Apostilas para concursos públicos ... eterno problema


Ontem foi publicado no Gizmodo, um site de notícias de tecnologia, uma notícia que somente vem a comprovar o que já dizemos aqui no blog há muito tempo sobre o problema que são as famosas apostilas para concursos públicos. Vejamos:

"Às vezes a gente esquece que a web não é de domínio público. Mas casos como este nos fazem lembrar: uma editora resolveu simplesmente copiar textos da web em suas apostilas para concursos públicos. Sem mencionar nenhum autor, ela fatura R$50 a unidade pelo que pode ser “um dinheiro jogado no lixo”.

(...)

A apostila, da editora Nova – Apostilas para Concursos Públicos, também inclui outros artigos científicos, textos da Wikipédia e até de blogs pessoais. Um texto sobre música que Renan Machado Guerra escreveu em seu blog, quando tinha 16 anos e cursava o ensino médio, também foi parar na apostila. “O texto tem erros de lógica e não tem tanta informação relevante”, diz Renan.

O professor Alexandre Meirelles, da rede LFG, diz que as apostilas acabam sendo “um dinheiro jogado no lixo”. (...)



Agora, você concurseiro que ainda pensa que estudar com apostilas pode ser uma boa ideia, seja sincero ... você acha mesmo que dá para passar em concursos públicos estudando com textos abduzidos da Wikipedia e de blogs de adolescentes de 16 anos? 

Notem que não afirmo que 100% das apostilas são de baixíssima qualidade. Não duvido que existam alguns casos isoladíssimos de apostilas muito boas, mas de tão raras, fica muito, mas muito difícil e trabalhoso encontrá-las em meio a um mar de mediocredade. Numa dessas é melhor desistir dessa busca e partir para os bons livros e cursos online para concursos públicos que são certeza de qualidade.

"Mas material bom é caro!"

Infelizmente, é, sim. Estudar no Brasil nunca foi e não é barato. Essa é a realidade e temos que lidar com ela, não adianta ficar lamentando. O negócio é otimizar os gastos, fazer economia, investir em bons materiais que poderão ser utilizados por um bom tempo para o preparo para vários concursos e fazer valer o que se pagou por eles. 

"Mas é muita coisa para estudar!"

Esse é outro problema sério com as apostilas para concursos públicos, elas passam uma falsa ideia de volume pequeno de matéria para estudar. Ao transcreverem, por exemplo, a lei 8.112 (com sorte completa) deixam de fora comentários e explicações importantíssimos para o pleno entendimento desse diploma legal. Agora, não adianta nada comprar uma apostila dessas, ir para a prova achando que vai arrasar por tê-la lido duas vezes, porque você vai é levar uma boa surra das questões da prova.

O cara que comenta a notícia que abre esse artigo, Alexandre Meirelles,  sabe do que está falando. Hoje ele é autor e professor (livro que indicamos para qualquer concurseiro, "Como estudar para Concursos" - Editora Método), mas já foi concurseiro como nós por vários anos ... e nunca estudou com apostilas vagabundas, senão hoje ele não seria um servidor público.

RESUMO DA ÓPERA - Pense bem antes de investir seus recursos financeiros limitados em materiais de estudo de baixa qualidade, isso com toda certeza lhe custará muito mais caro, afinal de contas, dinheiro se pode ganhar de volta, tempo perdido, não.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.


———«»———«»———«»———


0 Response to "Apostilas para concursos públicos ... eterno problema"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards