 1 - Passada de olhos, aquela olhada superficial no texto para se ter uma ideia de como foi construído, do tamanho dos blocos de parágrafo, esquema estrutural e tudo o mais. Nessa fase não fazemos a leitura propriamente do texto, mas damos uma olhada geral no mesmo;

FASE 2 - Primeira leitura sem nos deter em nenhum ponto, para termos uma ideia geral do que o texto transmite em termos de informações;

FASE 3 - Leitura aprofundada procurando realmente entender tudo o que o texto transmite de informações;

FASE 4 - Leitura para pinçar os pontos mais importantes do texto.

Ora, é claro que você somente deverá grifar o que estiver estudando na última fase do processo de leitura a fim de que tais grifos sejam eficientes. Se fizer antes, grifará muito mais do que devia e desperdiçará todo o potencial de alavancagem de estudos que essa ferramenta oferece.

Isso vale também para questões de concursos passados? Particularmente acho que não, mesmo porque se você grifar algo seja no comando da questão ou em alguma das alternativas de resposta, quando for refazer aquele exercício terá uma pista para sua resolução, o que irá desnaturar sua função original, que é de testar seus conhecimentos.
 
ATENÇÃO, esse artigo continua amanhã. Não perca!
 
 CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
 
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Grifos para que te quero - Parte 1"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards