Até concurseiros veteranos erram


É engraçado como nossa autoconfiança funciona e, principalmente, pode ser enganadora. O que é autoconfiança? Vejamos ... "É a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa."

Primeiro vamos ao seu funcionamento.

A autoconfiança tem uma característica muito forte, ela é cumulativa. Quanto mais o tempo passa, quanto mais aprendemos e praticamos algo, quanto mais acumulamos conhecimento e experiência, mais passamos a assumir que não precisamos aprender/praticar tanto mais e tendemos fortemente a super avaliar o que já "temos no bolso".

O famoso "salto alto" é uma desnaturação da autoconfiança e se dá quando achamos que sabemos ou podemos mais do que na realidade sabemos e podemos ... e como o salto é alto, quando "caímos" por falta de sustentação, quebramos a cara.

Agora vamos a como é enganadora.

Você sabia que apenas 6% dos acidentes aéreos fatais com jatos comerciais no mundo tem como causa erros mecânicos? Isso mesmo, a grande maioria dos acidentes tem como causa alguma tranqueira feita por um ser humano. E, acredite, boa parte dessas tranqueiras é causa pela autoconfiança em excesso.

Autoconfiança demais nos faz ter a sensação, falsa, é claro, de que somos infalíveis ou próximos disso, quando a realidade é muito menos positiva.

Concurseiros veteranos sofrem com o excesso de autoconfiança em um momento ou outro de sua jornada na guerra dos concursos públicos ... e isso é tão certo quanto azul ser a cor do céu (em dias de sol, é claro).

Já vi muitos concurseiros veteranos seríssimos cometerem erros bobíssimos por excesso de autoconfiança ... eu incluído. Muitas vezes esses erros custam pontos preciosos em provas de concursos públicos ... e aprovações, consequentemente.

O remédio para o excesso de autoconfiança? A humildade. O queé isso?

"A humildade é uma virtude, um estado intelectual apto para aprender sempre."

 RESUMO DA ÓPERA - Autoconfiança é, sim, necessário não apenas em nossos preparo para enfrentar os concursos públicos, mas em toda nossa vida. No entanto, como a grande maioria das coisas na vida, ela também tem um lado negro, um lado nefasto que devemos evitar a todo custo. Seja humilde, concurseiro, você só tem a ganhar com isso.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Até concurseiros veteranos erram"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards