Quando o dia de estudo não rende

Em um email de desabafo, um concurseiro leitor do blog nos escreveu o seguinte:


"O que gostaria de saber é o seguinte, há dias que parecem que os estudos não rendem, seja por alguns pensamentos, seja por algo físico ou outros. O que deve ser feito, forçar o estudo mesmo que não renda como poderia render se estivesse num dia tranquilo ou descansar e deixar para o outro dia? Pois, sou uma pessoa que me cobro demais, em tudo na vida, e em dias que os estudos não rendem, não é diferente, ficando aquela sensação de que um dia perdido possa me prejudicar durante o concurso."

Realmente, muitas vezes o estudo não rende mesmo que encaremos essa missão com seriedade e a desempenhemos de forma planejada e disciplinada. Quando isso passa a nos incomodar devemos analisar a questão para verificar se não cairá em uma dessas duas situações:

Falta de rendimento pontual - Muitas vezes a falta de rendimento acontece eventualmente, mas por algum motivo ficamos alertas demais para o fato, que acaba nos consumindo e ganhando uma dimensão irreal. É importante ter em mente que somos seres humanos, logo nos cansamos, nosso corpo fica fraco e adoece, problemas nos atormentam por menos que queiramos que isso aconteça, e tudo isso afeta nosso rendimento nos estudos. Quando isso acontece, não devemos nos atormentar ou culpar, mas respeitar nossos limites e verificar se não é o caso de tirar uma folga de um dia para evitar danos maiores nos forçando a estudar;

Falta de rendimento recorrente - Agora, quando a falta de redimento é recorrente, acontecendo com frequência, bem, alguma coisa está errada e temos de verificar o que é enquanto ainda temos tempo. Se for algum problema de saúde, demos nos tratar, afinal de contas, não passar na perícia médica também impede a posse em cargo público. Se for algum problema emocional, temos de nos resolver. Se for algum problema externo (financeiro, familiar, ...), temos de encontrar um modo de atenuá-lo ou pelo menos minimizá-lo para termos um mínimo de paz para estudar.

RESUMO DA ÓPERA - Você não está rendendo nos estudos o quanto gostaria? A primeira coisa a fazer é analisar com cuidado a constância desse tipo de acontecimento ingrato. Pode ser que seja apenas mais um "alerta falso" criado por nossas cabeças atormentadas na busca pela posse, mas também poderá ser alerta para um problema muito real e imediato que requer cuidados para ontem.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Quando o dia de estudo não rende"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards