Fala sério!



Responda algo com toda sinceridade do mundo ... você está mesmo estudando sério para concursos públicos?

Veja bem, você não precisa responder isso para ninguém a não ser para você mesmo. Não é uma pergunta feita por sua mãe ou outra pessoa que você precisa, digamos, maquiar a resposta. Portanto, seja sincero, muito sincero. 

Hoje é sabadão ... você já programou seu dia de estudos? Se for a noite, você estudou no dia de hoje? 

Se a resposta for positiva, bem, é um bom indício de que você está estudando sério.

O que você sacrificou hoje em nome do seu sonho de passar em concursos públicos e ser empossado servidor público?

Se você precisou pensar na resposta ... hummmm ... problema.

Em qualquer lugar encontramos gente que finge que faz algo, quando na verdade não passa de um mero figurante dos acontecimento. Isso acontece no trabalho, na faculdade, na escola, na academia de ginástica, no curso de culinária. Figurante porque apesar de estar fisicamente lá, a pessoa não está comprometida com o que está acontecendo, é expectadora, apenas assiste, não interage. Com concursos públicos não é diferente. 

Já conheci gente que por algum tempo fingiu que estudava para concuros públicos, alguns por anos. Fingiam apenas, mas muito bem. Tinham livros, horários de estudo, papelada ... mas não estudavam. O tempo passava essas pessoas foram ficando para trás, nunca avançando na lista de classificados. Alguns foram desmascarados, outros passaram a fingir outras coisas ... outros fingem até hoje.

Certa vez perguntei para uma ex-concurseira figurante o que a levou a fazer isso. A resposta me deixou desconcertado.

-"Estava muito confusa. Não sabia o que queria fazer da vida a não ser que não queria dar justificativas disso para ninguém. No começo foi mesmo para fingir para os outros que tinha um rumo quando estava na verdade perdida de tudo. Com o tempo comecei a acreditar que passaria por sorte, milagre, aprenderia as matérias por osmose, o que, claro não aconteceu. Depois tomei um rumo, arrumei um emprego que gostei e abandonei a encenação".


Sim, ela foi sincera mesmo. Enquanto ouvia pensava em quanta gente não faz o mesmo ... ou pior.


RESUMO DA ÓPERA - Se você está lendo esse artigo, isso é um ótimo indicador que você não é um mero figurante no universo dos concursos públicos. Mas será que você está, realmente, fazendo seu melhor para se tornar servidor público? Pense nisso.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
 
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Fala sério!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards