Jogue novamente ... que disse que você não pode!

Muitos concurseiros sofrem porque assumem algo que não poderia estar mais longe da realidade, de que não existe "segunda chance" quando o assunto é estudar para concursos públicos. Se você pensa assim, concurseiro, de cara lhe digo que, sim você pode "jogar novamente" ... e vou além dizendo que você DEVE jogar novamente.

É engraçado como muitos concurseiros insistem em confundir o "estudar como se fosse o último concurso do Brasil" com "estude porque é o último concurso do Brasil". Há uma grande diferença entre essas abordagens, que vale revisar por via das dúvidas.

"Estudar como se fosse o último concurso do Brasil"

 Quem estuda sério para concursos públicos, estuda para passar em cada concurso que presta, não importanto o quanto já tenha estudado as matérias que serão cobradas. Isso significa que o estudo será focado ao máximo a fim de se aproveitar cada minuto diante dos livros, assistindo aulas ou resolvendo questões. O concurseiro estuda como se aquele concurso fosse o último concurso do Brasil, mesmo sabendo que isso é irreal, que haverá outras chances ... mas ele estuda para passar e ponto final.

"Estude porque é o último concurso do Brasil"

Agora, é uma temeridade o que muitos concurseiros fazem, de estudar para um concurso como se fosse realmente o último concurso do Brasil e que se não passar não haverá mais nada a fazer senão "colocar o rabo entre as pernas" e tocar a vida. Essa postura traz naturalmente uma insegurança no que já se estudou e no quanto se pode estudar.

Notem que é preciso diferenciar a realidade do "como se fosse". É muito útil utilizar essa alegoria para alavancar os estudos, mas um perigo quando ela é tomada como realidade. Pode parecer idiota fazer isso, mas acontece muito mais do que você pode imaginar.

RESUMO DA ÓPERA - Tenho os olhos no futuro e os pés no chão para não ser vítima de armadilhas como essa, ao mesmo tempo bobas e mortais.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———




0 Response to "Jogue novamente ... que disse que você não pode!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards