GUIA DE ESTUDOS PARA INICIANTES BASEADO NO ESTILO FCC – PARTE 5



Finalmente chegamos ao quinto e último artigo dessa série de artigos sobre dicas para ajudá-los na guerra dos concursos públicos.

Para quem ainda não me conhece, meu nome é Michel e fui aprovado em 7º lugar para Analista Judiciário Área Judiciária no TRE PE (concurso com uma concorrência monstruosa de mais de 11.000 inscritos para 10 vagas). Também passei pra técnico nesse mesmo TRE em 17º lugar (havia mais de 39.000 inscritos para 12 vagas). Fui aprovado também no Tribunal de Justiça do Pernambuco em 1º lugar para Oficial de Justiça e em 2º lugar para o cargo de Analista Judiciário. Além disso, obtive a aprovação de meus sonhos no TRE CE (1º lugar para o cargo Analista Judiciário Área Judiciária e 1º também para o cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa).

Nesta última parte vou dar dicas sobre dois pontos importantíssimos que deveriam fazer parte do planejamento de estudo de qualquer candidato

COMO ESTUDAR ANTES DO EDITAL


2011 foi um ano de poucos concursos, felizmente 2012 parece que será diferente. Muitas pessoas desanimaram e pararam de estudar com as notícias do governo de suspender os concursos e as nomeações. Eu não desanimei e me mantive forte nos estudos. Como não havia editais publicados, tive que estudar sem eles. Sabia que TREs como o do PE e do CE fariam provas em breve, então estudei pelos editais dos TREs que tinham feito provas a pouco tempo. O conteúdo não muda muito de um TRE pro outro, então é só você estudar aquilo que sempre cai. Simples assim!

Algumas dicas:

1. Quando for estudar antes de sair o edital, não entre de vez num ritmo de estudo muito pesado. Comece estudando 4 ou 5 horas por dia. Descanse aos Domingos e estude menos no Sábado;

2. Com o passar das semanas, vá aumentando gradativamente o seu tempo de estudo, para que você entre na rotina sem se sobrecarregar. Quando sair o edital, aí sim, estude de domingo a domingo todo o tempo que puder. Claro, quando se sentir cansado, descanse um pouco. Mas não fique nenhum dia sem estudar, se isso for possível. Eu começava a estudar às 8h da manhã e só parava às 10h da noite e, nem sentia o dia passar de tanto que estava acostumado a essa rotina. O ser humano tem essa capacidade incrível de se adaptar a qualquer situação. Claro, eu fazia pausas para banhos, refeições, um pouco de TV e exercícios;

3. Na semana que antecede a prova, dedique-se a fazer uma revisão geral. Eu tirei férias do trabalho e usei a semana inteira para ler pela última vez todos os artigos e a gramática. Li todos os meus resumos e resolvi questões que eu sempre guardo comigo. São questões mais difíceis e que servem para relembrar aqueles assuntos mais complicados.


A HORA H (O DIA DA PROVA)

Tem gente que faz tudo certo, mas no dia da prova joga tudo por água baixo. Para evitar isso, recomendo que sigam os seguintes passos:

Passo 1 - No dia da prova e no dia anterior procure se alimentar de forma mais saudável e leve. Nada de feijoadas e churrascos, prefira carnes cozidas e saladas. Quando você come alimentos muito gordurosos, o seu organismo demorará mais tempo para digeri-los e consumirá mais energia para fazer isso, o que pode causar sono e cansaço na hora da prova, dificultando a sua concentração;

Passo 2 - Além disso, entre no local de prova munido de uma garrafa de água e uma barra de chocolate. O chocolate ajuda no raciocínio e também, por ser calórico, afasta a fome. Não vá exagerar e ingerir 100 gramas de chocolate, pois ele é gorduroso e se ingerido em excesso você terá os mesmos problema se ingerir uma feijoada. Leve uma pequena barra, como um Batom Garoto. O ideal mesmo é um chocolate com alta concentração de cacau, pois é este que ajuda a melhorar o raciocínio;

Passo 3 - Beba água a cada 20 ou 30 minutos, mas não beba muito, só um ou 2 goles por vez, pois assim a água não acabará logo e você não terá de ir muitas vezes ao banheiro. Não ache que fazer uma pausa durante a prova e ir ao banheiro é uma perda de tempo, muito pelo contrário, com isso você relaxa e descansa sua mente e, ao voltar à prova, raciocinará melhor e mais rápido;

Passo 4 - Procure ficar tranquilo. Sei que isso é muito difícil para a maioria das pessoas. Mas o controle emocional é essencial. Tenha segurança de si mesmo. Eu, pelo menos, durmo muito mal no dia que antecede a prova, mas isso faz parte desse jogo.

Passo 5 - Durante a prova, eu começo a resolução por informática, depois resolvo os conhecimentos específicos. Paro, vou ao banheiro, procuro esquecer que estou fazendo uma prova e relaxo por uns 5 a 10 minutos. Como meu chocolate e resolvo as questões de português;

Passo 6 - Por fim, faço a redação. Quando termino toda redação, revejo toda a prova objetiva. É impressionante, quando faço a revisão sempre encontro alguns erros que passaram despercebidos. Nesse momento eu consigo enxergar as questões com outros olhos. A água e o chocolate ajudam-no a não se cansar muito. No TRE CE, resolvi duas provas objetivas e redigi 2 redações em 8 horas, claro! Houve o intervalo do almoço. Mas quando terminei a última prova à tarde, não estava cansado. Talvez desse para fazer mais uma prova à noite, hehehe!

Passo 7 -
No intervalo entre as provas (para quem faz 2 provas por dia), se for possível, procure relaxar depois do almoço, tome um banho e deite uns 20 minutos. Isso recarregará a sua bateria para a próxima prova. O intervalo entre as duas provas geralmente é de 2 horas, tempo suficiente para fazer isso que sugeri;

Passo 8 -
Tanto durante a prova como em casa, enquanto você estuda, beba a cada 20 ou 30 minutos 1 ou 2 goles de água (recomendadíssimo). Todos os especialistas são unânimes em afirmar que a água é a gasolina do cérebro. Sem água você não processa bem as informações, não retém o conteúdo e não se concentra o suficiente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pessoal, quero ressaltar que a minha metodologia não é a fórmula mágica que todos acham que existe. Eu a desenvolvi a partir de dicas de pessoas aprovadas que conheci na internet. Todas diziam que estudavam principalmente por lei “seca” e resolvendo inúmeros exercícios. Aprendi com meus erros e com as dicas desses candidatos aprovados em diversos concursos, como estudar de forma correta, obedecendo ao estilo que a FCC exige nas suas provas.

Não demorei muito a conseguir essa minha primeira provação. Comecei a estudar assim que terminei a faculdade (dezembro de 2010). Fiz a inscrição pro TRE RN e passei bem longe das vagas, acertei 70% da prova. Mas sabia que não passaria no meu primeiro concurso.

Depois veio o TRF 1ª, melhorei bastante, acertei mais de 80%, mas ainda não tinha sido suficiente. Não desanimei, sabia que precisava estudar mais. Fiquei de maio de 2011 até setembro desse mesmo ano estudando sem nenhum edital publicado.

Em outubro saiu o edital do TRE PE. Quando vi o conteúdo programático, já havia estudado quase tudo. Então fiquei a maior parte do tempo apenas revisando o conteúdo e lendo a lei diversas vezes. Mas estudei bastante. Tirei férias do trabalho apenas pra estudar.

Minha última DICA é: se você trabalha, tire férias pra estudar, pois você ainda não merece ter férias para descansar. Aproveite também os feriados longos para estudar mais, como o carnaval e a Semana Santa. Nada de farras e de bebidas alcoólicas.

RESUMO DA ÓPERA –
Bem, essa foi minha trajetória (totalmente particular de estudar). Com isso, desejo que você estude de forma melhor a partir de agora. Sei que não sou o dono da verdade, e posso até estar escrevendo muitas besteiras aqui. Mas acho que conseguirei ajudá-lo, mesmo que seja apenas com uma das dicas. Não tenho a mentalidade de que estou criando “cobras” para concorrerem comigo... Mesmo sendo classificado em diversos concursos, só vou poder ocupar uma única vaga, não é mesmo! Acredito que o conhecimento deve ser compartilhado. Afinal, é dividindo o conhecimento que conseguiremos construir um país melhor e mais justo. Sei que a trajetória é árdua, mas o resultado é recompensador. “Rapadura é doce, mas não é mole não!” Quando tiver conseguido suas aprovações, depois de passar a seguir minhas dicas, avise-me, pois ficarei tão feliz com o seu resultado quanto você.

Meu e-mail é: mosiguatu@hotmail.com Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou se estiver precisando de minha ajuda, pode me contatar. Não se esqueça de me dar notícias de suas aprovações. Bons estudos!
MICHEL OLIVEIRA DE SOUZA é um concurseiro de sucesso que acredita na difusão do conhecimento.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
 
———«»———«»———«»———

0 Response to "GUIA DE ESTUDOS PARA INICIANTES BASEADO NO ESTILO FCC – PARTE 5"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards